Segundo dia do Senac Rio Summit discute Inteligência Artificial, influenciadores digitais e muito mais

Festival gratuito de tecnologia e inovação que começou hoje, 25.09, e vai até sábado, 28.09. O evento, que tem o mote “Será que no futuro vai se chamar trabalho?”, vai até este sábado, 28.09, e recebe palestrantes renomados do mercado e representantes de big techs para orientar a inserção dos jovens no mundo do trabalho

Senac Rio Summit
Senac Rio Summit:  segundo dia do evento discute Inteligência Artificial, influenciadores digitais, protagonismo feminino e afroempreendedorismo

O Senac Rio Summit, evento gratuito de tecnologia, inovação e inclusão digital, começou nesta quarta-feira, 25.09, no Expomag, na Cidade Nova. O festival acontece das 10h às 18h, na Expomag, na Cidade Nova. A expectativa é que o evento receba mais de 20 mil pessoas até sábado, 28 de setembro. As inscrições podem ser feitas pelo link https://capsula.rj.senac.br/senacriosummit2024, onde também é possível ver a programação completa do evento.

O evento de abertura contou com o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, o Secretário Municipal de Educação do Rio Janeiro, Renan Ferreirinha e o vice-presidente do Web Summit, Artur Pereira.

“Nossa preocupação é criar e permitir igualdade de oportunidades. O Brasil tem um grande gap em educação e precisamos garantir que todos tenham as mesmas condições de disputar uma vaga. Estamos investindo no que há de melhor para os nossos alunos e isso se reflete na inédita medalha de ouro para o Brasil conquistada pela nossa aluna Bruna Pimentel, este mês na competição mundial de educação profissional WorldSkills em Lyon, na França”, afirmou Queiroz. A brasileira foi a melhor colocada em sua categoria na maior competição de educação profissional do mundo, que reuniu 67 países e mais de 1600 competidores.

Neste ano, o tema do Senac Rio Summit parte da provocação “Será que no futuro vai se chamar trabalho” e localiza o jovem no centro das discussões. O público principal é de jovens a partir do 8º ano do ensino fundamental e do ensino médio, especialmente das redes públicas. Em sua segunda edição, o festival gratuito do Senac RJ, em parceria com o Sebrae Rio, apresenta palestras e interações voltadas para a inclusão e a transformação social como ferramenta para a inserção de jovens de baixa renda no mercado de trabalho atual.

No segundo dia do festival, nesta quinta-feira, 26 de setembro, a programação terá palestras sobre temas como futebol, marketing, tecnologia na educação, Inteligência Artificial e inclusão. Na Arena Inspira, o especialista em design de comportamento Paulo Crepaldi ministra a palestra “Prestenção: A Nova Economia do Marketing”, às 10h15.  As 13h15 e às 14h, o tema da arena é a Inteligência Artificial. A cientista da computação fundadora da startup de educação Mastertech, Camila Achutti, aborda “Decodificando a vida: o pensamento computacional para um mundo digital”, às 14h45.  Às 16h15, é a vez do especialista em análise de dados, Téo Benjamin, com o tema “Muito além do 4-4-2: como o uso de dados está contribuindo com o futebol do Flamengo”.

Na Arena Desperta, o tema das 12h30 é “Se agiliza! Como fui de jovem aprendiz a agile coach na Globo”, com o jovem talento João Ferreira Gil. Executivos das empresas Venâncio e Dasa participam do quadro “Mandando a Real”, que mostra o que as empresas buscam na hora de contratar. A “Examinando o mercado: oportunidades no setor de saúde” será às 13h15. A especialista em Marketing Digital Isabela Moreno aborda “Criadores de conteúdo: uma carreira muito além da dancinha”, às 11h45. Já a futurista Sabina Deweik ministra, 16h15, a palestra “Humanos demais: O futuro de trabalho e as habilidades humanas”. Outros temas do dia são tendências do audiovisual, cibersegurança e gastronomia.

No espaço Elas da Tecnologia, inovação feminina nas startups é o tema da CEO da BeezStudio, Claudia Wilson, e da Head de Venture Capital da Sai do Papel, Renata Haje, às 10h30. Já o painel das 16h15 discute mulheres na liderança do TI com a diretora Sênior na Dell Technologies, Ana Oliveira, e com a diretora da IBLISS Digital Security, Eva Pereira. O impacto da inteligência artificial na carreira das mulheres é outro dos temas abordados.

Arena Sebrae, vai receber a palestra “Minha carreira em minhas mãos: ser empregado ou empregador?”, com a especialista em Gestão de Pessoas, Neurociência do Comportamento Humano, Mônica Simas, às 11h45. Às 12h30, a assistente social e mestranda em desenvolvimento local Thainar Xavier aborda o tema “A potência empreendedora das favelas”. O rapper Victor Massaki aborda sua trajetória às 14h, na palestra “Do Vagão para o Mundo” e, às 15h30, é a vez do gestor de projetos Guilherme Maiorano falar sobre “Afroempreendedorismo: Ancestralidade, potência e resistência”.

Espaços de Experimentação – Além de palestra, painéis, entrevistas e debates, o evento terá diversos espaços de experimentação para os participantes. O Eu_Videomaker, os visitantes poderão criar conteúdo para mídias digitais, em uma trilha que vai desde a ideação do roteiro, gravação e edição de um videochat ou vídeo viral. No espaço Se Joga, atividades de lógica de programação gamificados com Minecraft e um escape room com desafios de programação. No RV_Zone, atrações de realidade virtual e aumentada e metaverso abordarão conceitos de gestão e varejo. O espaço Faz tua Arte é voltado para quem ama design, tecnologia e expressões artísticas. Nele será possível criar cartazes digitais, experimentar a criação de um personagem 3D, aplicar IA para melhorar qualidade da personagem e a criação de uma animação 2D. Também será possível participar de uma oficina de Slam.

No Lab Maker, será possível conhecer tecnologias de produção digital, como impressoras 3D, cortadora a laser e scanner de mão e imaginar novas possibilidades de profissões para construir um mundo melhor, em uma jornada criativa. Uma Arena Drone irá oferecer desafios de voo para quem quiser aprender a pilotar esses equipamentos. Já o Lab Saúde terá experimentação de leito hospitalar, RCP, desengasgo e simulador de idoso com atividade sobre empatia com a pessoa idosa. No espaço do Senac Interliga, haverá conteúdos gamificados sobre elaboração de currículo e conquista do primeiro emprego ou estágio, além de informações sobre o novo Ensino Técnico integrado ao Médio. A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro também terá estande no evento.

Você também poderá gostar