Dietabistrô

Criação de Embalagens e Materiais para a Promoção do Produto no Ponto de Venda (PDV) para o Dietabistrô
Categoria: Graduação Tecnológica
Curso: Graduação Tecnológica em Design Gráfico
Orientador: João Carlos Soares da Silva
Alunos Participantes: Arthur Felippe Ornellas Aires, Rodrigo Almada de Souza e João Henrique Freitas do Prado
A solução apresentada foi o Desenvolvimento de Embalagens de Comidas Frescas e Congeladas e Materiais de Comunicação para a Promoção do Produto no Ponto de Venda. A Dieta Bistrô é uma empresa que produz e comercializa alimentos frescos e congelados, realizando entregas delivery com vendas prioritariamente no meio online, na cidade de São Paulo. O projeto objetivava, de forma criativa e diferenciada, criar as embalagens de bandejas para o ponto de venda, embalagens de viagem e materiais promocionais de ponto de venda para a divulgação da marca e seus produtos no varejo tradicional.
O projeto teve início com o briefing em sala de aula, pesquisa sobre concorrentes e benchmarking, análise do mercado, desenvolvimento de técnicas criativas com a criação de Mood Board da Marca, estabelecimento de posicionamento da marca, visitas técnicas a pontos de venda, pesquisa online com os consumidores, visita a gráficas para pesquisa e confecção dos materiais impressos e, finalmente, montagem dos materiais e, posteriormente, apresentação final ao cliente, com defesa realizada no auditório da Faculdade Senac Rio Santa Luzia. O projeto contou com a presença do cliente em todas as etapas.
O projeto foi desenvolvido por diferentes grupos, que apresentaram soluções criativas e ousadas para o problema/desafio do cliente. As embalagens criadas poderão ser produzidas e replicadas em qualquer mercado. O mesmo pode ser dito das peças promocionais para o ponto de venda, que foram idealizados atendendo a critérios como funcionalidade, estética, espaço, custo e posicionamento de marca. Vários grupos inovaram não somente nas questões gráficas (visuais) como também de usabilidade, ergonomia, custo e utilização de materiais, reforçando o caráter diferenciado e sofisticado da marca, voltada para um público classe A/B.
O projeto foi um grande sucesso, tendo sido citado na Revista “Pequenas Empresas, Grandes Negócios”, na qual o cliente mencionou o projeto e o trabalho de qualidade dos alunos. No dia da apresentação, o cliente ficou tão impressionado e surpreso que fez questão de parabenizar os esforços de todos os alunos, ressaltando que os trabalhos tinham caráter profissional e que poderiam ser apresentados até fora do país. Há alunos já trabalhando como freelancer com o cliente, desenvolvendo outras embalagens e projetos para a marca Dietabistrô, uma empresa paulista que está sendo atendida, agora, por ex-alunos designers cariocas.