Senac RJ e Sesc RJ participam da Rio Innovation Week, de 13 a 16 de janeiro

Com a provocação “Quem é você na corrida pela Inovação?”, Senac RJ aborda oportunidades de inovação para diversos públicos, com apresentação de cases e meetups.

Tecnologia da Informação
Senac RJ e Sesc RJ participam da Rio Innovation Week, de 13 a 16 de janeiro

O Senac RJ e o Sesc RJ participam da Rio Innovation Week, mais completo encontro de tecnologia e inovação da América Latina, com uma ampla programação que vai abordar a inovação em áreas como Educação, Turismo, Arte, Sustentabilidade, Cidades Inteligentes, Saúde e até na Gastronomia. De 13 a 16 de janeiro, no Jockey Club Brasileiro, na Gávea, as duas instituições, que são parceiras institucionais do evento, irão apresentar palestras de especialistas, cases de sucesso, instalações, oficinas e meetups. Além disso, as instituições também terão estandes nos quais apresentarão ao público presente como a inovação se faz presente em sua atuação institucional.

O Senac RJ participará do evento em um estande de 30m² na plataforma Conecta, área que irá abordar o futuro do varejo. A partir da provocação “Quem é você na corrida pela inovação?”, o Senac RJ apresenta diferentes perfis de profissionais inovadores com que os frequentadores do evento podem se identificar, em diversas áreas como Tecnologia, Saúde, Turismo e Mercado Pet. Uma experiência de realidade aumentada e um vídeo também irão mostrar a atuação do Senac RJ no Ecossistema de Inovação. O estande do Senac RJ também irá abrigar meetups, encontros sobre diversos temas que reúne pessoas com o objetivo de se conhecerem, trocarem cartões e debaterem temas, fomentando a inovação.

Na programação do evento, o Senac RJ também participa com palestras abordando temas como a inovação na Educação, com participação no painel O Aprender para o Futuro, no sábado, às 16h30. Já Cozinha de Inovação é o tema da palestra de Gisela Abrantes, coordenadora do Grupo de Pesquisa e Inovação em Gastronomia do Senac RJ e autora dos livros Cozinha de Inovação e Cozinha Modernista pela Editora Senac Rio. Também serão abordados temas como novas tecnologias na área de Saúde, openhealth e experiência do paciente, Turismo e sustentabilidade e cidades inteligentes.

Já o Sesc RJ terá um espaço de Arte, ciência e tecnologia de 36 m² na Arena Hub, dedicado à reflexão sobre construções coletivas que revelam o potencial criativo e inovador do povo brasileiro, intermediado pelas linguagens artísticas e tecnologias. O artista Fred Paulino foi convidado para a apresentar o conceito de Gambiologia. Trata-se de uma plataforma independente de criação e reflexão sobre arte e tecnologia que propõe iniciativas que exploram peculiaridades da cultura brasileira no contexto eletrônico, especialmente relacionadas à tradição da “gambiarra”. No Rio Innovation Week, será apresentada a instalação interativa “Máquina de Antônimos 2.0”, dispositivo que desconstrói e corrompe mensagens, inviabilizando conversas ou levando-as ao absurdo. Ao falar com a máquina, ela repete a frase de maneira criptografada, trocando algumas palavras por seus antônimos. A frase corrompida é propagada por uma parede de televisores e rádios. Outra instalação visual, a “Random Gambièrre Machine”, é um painel contendo uma colagem de objetos modificados em sua forma e função, em uma proposta de “hackeamento”, utilizando técnicas de eletrônica analógica, programação e gambiarras. Os materiais coletados na rua, em brechós, ferros velhos e feiras de antiguidades, quando recombinados e “tunados”, são lúdicos e de forte apelo visual, sugerindo múltiplos significados. Educadores do projeto também irão promover oficina lúdica de arte eletrônica.

No sábado, dia 15/01, às 12h30, também na Arena Hub, será apresentado o “Projeto Minecraft e os Biomas Brasileiros – educação ambiental e brincadeira.” Testando uma plataforma educativa que fala a linguagem das crianças e adolescentes, o Minecraft Biomas Brasileiros leva os participantes a conhecer as características de cada um dos seis biomas encontrados em nosso território utilizando o famoso jogo eletrônico, bem conhecido dos jovens. No evento, as palestrantes do Sesc RJ Nathallia Mercedes Miranda Vaz (Analista de Sustentabilidade) e Daniela da Conceição Almeida (Analista de Projetos Sociais) falarão sobre a implantação do projeto em Três Rios e Niterói. A iniciativa faz parte do projeto Sesc+ Sustentabilidade e reforça o compromisso da instituição com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Desconto em ingressos

O Senac RJ e o Sesc RJ oferecerão convites a seus alunos (com vagas limitadas). Além disso o código promocional SENACRJ50 dará desconto de 50% no valor do ingresso para alunos, ex-alunos e público seguidor das redes do Senac RJ. Na entrada, será obrigatória a apresentação da caderneta de vacinação atualizada e o uso de máscaras por todos os participantes em todo o período do evento. Os ingressos estão disponíveis no site https://rioinnovationweek.com.br/.

Serviço:
RIO INNOVATION WEEK
Local: Jockey Club Brasileiro – Praça Santos Dumont, 31 – Gávea – RJ
Datas: 13 a 16 de janeiro de 2022
Programação: https://rioinnovationweek.com.br/programacao/
Ingressos: https://rioinnovationweek.com.br/o-riw/

Programação Senac RJ e Sesc RJ

DIA 13/1 – Quinta-feira

17h30 – ESPAÇO SENAC RJ – MEETUP SAÚDE Powered by Iniciativa FIS

19h – HEALTHTECH – RODRIGO VILAR, RENATA ARANHA E JOSIER VILAR – Painel de Saúde: Novas Tecnologias, Openhealth e experiência do paciente

DIA 14/1 – Sexta-feira

11h30 – VAREJO – OLIVIA MERQUIOR – Moda e tecnologia: experiência imersiva e o futuro da moda

12h30 – CONECTA – GISELA ABRANTES – Autora dos títulos de cozinha de Inovação e Cozinha Modernista pela editora Senac; instrutora; e coordenadora do grupo de pesquisa e inovação em gastronomia.

16h30 -.FUTURO – PAINEL: O Aprender para o Futuro – Verônica Gomes, da Resilia, falará sobre metodologias educacionais inovadoras e os melhores recursos para ensinar a nova geração o que eles precisam para o novo mundo do trabalho. Leonardo Menezes, a partir da sua atuação no Museu do Amanhã, irá abordar o viés da educação não-formal necessária para que os jovens estejam constantemente aprendendo em outros contextos que não só o da escola tradicional.

17h30 – ESPAÇO SENAC RJ – MEETUP EDUCAÇÃO PARA O FUTURO

DIA 15/1 – Sábado

12h30 – Arena Hub – “Projeto Minecraft e os Biomas Brasileiros – educação ambiental e brincadeira.” Nathallia Mercedes Miranda Vaz (Analista de Sustentabilidade) e Daniela da Conceição Almeida (Analista de Projetos Sociais) falarão sobre a implantação do projeto em Três Rios e Niterói.

17h45 – TURISTECH ZONE – ADRIANA JACKSON – Case com a empresa Tour delas -Turismo Virtual

18h00 – SOCIEDADE 5.0 – GABRIEL QUARANTA- Apresentação Case Smart Corner – Case de Startup

DIA 16/1 – DOMINGO

10h30 – Turistech Zone – Super Fireside: Sustentabilidade e Turismo, O painel contará com a participação de Gabriela Borges, especialista de turismo que fará sua participação sobre Turismo Responsável e Destino Turístico Responsável junto com os outros participantes: Ana Paula Jacques, doutora em sustentabilidade pela UnB; Bruno Wendling, Presidente, FUNDTUR-MS – Programa Trilhar – MS; Ana Cecília Duek, Diretora, Viajar Verde; Cassiano Marques, Sócio Diretor, Eme Amazônia e a Mediadora: Jaqueline Gil, Diretora, Amplia Mundo.

16h30 – MEETUP EMPREENDEDORISMO + ROCINHA – José Alberto Aranha, Adam, presidente do Favela INC e Leo José, responsável pelo projeto do CIEDS na Rocinha e Iniciativa Jovem.

18h25 – SDP Ecossistema – JOSÉ ALBERTO ARANHA – Inovação e políticas públicas: startups como soluções de problemas nas cidades

Você também poderá gostar

Destaques

NINGUÉM FAZ O QUE A GENTE FAZ

Fomos criados e somos mantidos pelos empresários do Comércio de Bens, Serviços e Turismo para levar bem-estar social e educação profissional que transformam as pessoas e suas histórias. Um trabalho que há mais de 70 anos tem impacto como nenhum outro, por sua diversidade e alcance no Estado do Rio de Janeiro. Mais do que sobre números, falamos de resultados. Mas se você quiser conhecer os números, a gente também orgulho de mostrar. Aperte o play e saiba mais.