Senac RJ recebe doações da Turquia para novo laboratório
Equipamentos doados pela Agência Turca de Cooperação e Coordenação e do Consulado da Turquia chegaram ao Senac RJ para a criação de um laboratório especial

Na esteira das atividades de inovação promovidas pelo Senac RJ, a delegação internacional da TIKA (Agência Turca de Cooperação e Coordenação) doou equipamentos e mobiliários que estão sendo utilizados para a implementação do primeiro Lab Maker da instituição na Unidade Politécnico.
Este Lab Maker é um espaço criativo multilinguagens, que articula áreas de projeto e cocriação com recursos digitais e tecnologias manuais das artes cênicas e audiovisuais.
Ele foi desenvolvido como parte do projeto Voando Alto, que combina a aprendizagem criativa, a arte-educação e a cultura maker para estimular o comportamento sonhador e realizador dos seus alunos.
No sentido de promover educação inovadora e qualificação profissional diferenciada, sobretudo para jovens de baixa renda, a TIKA ofertou todos os recursos que compõem o novo Lab, incluindo impressoras 3D, máquinas de corte, prensas, equipamentos de áudio e vídeo e outros acessórios.
Esta parceria foi delineada a partir de um primeiro encontro em março, quando a delegação da TIKA esteve no Rio e visitou as instalações da recém-inaugurada Cápsula de Inovação do Senac para conheceram os projetos e laboratórios de tecnologia e inovação previstos para serem executados no novo prédio.
Neste encontro foram identificadas a sinergia entre as instituições no que diz respeito aos esforços para fomentar o ecossistema de inovação no Rio de Janeiro, principalmente facilitando o acesso de jovens que estão ingressando no mundo do trabalho às novas tecnologias disponíveis.
Estiveram presentes no encontro o Diretor Regional, Sérgio Ribeiro, e o Assessor de Inovação e Produtos do Senac RJ, Claudio Tangari, além de İhsan Ergen, especialista da TIKA para América do Sul e Mehmet Can Gümüş, coordenador regional da agência turca.
Sobre a TİKA: A TIKA (Agência Turca de Cooperação e Coordenação) – foi criada nos anos 90 como uma organização que pudesse praticar e coordenar as operações prioriameente relacionadas à política externa na Ásia Central com prioridades da política externa, e desenvolveu atividades económicas, sociais e culturais nos seus países irmãos até 1995. Após esse período, começou a concentrar-se na cooperação no domínio da educação e da cultura, sabendo que ter uma população qualificada e instruída vem em primeiro lugar. Com foco na cooperação para o desenvolvimento, a TİKA atua em mais de 170 países, partilhando o seu conhecimento e experiência com muitos países, dos Balcãs à África, do Médio Oriente à América Latina.