Responsabilidade Social

Atuar de forma socialmente responsável e sustentável

Responsabilidade Social para o Senac RJ mais do que um conceito, é uma prática. Por meio  da Educação Profissional e da capacitação, a instituição se compromete com o fomento ao desenvolvimento comunitário e com a inserção social de populações de baixa renda, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento sustentável do Estado do Rio de Janeiro.

Nosso modelo de atuação está pautado nos seguintes eixos: 1) mobilizar as comunidades; 2) educar e capacitar e 3) possibilitar o acesso ao emprego formal e à descoberta de novos talentos e oportunidades de empreendedorismo social.

Para alcançar esses objetivos, a instituição, por meio da atuação do Sistema Fecomércio RJ, desenvolve os programas Jovem Aprendiz, que qualifica jovens para o mercado de trabalho em atendimento a Lei de aprendizagem; Portal do Futuro, que proporciona aos jovens experiências construtivas de formação pessoal e preparação profissional para toda a vida; Senac na Comunidade, que atua no desenvolvimento das comunidades, nas áreas de empreendedorismo social e profissional; Base S, ação social comunitária que oferece  atividades, tais como: cursos profissionalizantes, esporte, lazer, saúde, educação e cultura; Unidades Móveis Senac, carretas-escola que promovem formação profissional nas áreas de gastronomia, beleza e informática e possibilitam aumento da renda familiar e o desenvolvimento econômico e socioambiental de comunidades em todo o Estado do RJ; Bolsa de Estudos parciais e integrais.

Confira nossas ações de Responsabilidade Social:

Portal do Futuro

Portal do Futuro - Senac RJ

O programa Portal do Futuro tem como foco preparar jovens, de 16 a 21 anos, de baixa renda, para a experiência profissional e para serem agentes de transformação social. Desenvolvendo competências humanas, de cidadania e profissionais, que possibilitem a inserção no mercado de trabalho.  Três projetos pedagógicos compõem o Programa:

Ser Pessoa: atividades de autoconhecimento que auxiliam os jovens a traçar perspectivas concretas de futuro;
Ser Cidadão: direitos, deveres e o papel do indivíduo nas comunidades em que vivem;
Ser Profissional: competências voltadas para preparação para o ingresso no mercado de trabalho.

Mais de 1000 jovens são formados anualmente pelo programa

Para se inscrever, acesse o site do Portal do Futuro.

 

 

Senac na Comunidade - Senac RJSenac na Comunidade

Há 18 anos o projeto Senac na Comunidade promove gratuitamente capacitação e qualificação profissional básica à população de baixa renda. Implementado em parceria com instituições do terceiro setor, com o suporte da atuação  do Sistema Fecomércio RJ /Sesc RJ / Senac RJ nas áreas empresarial, profissional e social. O projeto é a porta de entrada para o empreendedorismo, a educação profissional e o desenvolvimento socioambiental de comunidades menos favorecidas em todo o Rio de Janeiro. As instituições interessadas na parceria com o Senac na Comunidade podem participar do Edital anual de Seleção de novos parceiros. Para saber mais informações sobre o programa envie um e-mail para responsabilidadesocial@rj.senac.br.

 

 

Unidades Móveis

Aula de Gastronomia na Carreta Escola Senac RJ

As Unidades Móveis Senac são carretas-escola que levam cursos profissionalizantes a comunidades em todo o Estado do Rio de Janeiro, ampliando a cobertura regional de nossas ações.

Em um moderno ambiente de aprendizagem, equipado com materiais de excelência específicos das áreas de formação, as Unidades Móveis Senac proporcionam capacitação básica em cursos nas áreas de Gestão & Informática, Gastronomia e Beleza para a população, prioritariamente, em áreas menos favorecidas do Rio de Janeiro.

Para saber mais informações sobre o programa envie um e-mail para responsabilidadesocial@rj.senac.br.

 

 

 

Programa Jovem Aprendiz

O Senac RJ, sempre preocupado em transformar vidas e formar profissionais para o mercado, disponibiliza um programa que realiza atendimento às empresas para a qualificação profissional dos jovens aprendizes. A Lei de Aprendizagem promove a inclusão social e profissional de jovens com idade entre 14 e 24 anos. O programa beneficia as empresas com mão de obra qualificada e contribui para a formação de cidadãos responsáveis e conscientes. No Senac RJ, os jovens aprendizes se prepararam para o mercado para trabalhar em equipe, com ética e responsabilidade. Veja aqui informações detalhadas sobre o Programa Jovem Aprendiz.

 

Bolsas de Estudos

O programa tem como objetivo o investimento em pessoas e organizações, promovendo o desenvolvimento econômico e socioambiental do Estado do Rio de Janeiro e possibilitando a formação profissional de qualidade por meio de concessão de bolsas de estudo.

A política de bolsas vigente estabelece diretrizes e condições para a concessão de bolsas de estudo no âmbito do Senac RJ, visando propiciar condições diferenciadas de acesso aos serviços educacionais da organização, observados os critérios sociais, econômicos e profissionais de cada candidato. Há bolsas parciais e totais (Programa Senac de Gratuidade) nas modalidades presencial e a distância.

Confira aqui mais informações sobre bolsas de estudos.

 

Base S

A Base S – Base de Ação Social e Educativa é uma iniciativa do Sistema Fecomércio RJ, que, por meio do Senac RJ e do Sesc RJ, promove inclusão social e capacitação profissional em todo o estado do Rio de Janeiro. A programação completa reúne oficinas profissionalizantes em áreas como beleza, moda, gastronomia, tecnologia, entre outras, além de atendimentos de saúde e atividades socioculturais e recreativas para adultos e crianças.

Conheça mais a Base S.