Prefeitura do Rio forma mais de quatro mil alunas em cursos gratuitos de capacitação da Secretaria da Mulher

Formandas concluíram aulas do programa Mulheres do Rio, das Casas da Mulher Carioca e das Salas Mulher Cidadã

Responsabilidade Social
Prefeitura do Rio forma mais de quatro mil alunas em cursos gratuitos de capacitação da Secretaria da Mulher

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher, formou mais de quatro mil alunas que fizeram cursos de capacitação através do programa Mulheres do Rio, das Casas da Mulher Carioca e das Salas Mulher Cidadã, nesta quarta-feira (01/05). Em cerimônia no Espaço Hall, na Barra da Tijuca, participaram cerca de 3 mil alunas, com a presença também de seus familiares, que receberam os certificados de conclusão de cursos em diferentes modalidades. Entre eles, estão: eletricista predial, programação em PHP, soldador mecânico, assistente administrativo, inglês, cuidadora de idosos, trancista, design de sobrancelhas, e outros.

As formandas vão receber a capacitação do Stand Up Contra o Assédio da L’Óreal Paris, o programa que visa proporcionar treinamento sobre como reagir de forma adequada diante de situações de assédio sexual em espaços público. A formatura teve a presença dos parceiros Senac RJ, Firjan, Senai, Abraço Cultural, além do Instituto Yduqs que, em parceria com a universidade Estácio, sorteou 150 cursos livres, uma bolsa de estudos para curso técnico de nível médio e um para graduação.

Mais de 200 mil mulheres capacitadas desde 2021 através da Secretaria da Mulher

As cinco Casas da Mulher Carioca, localizadas nas Zonas Norte e Oeste, são espaços de promoção e de enfrentamento à violência contra a mulher. Além de cursos e oficinas para capacitação, as Casas oferecem orientação jurídica, atendimento psicológico e serviço social. Já as 10 Salas Mulher Cidadã, localizadas em comunidades nas Zonas Norte, Oeste e na Gamboa, são dedicadas a oficinas, rodas de conversa e capacitações por meio de cursos livres de curta duração, com o objetivo de promover o empoderamento, a cidadania e estimular o pertencimento territorial das mulheres cariocas.

O programa Mulheres do Rio atua no eixo da autonomia econômica para as mulheres cariocas a partir de capacitação profissional, visando impulsionar a empregabilidade feminina em todo o município do Rio de Janeiro. Desde 2021, a Secretaria da Mulher já capacitou mais de 200 mil mulheres.

Você também poderá gostar