Pesquisa e Extensão

Políticas de Pesquisa e Extensão

A Pesquisa Aplicada e Extensão faz parte do princípio formativo dos alunos da Faculdade Senac RJ, fundamentado na relação intrínseca e indissociável entre estes e o ensino. Entretanto, antes de tratar da pesquisa aplicada e da extensão como um princípio, é importante definir esses termos de forma distinta.

Considera-se Pesquisa Aplicada a produção de conhecimento novo voltado para o desenvolvimento de processos e de tecnologias, decorrente da solução de problemas ou desafios presentes nas atividades dos segmentos de turismo, serviços e comércio. Ao adotar essa definição, pretende-se propiciar condições ao aluno para o entendimento do homem, do trabalho e do meio em que vive (LDB nº 9.394/1996, Art.43, Inciso III).

A Extensão é considerada um veículo de comunicação e democratização dos conhecimentos gerados pela pesquisa aplicada, visando à difusão das conquistas e benefícios da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica gerada na instituição (LDB nº 9.394/1996, Art.43, Inciso VII).

Tendo como referência esses dispositivos legais, destaca-se a perspectiva educativa da pesquisa aplicada e da extensão, ou seja, o sentido de que tais práticas devem estar voltadas para o processo contínuo de formação do estudante. Citando Demo: “(…) a pesquisa inclui sempre a percepção emancipatória do sujeito que busca fazer e fazer-se oportunidade, à medida que começa e se reconstitui pelo questionamento sistemático da realidade” (DEMO, 2005, p.8).

Com base nesse princípio educativo, a pesquisa aplicada e a extensão no contexto acadêmico em que saberes e práticas são compartilhados no meio social, possibilitam o questionamento sistemático sobre a aderência dos Projetos Pedagógicos de Curso e suas contribuições para o atendimento à perspectiva de crescimento e transformação do mercado de trabalho.

A fundamentação da indissociabilidade entre ensino, pesquisa aplicada e extensão está também expressa na Constituição Federal de 1988 (CF/88), Art. 207, e no Plano Nacional de Extensão Universitária (PNExt), o que nos reserva a responsabilidade social e jurídica de consolidar uma política de pesquisa aplicada e extensão vinculada ao ensino, com o fim de contribuir com o atendimento às demandas da sociedade do Rio de Janeiro e de garantir uma educação superior de excelência na Faculdade Senac RJ.

Segundo o Plano Nacional de Educação (PNE), tem-se hoje como princípio que, para a formação do Profissional Cidadão é imprescindível sua efetiva interação com a sociedade, seja para se situar historicamente, para se identificar culturalmente ou para referenciar sua formação com os problemas que um dia terá de enfrentar. A Extensão entendida como prática acadêmica que interliga a IES, nas suas atividades de ensino e de pesquisa, com as demandas da maioria da população, possibilita a formação do profissional cidadão e se credencia, cada vez mais, junto à sociedade como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para a superação das desigualdades sociais existentes. É importante consolidar a prática da extensão, possibilitando a constante busca de equilíbrio entre as demandas socialmente exigidas e as inovações que surgem do trabalho acadêmico (BRASIL, 2008).

Nesse sentido, essas ações são “laboratórios de prática profissional” para os futuros profissionais, de modo a qualificá-los criticamente para lidarem com os problemas do mundo corporativo e da sociedade, habilitando-os para o exercício de suas profissões e da cidadania.

Sendo assim, a criação de linhas de pesquisa aplicada, vinculadas aos segmentos produtivos de cada curso, possibilita a sistematização e disseminação de informações sobre o estado da arte das áreas de atuação da Faculdade Senac RJ, além de potencializar o ato de empreender, de forma permanente e responsável, com foco no segmento Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Todos os professores que atuam nos cursos de graduação da Faculdade Senac RJ poderão realizar atividades de pesquisa aplicada e/ou extensão, bem como orientar grupos de trabalho. Caberá à Faculdade de Tecnologia Senac Rio criar meios próprios para a divulgação dos trabalhos de pesquisa aplicada e de extensão realizados por seus docentes e alunos.

No que concerne às políticas de extensão, a Faculdade Senac RJ buscará desenvolver programas e projetos com a efetiva participação da comunidade educacional, que atendam às necessidades da comunidade do entorno, tratando de temas estratégicos para o desenvolvimento local sustentado.

Calendário Acadêmico

Ver calendario completo