​Senac RJ promove 2ª edição do Concurso Jovens Talentos Moda em formato digital

Serão premiados novos profissionais nas áreas de Criação de moda, Costura, Modelagem e Produção de moda, com seleção e provas práticas a partir de agosto.

Moda
​Senac RJ promove 2ª edição do Concurso Jovens Talentos Moda em formato digital 1

O Senac RJ promove, a partir do dia 2 de agosto, a 2ª edição do concurso Jovens Talentos Moda Senac RJ, que reúne alunos e ex-alunos da instituição nas áreas de Criação de moda, Costura, Modelagem e Produção de moda para por em prática seus conhecimentos. A ação, que desta vez será realizada no formato digital, pretende fomentar o mercado de moda no Estado do Rio de Janeiro e contribuir para a formação de novos profissionais do setor.

“O Concurso Jovens Talentos Senac RJ busca não só valorizar os talentos que desenvolvemos dentro do Senac mas, principalmente, colocá-los em evidência para o mercado. Em função de todas as mudanças que estamos vivendo e, principalmente na moda, na edição de 2021 os desafios digitais vão ganhar proporção nas entregas dos participantes, contribuindo para seu desenvolvimento e capacitação diante de um quesito tão importante para o mercado da moda atualmente.” – explica Leana Braga, gerente de Moda do Senac RJ.

Os quatro perfis comtemplados, Criação de ModaModelagemCostura e Produção de Moda, vão ao encontro dos cursos técnico, de qualificação profissional, socioprofissional e de aperfeiçoamento oferecidos pela instituição, como Pesquisa, Planejamento e Desenvolvimento de Coleção, cursos Técnico em Produção de Moda, Modelista, Modelagem Moda Praia e Fitness, Modelagem Infantil, Costureiro, Styling e Produção de Moda, entre outros, como Consultoria de Imagem.

Assim como na 1ª edição, em 2019, o concurso Jovens Talentos Moda Senac RJ será realizado em até duas etapas. Na primeira etapa dos perfis Costura e Modelagem, será realizada seleção de 10 finalistas de cada perfil por meio de análise dos trabalhos recebidos por uma banca julgadora, composta por instrutores e especialistas da área. Na segunda etapa, haverá apresentação de prova prática.

Para os perfis Criação de Moda e Produção de moda, o concurso conta com apenas uma etapa final, com análise dos projetos recebidos pela banca julgadora. Ao longo desse processo, haverá workshops virtuais para orientar a todos os perfis. Serão premiados os dois melhores alunos de cada perfil.

O ex-aluno Wagner Bittencourt, de 24 anos, foi um dos jovens que agarraram a oportunidade de mostrar o talento e ser visto pelo mercado profissional. Após receber a 2º colocação na categoria Criação, em 2019, foi contratado pela marca Karamello, onde pode lançar sua primeira coleção cápsula em dezembro de 2020.

“O Senac RJ faz parte da minha história, sou muito grato. Depois de ouvir muitos nãos, aprendi, além de uma profissão, a acreditar mais na minha capacidade. O concurso me abriu as portas para trabalhar com o que eu sempre quis. Foi por meio do evento que recebi convite para fazer uma Colab com a Karamello e, aproveitei a representatividade da marca para me lançar no mercado com minha primeira coleção cápsula. Logo depois, passei a integrar a equipe e, agora, vou para a segunda coleção. Me sinto feliz ao ver as clientes enviando fotos com as minhas peças.” – orgulha-se.

Wagner também acredita que possa contribuir com a sua experiência para incentivar outros talentos:

“Sei que ainda estou no caminho inicial do quero alcançar, mas cada vez que alguém te pede uma dica, me consulta sobre a área, me vejo como referência para outros “Wagners” que querem construir também uma história na moda.”

Outro talento que aproveitou a oportunidade para orientar a carreira foi a Carla Quixaba, que ficou em 1º lugar na categoria Costura. A ex-aluna hoje possui um ateliê homônimo com perfil no Instagram e conta um pouco de sua trajetória:

“Costuro desde os 12 anos e sempre tive muito prazer na costura. Me graduei em outra área, mas reencontrei a profissão por meio de uma amiga que me pediu para fazer o vestido de 15 anos da filha dela. Acabei fazendo o vestido da filha, da mãe, e depois, costurei cerca de 60 outras peças de diferentes modelagens e tamanhos para mulheres da igreja que frequento. Foi quando vi que estava me superando e busquei o curso de Costura do Senac RJ, em 2019, para me aperfeiçoar. O concurso foi a melhor coisa que poderia fazer a mim mesma. Lembro de no dia da prova prática receber o material, analisar o vestido e pensar: é tudo ou nada. Eu tinha tanta vontade de ganhar que não existia outra possibilidade e o finalizei antes do término da prova. Continuo estudando moda e tenho um ateliê em casa, onde recebo clientes que me encontram pelas redes sociais. Além de fazer peças sob medida, produzo peças minhas e tenho uma boa margem de vendas. Em breve, devo me mudar para um novo espaço. Cresço devagar, mas sabendo onde quero chegar”.

Conceito criativo

O conceito criativo desta nova edição será Novas Conexões e os trabalhos desenvolvidos pelos alunos deverão unir diversidade e inclusão, duas qualidades organicamente ligadas à moda. O propósito é que tudo faça sentido e esteja ligado ao todo. Os jovens talentos deverão apresentar um design com uma visão de mundo diverso, inclusivo, disruptivo: digital + natural, casa + trabalho, ciência + misticismo, antigo + futuro.

Etapa de seleção

A etapa seletiva de Costura e Modelagem será realizada entre os dias 05 e 28 de outubro. No perfil Costura, serão julgados corte, sequência operacionalmontagem e acabamento. Irão se destacar as melhores soluções de encaixe, corte e sequência operacional com economia de recursos, assim como o capricho na costura e acabamento.

No perfil Modelagem, serão levados em conta planejamento, interpretação e criação de moldes. Será importante a fidelidade em relação ao modelo proposto e melhores soluções técnicas, da mesma forma que a coerência com modelo proposto e qualidade na limpeza e sinalização das partes.

Já no perfil Criação de moda, serão avaliados originalidade e qualidade técnica como projeto mais inovador, original, autoral e com habilidades criativas, além de melhor desenvolvimento e apresentação de detalhes e acabamentos.

E no perfil Produção de moda, serão considerados pesquisa e curadoria de peças utilizadas nos materiais e criatividade na apresentação de projeto de imagem de moda mais inusitado, com ideia mais original na criação e produção dos materiais.

Premiação

A premiação será realizada no dia 16 de dezembro. Os oito alunos vencedores do concurso receberão prêmio em dinheiro, no valor de R$ 1 mil, e acesso a cursos oferecidos na modalidade do ensino remoto com formação em áreas complementares.

Senac RJ

Há 75 anos o Senac RJ atua na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. A instituição de ensino investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes.

Mesmo diante da pandemia, o Senac RJ superou desafios e alcançou resultados positivos em 2020: 56 mil alunos matriculados em todos os níveis de ensino, da aprendizagem à pós-graduação, mais de 7 mil vagas de trabalho ofertadas durante a Feira Virtual, realizada em parceria com mais de 500 empresas, 9 mil orientações de carreira por meio de vídeo conferências, fóruns, chats e palestras digitais gratuitas, além da abertura de 62 novas turmas com aulas on-line em tempo real.

Serviço:

Jovens Talentos Moda Senac RJ
Período de inscrições: 2 de agosto a 20 de setembro
Premiação: 16 de dezembro
Inscrições: https://bit.ly/jovenstalentosmodasenacrj2021

Você também poderá gostar

Destaques

NINGUÉM FAZ O QUE A GENTE FAZ

Fomos criados e somos mantidos pelos empresários do Comércio de Bens, Serviços e Turismo para levar bem-estar social e educação profissional que transformam as pessoas e suas histórias. Um trabalho que há mais de 70 anos tem impacto como nenhum outro, por sua diversidade e alcance no Estado do Rio de Janeiro. Mais do que sobre números, falamos de resultados. Mas se você quiser conhecer os números, a gente também orgulho de mostrar. Aperte o play e saiba mais.