Socorristas: A profissão que salva vidas

Segundo a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho

Saúde
Rascunho automático 36

Segundo a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, o primeiro socorro é a prestação de assistência médica imediata com o intuito de manter os sinais vitais em funcionamento de uma pessoa doente ou ferida até a chegada de ajuda de um profissional especializado. Assim, saber qual procedimento tomar é de extrema importância. Muitos pacientes apresentam complicações graves causadas por maus atendimentos. Por isso, a especialização no ramo é fundamental.

Diversas situações podem precisar de profissionais de primeiros socorros. As ocorrências mais comuns são atendimentos às vítimas de acidentes automobilísticos, atropelamentos, incêndios, afogamentos e questões de saúde como ataques cardíacos, ataques epilépticos e convulsões.

Independente do caso apresentado, o primeiro passo de um socorrista é avaliar o nível de consciência de sua vítima. Para isso, eles usam o parâmetro A.V.D.S.: A (Alerta); V (Responde à Voz); D (Responde à Dor); S (Sem Resposta).

Durante o curso preparatório para se tornar um profissional, o interessado aprenderá a teoria na própria prática, já que a forma de realizar cada ação dependente do estado do paciente. Na formação, o aluno aprende a fazer uma avaliação geral do local e da vítima, identificando o tipo de acidente para, posteriormente, prestar a devida assistência.

Em relação às maiores dificuldades da profissão, a principal é acalmar a vítima. Agitação e euforia podem complicar o quadro. Assim, o socorrista precisa dominar técnicas para tranquilizar a situação e, assim, realizar seu trabalho de forma calma e correta. Além disso, outro tópico de extrema importância é o transporte da vítima até o hospital mais próximo. O procedimento é considerado uma das fases de maior risco. Um movimento errado pode gerar sequelas irreversíveis.

Qualquer pessoa pode sofrer acidentes e precisar de um profissional especializado. Portanto, a formação na área é fundamental para salvar vidas. Se você quer começar na carreira, o Senac RJ disponibiliza o curso de Primeiros Socorros. Saiba mais.

Você também poderá gostar

Destaques

NINGUÉM FAZ O QUE A GENTE FAZ

Fomos criados e somos mantidos pelos empresários do Comércio de Bens, Serviços e Turismo para levar bem-estar social e educação profissional que transformam as pessoas e suas histórias. Um trabalho que há mais de 70 anos tem impacto como nenhum outro, por sua diversidade e alcance no Estado do Rio de Janeiro. Mais do que sobre números, falamos de resultados. Mas se você quiser conhecer os números, a gente também orgulho de mostrar. Aperte o play e saiba mais.