Senac RJ no Rio Gastronomia: conheça as receitas do último final de semana do evento

A edição de 2014 do Circuito Rio Gastronomia chegou ao final neste final de semana.

Gastronomia
Senac RJ no Rio Gastronomia: conheça as receitas do último final de semana do evento

A edição de 2014 do Circuito Rio Gastronomia chegou ao final neste final de semana. Ao todo, mais de 40 mil visitantes estiveram no evento realizado no Jockey. E, claro, como não podia deixar de ser, o Senac RJ foi um dos destaques deste encontro gastronômico.

Nesta última participação, os chefs embaixadores do Senac RJ diversificaram nos sabores. Entre os inúmeros pratos preparados no evento, eles estiveram Em Busca do Hambúrguer Perfeito, com os chefs Rafa Lopes e Rafa Paredes e a beer sommelier Patrizia Moura unindo bacon, contra filé ou filé de costela, queijo cheddar, cheddar fundido ou catupiry, cerveja IPA, goma guar, goma xantana, manteiga sem sal, páprica picante ou defumada, pimenta, sal e mini pão de hambúrguer, de preferência feito de bagaço de cerveja.

Além disso, o Senac RJ apresentou os Risotos do Brasil, com o especialista em Gastronomia do Senac RJ Osvaldo Gorski e o chef Alexandre Henriques preparando um Risoto de Palmito com Tucupi e Jambu. O prato é uma combinação perfeita de arroz Carnaroli, manteiga sem sal, caldo de frango, cebola picada, azeite de oliva extra virgem, palmito pupunha cultivado, vinho branco seco, tucupi, queijo Grana Padano, jambu e flor de sal.

Os participantes também ficaram com água na boca durante a preparação da Rabada com Tucupi, feita pela Chef Embaixadora de Cozinha Brasileira Teresa Corção e o especialista em Gastronomia do Senac RJ Osvaldo Gorski. Este prato impecável leva rabada, tucupi, cebola, alho, pimentas de cheiro sem sementes, jambu, colorau e pimenta do reino.

Entre outras opções incríveis de pratos, ainda houve espaço para a apresentação do Amassadinho de Caranguejo, preparado pela Chef Embaixadora de Cozinha Brasileira Teresa Corção e o Chef, especialista em azeites e docente do Senac RJ Marcelo Scofano. A receita envolve uma deliciosa massa, a tortilha de aipim, feita de aipim cozido e sem a fibra do miolo, manteiga, leite de coco, cebolinha, pimenta do reino e sal, e caranguejo espetacularmente temperado e cozido com limões, alho, cebola, pimentas dedo de moça sem semente, azeite, tomate pelatti, molho de tomate, urucum, azeitonas verdes em lascas e sem caroço, pimenta do reino, sal, salsa, cebolinha e coentro.

Para fechar o Rio Gastronomia 2014 com chave de ouro, Frédéric Monier, Chef Embaixador de Padaria e Confeitaria do Senac RJ, elaborou três oficinas de dar água na boca no Espaço Senac. O Chef iniciou com a oficina “Pães e Ervas”, na qual defendeu a fermentação natural e apresentou o processo artesanal de fazer pães que, apesar de ser mais demorado, é extremamente compensador. Na segunda oficina, o Chef, junto à docente e coordenadora de Gastronomia do Senac RJ Ana Helena Prazeres, realizou a receita de tartelete de lavanda com frutas vermelhas, que foi harmonizada com um Champagne pela especialista em Vinhos Ana Maria Gazzola. Já na sua terceira e última oficina, o Chef realizou um sourbet gourmet, que foi harmonizado com uma inusitada cerveja IPA pelo beer sommelier e docente do Senac RJ Hélio Serrão.

Além da cozinha, a cerveja também teve destaque, com a maior especialista em cervejas do Brasil, Cilene Saorín, que propôs uma harmonização na tarde de domingo. Para exaltar a gastronomia nacional, a especialista escolheu três cervejas brasileiras para harmonizar com mix de castanhas, queijo de cabra e chocolate. Cilene utilizou uma Saison à trois (do estilo Saison) para acompanhar o mix de castanhas, em seguida, foi servida a cerveja Jeffrey, produzida em Jacarepaguá (do estilo Wetbier) combinada com o queijo de cabra; e, por último, a Pan Red tipo stout, para harmonizar com o chocolate.

Se você está se deliciando só de imaginar essas maravilhas gastronômicas, aproveite a oportunidade e confira as receitas na íntegra aqui. E se você quiser saber mais sobre as possibilidades dentro da cozinha, conte com a expertise do ensino do Senac RJ: conheça os cursos oferecidos pela instituição.

 

Você também poderá gostar