Senac RJ reúne experts do turismo durante a Semana de Turismo, Hotelaria e Eventos em Botafogo

Tendências do mercado, vocações regionais e ecoturismo serão os temas abordados nos encontros que acontecem entre os dias 2 e 4 de outubro

Turismo
Senac RJ reúne experts do turismo durante a Semana de Turismo, Hotelaria e Eventos em Botafogo
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someone

O Senac RJ vai reunir experts do mercado turístico para debater tendências do setor e vocações regionais durante a Semana de Turismo, Hotelaria e Eventos, que acontece entre os dias 2 e 4 de outubro, em Botafogo. A programação é voltada para profissionais, estudantes e empreendedores e pretende apresentar novas tendências nestes três setores, além de destacar a importância da integração entre eles para a retomada do crescimento no estado do Rio de Janeiro. As inscrições podem ser feitas pelo link http://relacionamento.rj.senac.br e as vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 4020-2101.

A instituição, que realizou recentemente três Comitês Técnicos Setoriais de Turismo na capital, em março, e nos municípios de Petrópolis e Cabo Frio, nos meses de junho e setembro, respectivamente, também tem o objetivo de discutir oportunidades e necessidades de mercado que possibilita desenvolvimento profissional para quem se especializa e tem potencial inovador. Todo esse diálogo reflete na entrega de cursos totalmente alinhados com as vocações turísticas regionais do estado e com as necessidades do setor.

E a perspectiva para os próximos anos no setor turístico é animadora, segundo levantamento da Oxford Economic para Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), principal consultoria independente do setor no mundo. O turismo foi responsável pela injeção de US$ 163 bilhões no Brasil em 2017, o equivalente a 7,9% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no ano. O valor absoluto é 7% maior que o obtido em 2016, US$ 152,2 bilhões.

Ainda de acordo com os dados, a contribuição do Turismo para o PIB nacional deve registrar crescimento de 2,5% em 2018 e chegar a 8,2% em 2028. Em relação aos empregos, o turismo é responsável por 6,59 milhões de postos de trabalhos e haverá um crescimento de 1,8% nesse indicador em 2018, quando o número de empregos chegará a 8 milhões.

A fim de ampliar o conhecimento de profissionais e estudantes, impulsionar aspirantes à carreiras na área de hospitalidade e motivar empreendedores, o Senac RJ oferece uma rica programação com reconhecidos profissionais.

O primeiro dia do evento (2/10) irá abordar A Hospitalidade como diferencial competitivo no setor de serviços com Isabel Giassone, especialista e consultora em Hospitalidade e gerente Geral no Best Western Premier Américas, Armando Lordosa, especialista e consultor, além de diretor no IBGH-Instituto Brasileiro de Gestão da Hospitalidade, e, David Mansaud, chef executivo do Belmond Copacabana Palace.

Na quarta-feira (3), às 17h, será a vez de Gabriela Palma, sócia fundadora da empresa de turismo Sou + Carioca, falar sobre vocações regionais do Turismo, e mostrar que O Rio não é só praia – O Crescimento do Turismo Cultural no Rio de Janeiro.

No mesmo dia, às 19h, o guia de montanha com experiência em expedições e proprietário da Trekking and Canoe, Ernane Neto vai bater um papo com o público sobre Ecoturismo x Turismo de Aventura: você sabe diferença?

O dia 4 será dedicado a estudantes e profissionais da área de Eventos. Às 16h, Georgia Bianka, organizadora de festas reconhecida por ser responsável pelas mega produções dos aniversários dos filhos de famosos como Grazi Massafera, Juliana Paes e Ingrid Guimarães, irá comentar as Tendências no mercado de festas, ao lado da premiada empresária e consultora de festas Carol Marcan, e da especialista em organização de eventos sociais Cristiane Esteves.

Para fechar as atividades da semana, às 19h, Simone Lara, diretora da Season Turismo & Esporte e representante do portal Panrotas no Rio, e Luana de Jesus, experiente produtora que coordenou os eventos da CUFA (Central Única das Favelas) e gerenciou a logística da Olímpiada Rio2016, irão orientar o público sobre Mercado de eventos: onde atuar?

Programação:

Senac Botafogo – Rua Bambina, 107 – Tel: 2536-3944
Data: dias 2 a 4 de outubro
Inscrições: http://relacionamento.rj.senac.br

Terça-feira, dia 02
19h – Tema: Tendências no Mercado de Hospitalidade
A Hospitalidade como diferencial competitivo no setor de serviços com Isabel Giassone, especialista e consultora em Hospitalidade e gerente Geral no Best Western Premier Américas, Armando Lordosa, especialista e consultor, além de diretor no IBGH-Instituto Brasileiro de Gestão da Hospitalidade, e, David Mansaud, chef executivo do Belmond Copacabana Palace.

  •  Isabel Giassone é especialista em Hospitalidade pela Ecole Hôtelière de Lausanne, na Suíça. Possui mais de 20 anos de experiência na indústria da Hospitalidade e já realizou consultorias, cursos e palestras para clientes como Werner Coiffeur, Fashion Mall (RJ), Hotel Sofitel Rio de Janeiro, L’Oréal – Kerastase, Ancar & Ivanhoe – Shopping Centers , RioMar Shopping – Recife, VillageMall e Barra Shopping – Multiplan. Acumula na carreira posições em empresas como Copacabana Palace, Universidade Estácio de Sá, Estádio Mané Garrincha e Estádios Maracanã e Maracanãzinho. Atualmente é Gerente Geral no Best Western Premier Américas Fashion Hotel by Lenny Niemeyer, agraciado com os prêmios 2017 Quality & Service Award by BW Internacional e Prêmio de Excelência pela Decolar.com, que atualmente ocupa a 4ª posição no ranking de qualidade da BW International.
  • Aramando Lordosa iniciou sua carreira no segmento hoteleiro em 1990, gerindo a partir de então hotéis renomados, como Portogalo, Porto Real Resort, Rede Mirador de Hotéis, entre outros. Possui expressiva vivência nas áreas de Hospedagem e A&B, além de forte perfil relacional (Relacionamento e Fidelização). Atualmente é diretor no IBGH-Instituto Brasileiro de Gestão da Hospitalidade.
  • David Mansaud tem mais de 20 anos de experiência acumulada à frente de cozinhas estreladas como a do Hotel Astor Saint Honoré em Paris. Atualmente comanda as equipes dos consagrados Cipriani, Pérgula e Mee (uma estrela Michelin), do Belmond Copacabana Palace. O chef já trabalhou diretamente com Alain Ducasse, deu aulas na École de Cuisine Alain Ducasse e agora trabalha em colaboração com o grupo de Ducasse em pesquisa sobre produtos alimentícios na América do Sul. David também faz parte do seleto grupo de chefs que compõe o Les Toques Blanches, clube composto por chefs franceses ao redor do mundo para a troca de ideias e experiências gastronômicas.

Quarta-feira, dia 03
17h – Tema: Vocações Regionais do Turismo
O Rio não é só praia – O Crescimento do Turismo Cultural no Rio de Janeiro com Gabriela Palma, proprietária da Rio 2Explore e sócia fundadora da empresa de turismo Sou + Carioca.

  • Gaby, do Blog Gaby pelo Mundo, nasceu em Foz do Iguaçu, mas reside no Rio de Janeiro há mais de 20 anos. Em 2014, trocou a Administração pelo Turismo e, em maio de 2015, criou a Rio 2Explore com um conceito inovador em que o turista não é visto apenas como mais um. Atualmente, também possui um canal no youtube, Episódio de Hoje, onde compartilha suas experiências no mercado de turismo.

19h – Tema: SOU + CARIOCA
Ecoturismo x Turismo de Aventura: você sabe a diferença? com o guia de turismo Ernane Macedo.

  • Ernane atua na área há mais de 10 anos. É guia de montanha com experiência em expedições. Foi coordenador operacional das empresas Trilhas do Rio e Brasil Active (empresas referência no mercado) e atualmente possui a empresa Trekking and Canoe.

Quinta-feira, dia 04
16h – Tema: Eventos
Tendências no mercado de festas com Georgia Bianka, Cristiane Esteves e Carol Marcan

  • Georgia Bianca, proprietária da Georgia Festas, empresa referência no mercado carioca de festas infantis, com mais de 10 anos de experiência.
    Desenvolveu em parceria com o Senac RJ o curso Organização de Festas Infantis e participa de palestras em eventos pelo Brasil falando sobre a importância da qualificação neste mercado, além de tendências para festas. A empresária é responsável pelas mega produções dos aniversários dos filhos de famosos como Grazi Massafera, Juliana Paes, Camila Pitanga, Ingrid Guimarães e Monica Martelli.
  • Carol Marcan possui 18 anos de experiência e um currículo que soma mais de 5 mil festas, consultorias em todo o Brasil e um prêmio do Sebrae, recebido em 2010, de Empreendedorismo e Inovação.
  • Cristiane Esteves é especialista em organização de eventos sociais como cerimonialista de casamentos, 15 anos e bodas. Atua na área há mais de 30 anos e é autora do livro Manual do Cerimonial Social: da concepção ao pós-evento, pela editora Senac Rio.

19h – Tema: Eventos
Mercado de eventos: onde atuar? com Luana de Jesus

  • Luana é produtora de eventos com mais de 10 anos de experiência, tendo atuado nos mais diversos segmentos. Foi coordenadora de produção de eventos da CUFA (Central Única das Favelas), além da passagem pela Hotelaria e atuação como gerente de logística na RIO2016.
  • Simone Lara é pós-graduada em Hospitalidade pelo Senac ES e atua como diretora da Season Turismo & Esporte e como produtora de eventos corporativos e sociais. Também é representante do portal Panrotas na cidade do Rio de Janeiro.

Você também poderá gostar