Unidades Sesc RJ

Trabalho realizado pelo alunos do curso Técnico em Produção de Moda. A parceria estabelecida entre o Sesc e a Faculdade Senac, por meio do Projeto L2P, proporcionou uma pesquisa de campo nas unidades do Sesc RJ para identificar os uniformes utilizados atualmente e a percepção dos funcionários sobre eles. Foram visitadas as unidades Santa Luzia, Copacabana, Madureira e Tijuca. Alguns dos pontos observados foram:
• a falta de um uniforme que identifique os funcionários;
• a falta de padronização que causa desconforto para o beneficiário, que não consegue diferenciar corretamente a função de cada funcionário do Sesc;
• os uniformes que não consideram as características específicas das atividades desempenhadas por cada área, sendo desconfortáveis, retendo calor, odores e amassando muito ao longo do dia, ou ficando visivelmente desgastados com pouco tempo de uso e algumas lavagens.
Soluções
Depois das visitas às unidades e das conversas com os profissionais de cada área, os estudantes fizeram uma extensa pesquisa de tendências e materiais têxteis para desenvolvimento das criações.
De maneira geral, foi sugerido que os uniformes não precisam ser necessariamente formais mas, sim, observar as atividades desempenhadas por cada área para priorizar o conforto, a mobilidade e a identificação por parte do público.
Assim, com base na utilização de tecidos modernos e tecnológicos para evitar desconforto, e considerando a cartela de cores e o conceito criativo da coleção, foram criados 38 uniformes diferentes, distribuídos em quatro áreas: Atendimento, Saúde, Operação/Manutenção e Esporte.