ONG Amar

ONG Amar 2

Nova Identidade da Marca e Manual de Aplicação para a ONG Amar

Categoria: Graduação Tecnológica
Curso: Graduação Tecnológica em Design Gráfico
Orientador: Andréa Franco Aminger e Gisela Pinheiro Monteiro
Alunos Participantes:  Calebe Oliveira, Pablo Gabriel e Raquel Maia

A solução proposta foi a criação da marca e suas aplicações para a ONG AMAR. Para tanto, foi desenvolvida uma Identidade de marca e o respectivo Manual de Aplicação em que foram apresentadas as partes que compõem a imagem desta marca, assim como as normas para uso e aplicação ao sistema de Identidade completo. Para a realização deste projeto integrador, várias etapas foram cumpridas, tendo como suporte as demais disciplinas do módulo 1 e o seu sucesso do manual só foi possível em função da cooperação e integração das Unidades Curriculares do semestre.

Para a execução deste projeto, várias etapas foram desenvolvidas, entre elas uma pesquisa sobre o cliente, a área de atuação, os meios de divulgação que dispõe, assim como a concorrência que enfrenta. Feito isso, foi possível passar pelas etapas de conceituação, criação e elaboração de um detalhado manual de identidade visual corporativa, cujo objetivo é indicar o correto uso da marca e também antever como ficarão uma série de aplicações dela. Para o encerramento, foi feita uma apresentação final ao cliente, com defesa realizada no auditório da Faculdade Senac Rio.

O módulo 1 de design gráfico tem por tradição trazer aos alunos uma ONG que necessite do trabalho do redesign de uma marca. O terceiro setor carece de investimentos em Design deixando sempre em segunda mão as necessidades de marca e suas aplicações, nas quais entram criação e marca até material de propaganda. Existem no mercado muitas ONGs com essa carência, sendo assim, a replicação deste projeto se torna bem fácil. O projeto foi desenvolvido por grupos de até três pessoas, tendo sido um trabalho prático que correspondia às expectativas do mercado.

O resultado final do manual foi satisfatório, pois o projeto foi concluído no prazo estipulado, correspondendo às expectativas do Projeto Integrador. Os alunos tinham também o desafio de criar produtos específicos para o ambiente dos menores atendidos pela ONG Amar, que pudessem ser viabilizados com uma verba pequena. O sucesso desse Projeto e o seu bom desenvolvimento, ocorreu devido ao esforço de todos envolvidos e ao grande apoio da ONG. Todos os contratempos foram resolvidos pela turma e as tarefas divididas e alternadas entre os integrantes para que todos pudessem participar, resultando em ótimo trabalho em equipe.

Portfólio de Cases

Ateliê das Sopas 6

Ateliê das Sopas

O Laboratório de Prática Profissional (L2P) teve como objetivo criar uma nova Im...

La Maison Belle 1
Moda e Design

La Maison Belle

Planejar e Desenvolver Coleção de Peças do Vestuário da La Maison Belle

Parceria Carioca
Moda e Design

Parceria Carioca

Planejar e Desenvolver Coleção de Peças do Vestuário com a Parceria Carioca

Urece
Comunicação e Idiomas

Urece

Imagem corporativa e manual de identidade visual da Urece esporte e cultura

Unidades Sesc RJ
Moda e Design

Unidades Sesc RJ

Planejar e Desenvolver Coleção de Peças de Vestuário para Unidades Sesc RJ

Karamello
Moda e Design

Karamello

Planejar e Desenvolver Coleção de Peças de Vestuário da Karamello

Niterói
Turismo e Hotelaria

Niterói

Consultoria sobre Destino Turístico para Niterói

Niterói
Turismo e Hotelaria

Paraíba do Sul

Elaboração de Plano de Desenvolvimento de um Destino Turístico para Paraíba do S...

Feira de São Cristóvão 
Turismo e Hotelaria

Feira de São Cristóvão 

Trabalho realizado por alunos da Graduação Tecnológica em Gestão de Turismo em p...

Sesc RJ
Turismo e Hotelaria

Hotéis Sesc RJ

Elaboração de um Projeto de Meio de Hospedagem para o Sesc RJ

Vivorgânico
Cultura, Comunicação e Idiomas

Vivorgânico

Embalagem e ações promocionais em PDV da empresa Vivorgânico

Academia Maia
Negócio Base

Academia Maia

Organização da área de Recursos Humanos da Academia Maia

Dietabistrô
Cultura, Comunicação e Idiomas

Dietabistrô

Criação de Embalagens e Materiais para a Promoção do Produto no Ponto de Venda (...