Sebrae Rio lança evento gratuito e on-line para fomentar o turismo no estado

Setor foi um dos mais afetados pela pandemia, com perda de 20% de empregos.

Turismo
Sebrae Rio lança evento gratuito e on-line para fomentar o turismo no estado

Antes da pandemia, o Estado do Rio de Janeiro era responsável por receber cerca de 40% do total de turistas no Brasil. A realidade atualmente se transformou, e como um dos setores mais afetados, até mesmo os empregos foram prejudicados, com perda de 20% dos postos de trabalho. Pensando neste cenário e visando a retomada pós-pandemia e a inovação no setor, o Sebrae Rio realiza entre os dias 22 e 24 de junho, das 10h às 18h30, o seminário Check-in Turismo, com o tema: Mercado e Inovação – a reinvenção do setor de Turismo. O evento é gratuito e vai acontecer pelas plataformas Zoom e Youtube. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://sites.rj.sebrae.com.br/checkinturismo/

Serão três dias repletos de interatividade e conhecimento. Com dezenas de palestras, sessão de negócios, painel de startups, lançamento de roteiros e produtos turísticos, painel de cases de sucesso, oficinas e tours virtuais, o seminário promete trazer as tendências do mercado, inovação e networking. “O Check-in Turismo proporcionará aos empresários a oportunidade de utilizar este momento para reinventar o seu negócio, expor seus produtos turísticos e negociar com fornecedores. Estamos cientes da realidade e da necessidade de apoiar os pequenos negócios do setor no estado, que giram em torno de 70 mil empresas”, afirma Margareth Carvalho, coordenadora de Turismo do Sebrae Rio.

Durante o evento, haverá interatividade para que os participantes possam se conectar com outros empresários do setor como agentes e operadores de viagens, transformadores de ideias em tecnologias – Startups, empreendedores da Economia Criativa, bem como conhecer novas propostas de produtos por meio das oficinas de artesanato e gastronomia. No seminário virtual as empresas também terão a oportunidade de se apresentar num painel de oferta de produtos turísticos para consumidores finais.

A Coordenação de Turismo do Sebrae Rio vai lançar ainda dois novos roteiros de viagem e três cases de sucesso no painel: “Como me reinventei na pandemia”.

Futuro do Turismo – Recentemente, o Sebrae lançou uma pesquisa sobre o setor no estado. De acordo com a pesquisa, o setor deve voltar ao patamar pré-pandemia em 2022, mesmo que 100% da população já tenha sido vacinada até o fim deste ano.

O estudo também revelou que para que as empresas do setor voltem a faturar, elas terão que adotar os protocolos de segurança e aderir às novas tecnologias com o intuito de garantir aos clientes mais confiança no atendimento.

Palestras principais:

A Retomada do Turismo nos tempos de pandemia, com Ricardo Freire – publicitário, fundador e editor-chefe do ViajenaViagem.com, o maior site de conteúdo de viagem do Brasil.

Cenários do futuro para o setor de Turismo, com Peter Kronstrom – fundador do Future Lounge e Head do Copenhagen Institute dor Futures Studies Latin America.

A Inovação na oferta turística – inspirações que agregam valor aos produtos, com Richard Alves – sócio fundador e responsável pelo desenvolvimento do modelo de negócios da Lab Turismo, além da implantação do posicionamento de mercado de projetos nas áreas de Turismo, Economia Criativa, Hospitalidade, Gastronomia.

O evento também contará com a participação de parceiros do trade turístico como: Senac RJ, INEA- Instituto Estadual do Ambiente, Rio Convention Bureau, Setur – Secretaria Estadual de Turismo e Riotur- Empresa Municipal de Turismo, com participação em palestras, oficinas e vídeos dos destinos.

Serviço:

Check-in Turismo
Dias: 22, 23 e 24 de julho.
Horário: 10h às 18h30.
Inscrições gratuitas: https://sites.rj.sebrae.com.br/checkinturismo/

Você também poderá gostar

Destaques

NINGUÉM FAZ O QUE A GENTE FAZ

Fomos criados e somos mantidos pelos empresários do Comércio de Bens, Serviços e Turismo para levar bem-estar social e educação profissional que transformam as pessoas e suas histórias. Um trabalho que há mais de 70 anos tem impacto como nenhum outro, por sua diversidade e alcance no Estado do Rio de Janeiro. Mais do que sobre números, falamos de resultados. Mas se você quiser conhecer os números, a gente também orgulho de mostrar. Aperte o play e saiba mais.