Oficinas Senac RJ: unir sustentabilidade e economia criativa está na moda na unidade Senac Copacabana

Público poderá participar gratuitamente das oficinas de acessórios sustentáveis e de customização e upcycling

Moda

O Rio de Janeiro é a capital da moda do Brasil. Aqui, surgem tendências que se espalham por ruas, passarelas e vitrines do país e do mundo, mas a expressão do momento no Senac RJ é Moda Sustentável. Na terça-feira (24/07), os interessados em saber mais sobre acessórios sustentáveis, customização e upcycling (técnica sustentável, mundialmente conhecida como o processo de transformar produtos descartáveis em novos materiais ou itens de maior valor) poderão participar de duas oficinas que serão oferecidas na unidade do Senac Copacabana.

Na parte da manhã, das 10h às 11h30, ocorrerá a Oficina de Customização e Upcycling, ministrada pela Mig Jeans, marca de upcycle e economia circular. O objetivo dessa oficina é apresentar técnica de reaproveitamento de peças em desuso ou resíduos têxteis. Os participantes customizarão peças jeans (acervo da oficina) de forma a criarem novas peças. Um momento para diversão e aprendizado, cuja proposta é fazer com que os participantes repensem o desperdício e descubram novas maneiras de reaproveitar peças deixadas de lado.

Já na parte da tarde, das 16h às 17h30, é a vez da Oficina de Acessórios Sustentáveis. Além de deixar a criação e liberdade de expressão fluírem, o objetivo desta oficina é despertar um olhar transformador sobre diferentes descartes e materiais, visando à construção de um pensamento e de uma identidade no desenvolvimento de acessórios sustentáveis e inovadores. Com uma identidade própria e contemporânea, essa atividade é ministrada por Vanessa Wagner, da Zóia.

O estado do Rio de Janeiro conta com diversos polos produtivos em diferentes regiões – calçados e acessórios na Baixada Fluminense, lingerie na Região Serrana, moda praia na Região dos Lagos. Segundo dados do IBGE, em 2017, o segmento de moda (tecidos, vestuário e calçados) foi umas das atividades com maior crescimento no estado e no país. Para fazer parte desse movimento e se aprimorar nas últimas tendências do segmento sustentável, os interessados em participar das oficinas de moda sustentável devem se inscrever clicando aqui. As vagas são limitadas.

PROGRAMAÇÃO

Unidade Senac Copacabana, sala 1002
Dia 24/07, terça-feira 
Manhã, de 10h às 11h30
MIG Jeans (“Oficina de Customização e Upcycling”)
Tarde, de 16h às 17h30
ZÓIA (“Oficina de Acessórios sustentáveis”)

Novos workshops

Diante desse novo cenário voltando a questões sustentáveis, o Senac RJ inova seu portfólio com workshops específicos em Moda Sustentável, Acessórios Sustentáveis, Laboratório de Customização e Upcycling. Todos possuem 12 horas de programação voltada a desenvolver a criatividade proporcionando discussões sobre reuso, ressignificação, consumo consciente e economia circular nas mais diferentes facetas da moda.

Você também poderá gostar