fbpx

Senac RJ oferece cursos grátis para pessoas LGBTQIA+

Diversidade Qualificada foi lançado hoje, 7 de junho. Iniciativa visa contribuir para a formação profissional e inclusão produtiva do público LGBTQIA+, minimizando vulnerabilidades sociais.

Responsabilidade Social
Da esquerda para a direita, o diretor do Senac RJ, Sergio Ribeiro, o coordenador executivo de Diversidade Sexual do Rio, Carlos Tufvesson, e o secretário municipal de Governo e Integridade Pública do Rio de Janeiro, Tony Chalita. Credito das fotos: Helio Melo

No mês que celebra o Orgulho LGBTQIA+, o Senac RJ e a Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública lançam o programa Diversidade Qualificada. A iniciativa irá oferecer cursos de capacitação profissional gratuitos para pessoas LGBTQIA+. O objetivo do Programa, que será coordenado pela Coordenação Executiva de Diversidade Sexual (CEDS) da Prefeitura do Rio de Janeiro, é contribuir para a formação profissional e para a inclusão produtiva desse público, fortalecendo a cultura do respeito e minimizando as vulnerabilidades sociais. O lançamento do programa foi realizado hoje, 7 de junho, com a assinatura do programa realizada pelo diretor regional do Senac RJ, Sergio Ribeiro, e do secretário municipal de Governo e Integridade Pública do Rio de Janeiro, Tony Chalita. O evento também contou com palestra do coordenador executivo de Diversidade Sexual do Rio, Carlos Tufvesson, na sede do Sistema Fecomércio RJ (Rua Marquês de Abrantes, 99 – Flamengo).

Ao longo deste ano, o programa Diversidade Qualificada irá oferecer 150 vagas de cursos de formação profissional a pessoas LGBTQIA+ de baixa renda, em especial pessoas trans e travestis que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A seleção dos participantes será realizada pela Coordenação Executiva de Diversidade Sexual (CEDS) da Prefeitura. As primeiras turmas, com início previsto ainda no mês de junho, no Centro Politécnico do Senac RJ (Riachuelo) serão nos cursos de Marketing Digital e Serviços de Garçom. Além da capacitação profissional, com certificado ao fim do curso, os alunos receberão 100h de Formação Cidadã.

O Diversidade Qualificada também contempla uma campanha de encaminhamento de pessoas LGBTQIA+ para oportunidades de trabalho, emprego e renda por meio do Banco de Oportunidades do Senac RJ. Também serão promovidos eventos de sensibilização para inclusão qualificada desse público, como Feiras Criativas de Empreendedores LGBTQIA+. Os encontros acontecerão na sede e em unidades do Senac RJ e são direcionados aos funcionários, alunos e parceiros do Projeto Senac na Comunidade.

O programa Diversidade Qualificada está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidades que visam promover Educação de qualidade, Igualdade de gênero, Trabalho decente e crescimento econômico e Redução das desigualdades. O público LGBTQIA+ ainda sofre com a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero no mercado de trabalho. Pesquisa realizada pela consultoria Santo Caos aponta que 61% dos funcionários LGBTQIA+ no Brasil escolhem esconder de colegas e gestores a sua orientação sexual por receio de represálias e possíveis demissões. Já segundo levantamento realizado pela plataforma LinkedIn, 35% das pessoas LGBTQIA+ já sofreram algum tipo de discriminação velada ou direta em alguma empresa, como piadas e comentários homofóbicos.

Em alguns casos, a exclusão começa desde a infância, o que impede esses indivíduos de traçar um caminho com educação de qualidade, resultando em alguns casos em uma má formação profissional e, por conseguinte, falta de oportunidade de emprego formal. O site de recrutamento de profissionais CATHO relata que a discriminação é ainda maior entre pessoas trans e travestis, que perdem oportunidades mesmo quando possuem as qualificações necessárias.

Imagem: Da esquerda para a direita, o diretor do Senac RJ, Sergio Ribeiro, o coordenador executivo de Diversidade Sexual do Rio, Carlos Tufvesson, e o secretário municipal de Governo e Integridade Pública do Rio de Janeiro, Tony Chalita. Credito: Helio Melo

Você também poderá gostar

Destaques

SEU CAMINHO PASSA POR AQUI

Qual é o seu corre? Para muita gente é a busca pela conquista profissional. Um caminho nem sempre fácil, cheio de obstáculos e desafios. Mas para quem chega junto com o Senac RJ, esse rolê nunca é aleatório.

Porque aqui, você escolhe o curso. Você chega lá com o Senac RJ!