Veja o que esperar do futuro do varejo no Brasil e como se preparar!

Descubra as principais tendências do futuro do varejo no Brasil e saiba como pode se preparar para as inovações tecnológicas que estão por vir!

Mercado e Gestão
Corredor da loja simbolizando o futuro do varejo

Afinal, o que esperar do futuro do varejo no Brasil? Por aí já se fala muito em pagamento com cripto, inteligência artificial nas compras, metaverso… Enquanto tudo isso parece roteiro de ficção científica, a maior parte já está se tornando realidade. 

A verdade é que, a cada ano, o setor se transforma para acompanhar os novos hábitos de consumo. E não é para menos, afinal, as tendências do varejo no Brasil e mundo mudam rapidamente.

Mas a grande questão é: você, empreendedor, está preparado para essas novas oportunidades? Se ainda não sabe como se adaptar a esse cenário, continue lendo para entender as mudanças e como se preparar para o futuro.

O que esperar do futuro do varejo no Brasil?

O futuro do varejo no Brasil promete uma integração total entre lojas físicas e online, com a transformação digital sendo o motor dessa mudança. 

O e-commerce continuará crescendo, mas a verdadeira inovação estará na convergência entre os canais online e offline, com o uso de tecnologias como realidade aumentada, inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT), entre outras.

Além disso, no NRF Retail ‘s Show 2024, Jyotika Prasad, diretora sênior de Gerenciamento de produtos de anúncios de varejo do Google, apontou que 60% dos consumidores usam seis ou mais canais antes de fechar uma compra.

Ou seja, as marcas precisam se preocupar com sua presença em canais variados para, de fato, atender a demanda dos consumidores.

Também é esperado que a personalização, baseada em análise de dados, será fundamental para oferecer ofertas e serviços mais alinhados aos interesses dos clientes. 

Para fechar, o varejo sustentável e o consumo consciente ganharão força, com empresas investindo em práticas ambientalmente responsáveis e transparência.

Quais são as tendências para o futuro do varejo?

O futuro do varejo trará uma série de inovações que prometem transformar a experiência de compra. As principais tendências são:

  • Clubes de assinatura: modelos de venda recorrente com foco em relacionamento e fidelização de clientes;
  • Voice commerce: compras feitas por comandos de voz;
  • Social commerce: integração de redes sociais com plataformas de vendas;
  • IA nas compras: inteligência artificial para personalizar ofertas e recomendações;
  • Chatbots: atendimento automatizado e instantâneo;
  • Pick up in store: compra online com retirada em loja;
  • Lojas autônomas: operação sem a necessidade de atendentes;
  • Economia da recorrência: modelos baseados em assinaturas e pagamentos contínuos;
  • Robótica na logística: uso de robôs para otimizar processos, principalmente relacionados a entregas;
  • Pagamento com cripto: uso de criptomoedas nas transações;
  • Quick commerce: entrega rápida de produtos, muitas vezes em questão de minutos;
  • Conversational commerce: atendimento e vendas por aplicativos de mensagem;
  • Omnichannel físico e digital: integração total entre canais físicos e digitais;
  • Sustentabilidade: adoção de práticas ecológicas no varejo;
  • Pop-up stores: lojas temporárias para experiências exclusivas;
  • Live commerce: vendas ao vivo em plataformas online;
  • Metaverso: ambientes virtuais para compra e interação.

Leia também: Confira os melhores cursos na área de tecnologia disponíveis no Senac!

Como a tecnologia tem influenciado essa evolução?

Grande parte das tendências no varejo está ligada ao uso de dados, que, nesse caso, permitem personalizar e melhorar a experiência do consumidor

Portanto, vale dizer que a tecnologia tem influenciado o futuro do varejo ao otimizar processos e criar novas formas de interação, como a automação e o uso de IA. 

Com isso, os negócios conseguem prever comportamentos, oferecer produtos mais relevantes e atender as demandas de maneira eficiente. 

Como se preparar para o futuro do varejo?

Agora chegamos ao ponto central do artigo: em meio a tantas tendências e inovações, como os empreendedores podem se preparar para o futuro do varejo? Afinal, a adaptação é essencial para manter a competitividade e aproveitar as novas oportunidades. 

Pensando nisso, listamos a seguir algumas dicas importantes para ajudar nesse processo de preparação. Acompanhe!

Conheça e entenda as tendências

O primeiro passo para se preparar para o futuro do varejo é estar atento às novas tecnologias e tendências de mercado – o que você já está fazendo, ao ler este artigo! 

Acompanhe de perto as inovações que estão surgindo, como inteligência artificial, realidade virtual e comércio conversacional. 

Entender o quanto antes como algumas dessas tecnologias podem ser aplicadas ao seu negócio é fundamental para se destacar da concorrência.

Acompanhe a concorrência

Não é novidade alguma que monitorar a concorrência é uma prática fundamental para se manter competitivo no varejo. E isso vai continuar valendo no futuro

Ao acompanhar o que outras empresas estão fazendo, é possível identificar estratégias que funcionam e, assim, adaptar ou melhorar suas próprias táticas. 

Aliás, isso também ajuda a identificar oportunidades e possíveis ameaças ao seu negócio.

Verifique as tendências que podem ser implementadas

É claro que nem todas as tendências serão adequadas para o seu negócio. Por isso, é importante analisar quais delas fazem sentido para a sua operação, contexto e realidade

Para isso, avalie os recursos disponíveis, o perfil do seu público e o impacto que cada inovação pode ter no seu modelo de vendas. 

Acelere a transformação digital do seu negócio

Tenha em mente que a transformação digital não é mais uma opção, mas uma necessidade

Assim, considerar a implementação de tecnologias como e-commerce, inteligência artificial e sistemas de gestão integrados é importante, uma vez que podem aumentar a eficiência e melhorar a experiência do cliente. 

A automação de processos e o uso de dados para decisões estratégicas são algumas das formas iniciais de modernizar o seu negócio. 

Mantenha-se atualizado

O varejo é um setor em constante evolução. Para acompanhar as novidades e não ficar para trás, é fundamental ficar sempre atualizado sobre as últimas tendências, tecnologias e regulamentações. 

Participe de eventos do setor, leia artigos – como os do blog do Senac RJ – e acompanhe as redes sociais de empresas e influenciadores do mercado.

Outra boa forma de você, ou sua equipe, se manter sempre atualizado é investir em cursos e capacitações relacionados ao seu setor e às possíveis novidades.

Por exemplo, aqui no Senac RJ é possível encontrar cursos como Análise de Dados com Power BI, Especialização em Big Data e Inteligência Artificial, entre muitos outros. 

Além das formações na área de tecnologia, você ainda encontra cursos na área de Administração e Gestão, para se preparar cada vez mais para o mercado e suas novidades. Acesse e conheça!

Conclusão

O futuro do varejo no Brasil está marcado por inovações tecnológicas e mudanças nos hábitos de consumo. 

Para se preparar, é essencial acompanhar as tendências, adotar tecnologias e estar sempre atualizado. 

Com essas estratégias, as empresas poderão se adaptar às transformações e garantir competitividade no mercado em constante evolução.

Você também poderá gostar