fbpx

Senac RJ e Coren-RJ firmam convênio para promover a qualificação profissional em Enfermagem

Acordo prevê colaboração bilateral das instituições para o desenvolvimento do setor de Enfermagem e reforça o posicionamento do Senac RJ como ponto focal e hub de inovação no segmento de Saúde. Solenidade inclui a entrega do Prêmio Anna Nery ao especialista de Saúde do Senac RJ, Manoel Silva.

Parcerias
Senac RJ e Coren-RJ firmam convênio para promover a qualificação profissional em Enfermagem

No dia 17 de maio, Senac RJ e Coren-RJ (Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro) assinam um convênio para o desenvolvimento de cursos, programações e ações para Enfermagem com a finalidade de aperfeiçoar os profissionais da área, incluindo a certificação com dupla chancela das instituições.

A iniciativa contempla também o Projeto Boas-Vindas, ação do COREN-RJ que consiste em uma série de atividades sobre a atuação na área, como palestras sobre aspectos éticos e legais vinculados à atuação do profissional de Enfermagem, e principalmente o recolhimento da documentação necessária para a formalização do registro profissional junto ao Conselho. Com isso, os alunos poderão dar início à atividade profissional logo após a conclusão do curso.

O convênio está alinhado ao novo posicionamento do Senac RJ no mercado fluminense de saúde. Atualmente, a instituição é referência na formação de Técnicos de Enfermagem, detendo 40% de market share no ranking de cursos do estado do Rio de Janeiro e investe em inovações para o setor.

Destaque para o projeto Ecossistema Saúde, que busca aprimorar tanto a prestação de serviços da área, quanto a disseminação de conteúdo e conhecimento para formação profissionalizante. A iniciativa reúne o conjunto de atores do segmento, desde empresários e profissionais dos ramos de saúde, qualidade de vida e bem-estar; fornecedores de insumos, cooperativas, clínicas, hospitais, laboratórios, varejistas e a indústria da saúde, conectando toda a rede em prol do crescimento do setor.

Simultaneamente, o Senac RJ investe no Lab Saúde, iniciativa que o torna agente integrador entre instituições, organizações e profissionais com foco no fomento da criatividade, inovação e geração de novos conhecimentos para o aprendizado contínuo no setor. O projeto inclui um Centro de Simulação Realística, uma Incubadora de Healthtechs e um Centro de Inovação de Saúde, gerido por instituições e empresas do setor.

Prêmio Anna Nery

No mesmo dia, a Alerj, através da Deputada Estadual Rejane Almeida, Enfermeira e defensora das causas da Saúde fluminense, realiza a entrega do Prêmio Anna Nery, reconhecimento da casa legislativa aos profissionais pelo protagonismo na Enfermagem. Um dos condecorados é o Enfermeiro e Especialista do Senac RJ Manoel Messias Teixeira Silva, pós-graduado em Terapia Intensiva e Auditoria em Sistemas de Saúde, com MBAs em Enfermagem do Trabalho e Educação Corporativa e mais de 20 anos de experiência nas áreas de saúde e de educação profissionalizante.

O Prêmio Anna Nery foi criado por iniciativa da Deputada Enfermeira Rejane, em 2011, e incorporado ao calendário de homenagens da Alerj, honrando a pioneira da enfermagem no Brasil, nascida em 1814. Em 1865, sensibilizada com a dor da separação dos filhos convocados para lutar na Guerra do Paraguai, Anna Nery obteve autorização para cuidar dos feridos de guerra, enquanto durasse o conflito. Ela é reconhecida como primeira enfermeira do país, nomeia instituições de ensino em Enfermagem e a data de sua morte, 20 de maio, marca o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem.

Você também poderá gostar

Destaques

SEU CAMINHO PASSA POR AQUI

Qual é o seu corre? Para muita gente é a busca pela conquista profissional. Um caminho nem sempre fácil, cheio de obstáculos e desafios. Mas para quem chega junto com o Senac RJ, esse rolê nunca é aleatório.

Porque aqui, você escolhe o curso. Você chega lá com o Senac RJ!