Faculdade Senac-RJ conquista Selo de Instituição de Ensino Superior Responsável

Certificação é oferecida pela ABMES – Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior e contou com participação de 800 instituições.

Responsabilidade Social
Faculdade Senac-RJ conquista  Selo de Instituição de Ensino Superior Responsável
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someone

A Faculdade Senac RJ já pode estampar entre suas conquistas o selo de Instituição de Ensino Superior Responsável, como uma das instituições participantes da 14ª edição da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. A certificação tem como objetivo mostrar à sociedade que a instituição promove ações com foco no bem-estar social e no desenvolvimento sustentável da comunidade na qual está inserida.

Na 14ª edição, a Campanha da Responsabilidade Social, realizada pela ABMES, contou com cerca de 800 instituições de educação superior participantes. A maior mobilização aconteceu de 17 a 22 de setembro, durante a Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. Mais de oito mil ações sociais foram registradas em diversas áreas, como educação, saúde, cultura e meio ambiente e mais de 430 mil pessoas foram beneficiadas com as atividades.

Nesse período, a Faculdade Senac promoveu cursos, palestras e experiências para incentivar o empreendedorismo, os negócios de impacto social e a responsabilidade social entre seus alunos.  Aderindo à Campanha e conquistando o selo, o Senac visa estreitar a parceria com instituições para oferecer serviços de capacitação para a comunidade acadêmica e público externo, conscientizar os alunos quanto ao consumo consciente de água e energia e estimular a participação dos estudantes em projetos sociais e ações voltadas aos “negócios de impacto social”, entre outros objetivos.

A responsabilidade social é uma das dimensões institucionais obrigatórias na avaliação das instituições de educação Superior. A Lei nº 10.861/2014, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), definiu que a avaliação das IES, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes deve envolver também a responsabilidade social. Especialmente a contribuição da instituição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.

Realizada desde 2005 pela ABMES, a Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior tem como principal objetivo aumentar a visibilidade das ações de responsabilidade social realizadas pelas instituições ao longo do ano.

Você também poderá gostar