Mercado Pet: tendências e dicas para se destacar com Pet Shops e outros serviços

O Brasil é o terceiro país no mundo em população pet e um prato cheio para empreendedores criativos e dispostos a se diferenciar

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Com mais de 167,6 milhões de animais de estimação vivendo nos lares brasileiros, nosso país ocupa o terceiro lugar entre os países com maior população pet no mundo.

E é claro que, com tantos animais fazendo parte das famílias brasileiras, o mercado relacionado a produtos e serviços para os amigos de quatro patas permanece mais do que aquecido: no ano de 2023 foram 60 bilhões de reais movimentados e para 2024, a Comissão de Informação de Mercado (Coinf) do Sindan prevê um aumento de 15% no número.

Do banho e tosa aos serviços de hospedagem, passando pelas tendências de alimentação natural e acessórios, o mercado pet tem se desenvolvido e se consolidado de forma cada vez mais segura.

 

A HUMANIZAÇÃO DOS PETS E O MOVIMENTO DA ECONOMIA

Todo mundo já percebeu que “o melhor amigo do homem” vem ganhando uma importância cada vez maior dentro dos lares, certo!? Uma pesquisa da Opinion Box revelou que 70% dos tutores brasileiros enxergam os pets como verdadeiros membros da família.

Essa nova forma de olhar para os bichinhos de estimação ganhou força com a pandemia e se manteve com o fim do isolamento. E é claro que com a relação emocional cada vez mais fortalecida, a busca por cuidados especializados também vem se intensificando.

A tendência da alimentação natural veio para garantir um aporte maior de nutrientes e uma saúde de qualidade para os amigos de quatro patas. Na mesma linha, os planos de saúde para pets chegaram para ajudar a conter os danos financeiros causados por doenças e acidentes inesperados.

Os hotéis, cada vez mais em alta, são voltados para períodos em que a família viaja de férias, mas não consegue levar o pet para curtir junto. Nos hotéis eles estarão monitorados 24h. Parecido com os hotéis temos também a ascensão do serviço de creche, ideal para famílias que precisam passar o dia fora de casa e ainda assim querem que seus pets estejam assistidos e gastando energia.

Os serviços de banho e tosa também vêm se reinventando ao oferecer uma série de personalizações. Os pet shops com spa oferecem tratamentos personalizados de acordo com as necessidades de cada raça; os pet shops com delivery buscam e entregam os pets no conforto de casa; as estruturas dos pet shops deixaram de ser focadas somente nos animais e passaram a oferecer um ambiente aconchegante também aos tutores que desejam acompanhar todo o banho dos bichinhos.

 

DICAS PARA SURFAR NA ECONOMIA PET

Segundo estimativas da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), somente no primeiro semestre de 2022, foram abertas mais de 18 mil empresas voltadas para serviços pet.

Com números tão expressivos é fundamental que, além de conhecer os pontos fortes do mercado em ascensão, você saiba o que fazer para se diferenciar e acompanhar o crescimento sem perder o seu lugar.

Se você já é um empreendedor dentro do mercado pet, a busca por atualizações profissionais que te permitam diferenciar os serviços prestados se torna indispensável. Se você deseja entrar no mercado e está desenhando um plano de negócios para isso, procure entender o mercado local a fim de definir quais serviços oferecer e como deixá-los personalizados de acordo com o público local.

O Senac RJ está trabalhando para lançar cursos que serão capazes de te colocar em evidência no mercado. Fique de olho nas nossas redes sociais para não perder nenhum detalhe. Enquanto isso, confira algumas dicas para se destacar no cenário pet.

  • Capacitação profissional

Cursos e treinamentos profissionalizantes específicos te dão mais segurança e autoridade, não só para inovar no portifólio, mas também para oferecer o básico com excelência. O Senac Modo Pet abrange uma série de serviços essenciais, com cargas horárias variadas e a qualidade que você já conhece. Confira todos os cursos disponíveis no nosso site.

Caso você já tenha experiência na área, confira as vagas que temos abertas no momento: Instrutor de Estética em animais domésticos (vagas abertas Niterói, Madureira e Resende) e Instrutor de Adestramento de cães (vagas abertas RJ com banco de currículos reserva).

  • Personalização animal e humana

Invista em soluções personalizadas de banho e tosa, com produtos e cortes que se adequem não somente à raça e porte dos animais, mas também aos gostos pessoais dos tutores.

  • Spa para pets

Além do banho e tosa básicos, que tal oferecer soluções holísticas de bem-estar? Serviços de massoterapia, acupuntura e aromaterapia podem conquistar clientes fiéis e elevar seu faturamento de forma inimaginável. Os tutores estão cada vez mais ligados não só no bem-estar físico, como também no bem-estar mental dos pets.

  • Parcerias profissionais

Possibilitar que seus clientes acessem outros serviços essenciais de forma facilitada pode se tornar um grande diferencial. Parcerias com hotéis, creches e nutricionistas, por exemplo, podem gerar uma boa fidelização, já que estes são serviços que também estão em alta.

Procure por profissionais interessados em parcerias e entendam juntos a melhor forma de trabalhar. Programas de descontos e cartões fidelidade podem render bons frutos.

 

 

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