CREI Sesc Senac abre inscrições para encontros gratuitos de orientação e acesso à renda para pessoas com deficiência

Grupos de discussão irão promover orientação profissional e de carreira, orientação jurídica para as famílias e discutir direitos das pessoas com deficiência

Institucional

Centro de Referência em Educação Inclusiva (CREI) Sesc Senac está com inscrições abertas para o Programa Ecoar, iniciativa que promove encontros continuados de orientação e acesso a renda para pessoas com deficiência. O objetivo das reuniões periódicas é fomentar a inclusão produtiva da pessoa com deficiência. Para isso, o Ecoar vai promover grupos de discussão de temas relacionados aos direitos das pessoas com deficiência, ofertar atividades para desenvolvimento de habilidades e competências, promover orientação profissional e de carreira e orientação jurídica para as famílias. O objetivo é que os encontros se transformem em redes de apoio que fomentem a empregabilidade e a geração de renda dos participantes.

Para participar das reuniões, podem se inscrever pessoas de 14 a 29 que não estejam contempladas pelo CREI. Os encontros acontecem uma vez por mês no CREI, no Sesc Tijuca, e nas unidades do Senac RJ de Botafogo, do Centro Politécnico, no Riachuelo, da Marechal Fluminense, no Centro do Rio; de Nova Iguaçu e de Campo Grande. As inscrições podem ser feitas pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdD_zzKnsWrGS6qrgcN4oWVDf8jWFVG2LdoRKRNEcIHhAxRog/viewform

Os temas dos encontros serão sugeridos de forma colaborativa pelos próprios participantes com base em suas demandas. Entre os assuntos que poderão ser abordados estão orientação de carreira, relação interpessoal, cidadania, empreendedorismo, direitos e deveres, legislação, elaboração de currículo, habilidades e soft skills, entre outros. As empresas que quiserem apresentar sua forma de atuação para os participantes também podem buscar o CREI e agendar uma palestra para os participantes.

O Ecoar faz parte do Observatório da Inclusão no Trabalho do CREI, que tem o objetivo de fomentar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal e acesso à renda, promove pesquisas, eventos e materiais de apoio para empresas sobre inclusão produtiva de pessoas com deficiência e estratégias alternativas para profissionalização da pessoa com deficiência. O CREI também atua para estreitar relações com empresas para inclusão no mercado de trabalho, por meio da metodologia do Emprego Apoiado, na qual são desenvolvidas estratégias e promovidas as adequações necessárias no ambiente de trabalho para a inclusão da pessoa com deficiência.

Com sede no Sesc Tijuca (Rua Barão de Mesquita, 539 – 1º andar), o CREI oferece o que há de mais moderno em atendimentos especializados e tecnologias para o processo de inclusão, autonomia e independência dos atendidos. Com uma equipe transdisciplinar, composta por 30 profissionais em inclusão, as atividades acontecerão fora do período escolar.

O apoio à família do atendido é outro pilar da unidade, que vai oferecer formação dos responsáveis legais em temáticas relacionadas à pessoa com deficiência, oferecendo ainda qualificação profissional e estímulo ao empreendedorismo para a geração de renda. Essas atividades serão realizadas no Centro Politécnico do Senac RJ, no Riachuelo. Além disso, a família dos atendidos será incluída em atividades de educação, cultura, esporte e lazer do Sesc Tijuca.

A partir desses atendimentos, o CREI pretende se tornar uma referência na produção de pesquisas e na disseminação de conhecimento. O Centro vai oferecer, gratuitamente, formação para educadores profissionais das escolas onde os atendidos estão matriculados e também aos demais educadores da rede pública. O mesmo trabalho será realizado com educadores do Senac, das escolas de Educação Infantil do Sesc RJ e dos núcleos do projeto Sesc+ Infância para a inclusão de estudantes com deficiência intelectual. A expectativa é capacitar 2 mil educadores em 2024.

Você também poderá gostar