Jovem Aprendiz

PARA JOVENS:

A Lei de Aprendizagem (Programa Jovem Aprendiz) tem como objetivo promover inclusão social e profissional, oferecendo formação técnico-profissional a jovens contratados pelas empresas e matriculados em curso de Aprendizagem.

Para participar do Programa Profissional Jovem Aprendiz é preciso ter entre 14 e 24 anos, estar matriculado no Ensino Fundamental ou Médio ou ter concluído o Ensino Médio. No caso de jovens com deficiência, os pré-requisitos, como idade máxima e comprovação de escolaridade, poderão ser flexibilizados (§5º e §6º do Artigo 428 e Artigo 433 da Consolidação das Leis do Trabalho).

DICA:

  • Para encontrar vagas de jovem aprendiz, procure os sites e rede sociais de empresas do segmento de comércio de bens, serviços e turismo. Após a contratação pela empresa, o jovem irá desenvolver as competências profissionais e aprender, na teoria e na prática, com os cursos do Senac em conjunto com a empresa contratante.

 

PARA EMPRESAS

A Lei de Aprendizagem (Programa Jovem Aprendiz) tem como objetivo promover a inclusão social e profissional, oferecendo formação técnico-profissional a jovens com idade entre 14 e 24 anos que estejam estudando ensino fundamental ou médio ou que tenham concluído o Ensino Médio, de acordo com a legislação. No caso de jovens com deficiência, os pré-requisitos, como idade máxima e comprovação de escolaridade, poderão ser flexibilizados (§5º e §6º do Artigo 428 e Artigo 433 da Consolidação das Leis do Trabalho).

De acordo com a Lei, “estabelecimentos de qualquer natureza, que tenham pelo menos 7 (sete) empregados, são obrigados a contratar aprendizes, de acordo com o percentual exigido por lei” (art. 429 da CLT).

Mais do que oferecer uma formação profissional aos jovens, o Programa da Aprendizagem Comercial Senac beneficia as empresas com a oferta de mão de obra qualificada, formando cidadãos responsáveis e conscientes. Além de adquirir o conhecimento, os jovens aprendizes Senac são preparados para trabalhar em equipe, com ética e responsabilidade.

 

Lista de cursos que atendem ao Programa Jovem Aprendiz

Aprendizagem – Serviços de Restaurante e Bar

Aprendizagem Profissional Comercial de Recepção de Serviços de Saúde

Aprendizagem Profissional Comercial em Operação e Manutenção de Equipamentos de Informática

Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos

Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Lanchonete

Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercados

Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas

Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Hoteleiros

PROCEDIMENTOS PARA A MATRÍCULA

Modelo de Contrato de Aprendizagem

Carta de Solicitação de Vagas

Ficha de Cadastro do Jovem Aprendiz

Solicitação de Desligamento por Iniciativa da Empresa ou do Jovem

SOLICITAÇÃO DE VAGAS

Quadro de solicitação de vagas

Calendário de turmas

Orientações para empresas do Programa Jovem Aprendiz

Manual de aprendizagem do Ministério do Trabalho

Errata manual aprendizagem 8ª e 9ª ed sit 2