Competições Senac de Educação Profissional
O Competições Senac de Educação Profissional (CSEP) acontece a cada dois anos e seleciona os representantes do Brasil para a WorldSkills, maior competição de Educação Profissional do mundo.
Para ser selecionado como representante nacional do CSEP, etapa que esse ano acontece em outubro, os alunos começam disputando as etapas regionais em seus estados de origem. Confira abaixo os vencedores do Rio de Janeiro, que estarão na final nacional 2023.
Para participar, é preciso ter até 22 anos no ano em que o WorldSkills acontece e ser aluno ou ex-aluno em um dos cursos compatíveis com as ocupações que o Senac RJ representa: Cabeleireiro, Cozinha e Recepção de Hotel. Em 2023, estreamos na ocupação Cuidados de Saúde e Apoio Social.
Desde sua primeira participação, em 2018, o Senac RJ tem sido premiado na etapa nacional do CSEP em todas as ocupações em que concorreu. Saiba mais sobre elas a seguir e confira as histórias de paixão e dedicação dos nossos campeões regionais desse ano:
Cabeleireiro
Engloba o tratamento e o cuidado do cabelo de homens e mulheres, incluindo todos os tipos de técnicas de corte, ondulação, cor, penteado, estilo de cabelo e design de barba. Por meio de aconselhamento e tratamento profissional, o cabeleireiro busca enfatizar o visagismo, a personalidade e o estilo de vida do cliente.
Para se inscrever, o aluno precisa estar inscrito ou ser egresso dos cursos de Cabeleireiro e/ou Barbeiro.
Representante
Friburguense de 20 anos e apaixonada pela área de beleza desde criança, em 2019 Bruna Martins entrou no curso de Cabeleireiro do Senac na sua cidade sonhando com a profissão.
Quando recebeu o e-mail do Senac RJ comunicando sua aprovação na primeira fase do Competições de Educação Profissional, sentiu que estava no caminho certo! E começou a sonhar com a possibilidade de representar o Brasil em 2024, na final mundial do World Skills, em Lyon, na França.
Bruna disputou a vaga para a semifinal com outros competidores sabendo que apenas dois seriam escolhidos e emplacou como semifinalista em primeiro lugar, superando mais uma etapa na direção do seu sonho.
Agora, sua rotina de treinamento fica ainda mais intensa na busca por superar seus próprios resultados. E o sonho de subir no pódio está cada dia mais próximo.
Cozinha
Abrange o planejamento, o desenvolvimento e a preparação de menus, a partir de uma variedade de alimentos, reconhecendo os produtos regionais disponíveis e valorizando a qualidade nutricional, conforme as regras de segurança e higiene e manipulação de alimentos, além de demonstração de habilidades técnicas nos processos de produção.
Para se inscrever, o aluno precisa estar inscrito ou ser egresso dos cursos de Chef Executivo, Cozinheiro e/ou de Confeiteiro.
Representante
Ainda pequeno, Raphael Paiva se interessou pela cozinha, inspirado pela avó nas suas primeiras receitas. Aos 17 anos, ele ingressou em um curso de confeitaria no Senac RJ e se apaixonou de vez pela profissão.
Segundo lugar no programa Que Seja Doce, do GNT, nosso confeiteiro não parou mais de se desenvolver. Foi durante um dos cursos do Senac que fez na área, que ele descobriu o Competições de Educação Profissional, decidiu arriscar e se tornou mais um semifinalista.
Agora, segue treinando intensamente, oito horas por dia, apoiado por uma equipe multidisciplinar do Senac RJ, assim como os competidores das outras categorias. Alguém tem dúvida de que ele tem tudo para chegar lá?
Cuidados de Saúde e Apoio Social
Envolve a realização de ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde individual e coletiva, em todos os níveis de complexidade, utilizando tecnologias para prestar cuidados em todas as etapas do desenvolvimento humano.
Para se inscrever, o aluno precisa estar inscrito ou ser egresso do curso de Técnico em Enfermagem.
Representante
Lucas Freitas é natural de Itatiaia, interior do Rio de Janeiro, e despontou no Competições Senac em 2022, como representante da ocupação estreante Cuidados em Saúde e Apoio Social.
Filho de uma técnica de enfermagem e sobrinho de duas enfermeiras, seu referencial sobre a nobreza e a importância da profissão para a sociedade foi apendido em casa.
Em abril de 2022, apenas dois meses depois do início do Técnico em Enfermagem na Unidade Resende, Lucas soube do Competições Senac e decidiu participar.
Admitido como competidor em julho do ano passado, ele precisou deixar a família e se mudar para o Rio de Janeiro para se dedicar integralmente ao treinamento. Nesse período, vem desenvolvendo habilidades técnico-cientificas de ponta na Enfermagem, que já é sua grande paixão.
Recepção de Hotel
Abrange a realização de procedimentos de reservas e serviços oferecidos ao cliente antes, durante e depois da sua estada. Além dos conhecimentos técnicos referentes à função, estes profissionais prestam informações turísticas, possuem bom inglês verbal e escrito, noções de informática, postura e boas maneiras, e, ainda, competências comunicativas e sociais.
Para se inscrever, o aluno precisa estar inscrito ou ser egresso dos cursos de Recepcionista em Meios de Hospedagem, Recepcionista em Meios de Hospedagem – Portal do Futuro, Aprendizagem Profissional em Serviços Hoteleiro e Graduação Tecnológica em Hotelaria e ter o nível de inglês intermediário.
Representante
A primeira vez que Vanessa Coelho pisou num hotel estava acompanhando a mãe numa entrevista de emprego.
Anos depois, como Jovem Aprendiz do Senac RJ, inscrita no curso Recepcionista em Meios de Hospedagem, teve a primeira experiência profissional na área, num hotel na Barra da Tijuca.
Quando soube da seleção para o Competições Senac sentiu que essa era sua grande chance.
Passadas as seletivas, e em pleno treinamento para a etapa nacional, Vanessa olha pra trás feliz com suas conquistas. Mas sabe que ainda tem um intenso e desafiador caminho pela frente.
O mundo de possibilidades que o Competições oferece e a certeza de que está conquistando uma formação diferenciada no mercado de hotelaria, lhe dão coragem e renovam as energias.
Medalhas Conquistadas
2018:
Cabeleireiro: Lorena Hainfellner – Medalha de bronze;
Cozinha: Laíse Lopes – Medalha de Bronze.
2021:
Cabeleireiro: Paulo Henrique – Medalha de bronze;
Cozinha: Isadora Rambalt – Medalha de excelência;
Recepção de Hotel: Lucas Feliciano – Medalha de ouro.
Textos das ocupações tendo como referência o Regulamento das Competições Senac de Educação Profissional 2023.