Veste Rio: tendências, negócios e boas compras

No Salão de Negócios, empresários otimistas; no Outlet, consumidores animados

Moda
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Sob sol forte e calor, o público prestigiou o segundo dia da 5ª edição do Veste Rio, apresentado pelo Senac RJ, com as tendências da Primavera-Verão 2018/2019. Os dois armazéns onde estão instalados o Salão de Negócios registraram grande movimento de compradores nacionais e estrangeiros circulando nos espaços de mais de cem marcas consagradas no país. O Senac RJ está presente no Salão de Negócios, em uma área de 200 m², dedicada a um polo comercial de segmentos diversos, como moda feminina, masculina, infantil, moda-praia, moda íntima, além de joias e acessórios. Os compradores encontram produtos de alta qualidade de 20 marcas associadas à Ajorio e aos sindicatos Sintecidos e Sindilojas Niterói.

Na área do Senac RJ, a expectativa dos expositores é de que nesta edição haja aumento no número de negócios. A empresária Márcia Mór, designer e proprietária de uma marca de joias que leva seu nome, estava otimista com o movimento de compradores, já pela manhã. “Minha expectativa é que o nosso volume de vendas seja 30% maior que na edição passada. Há grande movimentação de compradores, não apenas de vários estados como também internacionais. Estou muito feliz com mais este evento!”, afirmou a empresária, acrescentando que mantém alguns clientes desde a primeira edição do Veste Rio.

O mesmo otimismo contagia Denise Faertes, proprietária da marca de roupas femininas Fruto do Conde. Nesta edição, ela levou ao Salão de Negócios uma coleção artesanal, inspirada no teatro francês e na indumentária crioula do século XVIII. “Trouxemos uma coleção preciosa, com pinturas à mão e aplicações. Acho que vamos fechar bons negócios, a julgar pelo movimento de compradores desde o primeiro dia. Aposto em pelo menos 30% de aumento no faturamento em relação ao evento passado.”

Durante a manhã, o público que circulou pelo Salão de Negócios pôde assistir ao desfile de Novos Talentos, selecionados por equipes do Caderno Ela, Vogue e Senac RJ, além de um júri composto pela colunista da Vogue Brasil, a consultora de moda Costanza Pascolato, a jornalista Lilian Pacce e o empresário Oskar Metsavaht. As marcas Esc, Keymono, Marcelo Von Trapp, Augustana, Haight, Wymann, The Paradise, Luisa Farani e Neriage apresentaram na passarela suas apostas para a temporada Primavera-Verão 2018/2019. O objetivo da plataforma Novos Talentos é incentivar jovens e talentosos criadores. A iniciativa foi criada para divulgar e impulsionar o trabalho de dez marcas que tenham até cinco anos de atuação no mercado nacional.

A programação de palestras, que ocorrem em um espaço do Armazém 4, também atraiu hoje um grande número de visitantes, interessados nos temas contemporâneos. As palestras tiveram casa cheia. No início da tarde, por exemplo, já havia longa fila para o tema “Moda sob medida: dicas de estilo para pessoas reais”, com as blogueiras Danielle Ferraz e Ana Soares, com mediação de Leana Braga, gerente de Moda e Joias do Senac RJ. Danielle autografou seu livro Moda sob medida: guia prático de moda para a vida real, publicado em parceria Penha Moares, obra recém-lançada pela Editora Senac São Paulo. A programação de palestras terá ainda profissionais renomados como a estilista Nana Paranaguá (Glorinha Paranaguá), entre outros, irão debater temas relevantes sobre figurino, estilo, sustentabilidade, comportamento de consumo e novos desafios da Moda. As palestras são voltadas para empresários, profissionais, estudantes e entusiastas do segmento. Deve-se consultar, porém, o site do evento (www.vesterio.rio) porque algumas delas já estão com lotação esgotada. A entrada na hora será permitida desde que haja disponibilidade no ambiente.

Hoje, houve também o primeiro tour guiado pela estilista Isabela Capeto pela exposição “Tempo algum por Isabela Capeto”, que exibe algumas de suas peças icônicas. O trabalho apresentará ao público as etapas do processo de criativo da estilista e a valorização da moda artesanal. O stylist Felipe Veloso assina a curadoria da mostra e Regina Casé, o texto. Amanhã (13/4), está previsto outro tour, às 11h30.

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