Sebrae Rio e Senac RJ celebram convênio para construção de uma escola de empreendedorismo

Micro e pequenas empresas selecionadas pelo Sebrae servirão de estudos de caso para os alunos.

Mercado e Gestão
Sebrae Rio e Senac RJ celebram convênio para construção de uma escola de empreendedorismo

O diretor-presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, o presidente da Fecomércio e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Rio, Antonio Florencio de Queiroz Junior, e o diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antonio Alvarenga Neto, assinaram convênio entre Sebrae Rio e Senac RJ, com o objetivo de orientar a concepção de uma Escola de Empreendedorismo, alinhada à missão e objetivos estratégicos de ambas instituições. Para marcar essa parceria será realizada palestra sobre “A busca da excelência”, com o técnico da equipe de vôlei feminino do Sesc RJ, Bernardinho, dia 6, no auditório da Fecomércio RJ, no Flamengo.

O acordo terá início com a Graduação Tecnológica em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Senac RJ, a partir do dia 12 de agosto. Durante as aulas, micro e pequenas empresas selecionadas pelo Sebrae servirão de estudos de caso, para atividades práticas dos alunos. O convênio contempla também um desconto de 50% na mensalidade da graduação aos funcionários Sebrae e seus dependentes.

Em sua primeira visita ao Sebrae no Rio de Janeiro, o diretor-presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, destacou que o estado tem uma história formidável de apoio ao desenvolvimento do país. “Hoje o Brasil exige um comportamento diferenciado: temos que gerar emprego e quem tem a melhor estrutura para gerar esses empregos são as micro e pequenas empresas. O Sebrae tem boa atuação em todo o país. Temos a cultura empreendedora, o conhecimento e o que é fundamental, a metodologia”.

Antonio Florencio, presidente da Fecomércio, ressaltou que a assinatura do convênio entre o Sebrae e o Senac é a materialização de iniciativas conjuntas. “O empreendedorismo é um tripé da capacitação e do desenvolvimento do estado. Tenho certeza de que o Sistema S está pronto para dar o apoio intelectual e estrutural para colaborar de forma eficiente com o país e o Estado do Rio”.

Graduação Tecnológica em Gestão de Recursos Humanos

A Faculdade Senac RJ ainda recebe inscrições para a próxima turma de Graduação Tecnológica em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Senac RJ, a partir do dia 12 de agosto. Durante as aulas, micro e pequenas empresas selecionadas pelo Sebrae servirão de est, que inicia dia 12. As provas acontecem por meio de agendamento prévio pelo site www.rj.senac.br, por telefone (2517-9200) ou diretamente na instituição, de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 11h. Informações sobre cursos e documentação para matrícula também podem ser obtidas no portal.

Segundo levantamento do Senac RJ, com base na RAIS 2017 divulgada pelo Ministério do Trabalho, há mais de 25 mil vínculos empregatícios registrados em ocupações associadas à gestão de RH e, quase 7 mil registrados em atividades econômicas relacionadas à posição de analista de RH. Aliado a isso, dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) apontam que os cursos tecnólogos tiveram o maior crescimento (5,6%) entre os graus acadêmicos no mesmo ano, comparado a 2016.

O setor de Recursos Humanos, ao longo dos últimos anos, vem recebendo crescente atenção nas organizações dos mais variados segmentos. Atualmente a área de pessoas também é vista como estratégica para o sucesso de grandes empresas. A Graduação Tecnológica em Gestão de Recursos Humanos está em 1º lugar em matrículas no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro, segundo dados do Censo da Educação Superior.

A Faculdade Senac RJ desenvolveu Graduação Tecnológica em Gestão de Recursos Humanos para atuar no mundo corporativo de forma a potencializar resultados e gerir capital intelectual dentro das organizações. Em dois anos, o aluno se torna apto a atuar no planejamento e gerenciamento dos subsistemas de gestão de pessoas, promovendo os processos de elaboração de planejamento estratégico e de análise de desempenho, buscando inovações que contribuam para o alcance dos objetivos organizacionais.

Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada sem fins lucrativos. É um agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, criado para dar apoio aos pequenos negócios de todo o país. Desde 1972, trabalha para estimular o empreendedorismo e possibilitar a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos de micro e pequeno porte.

No Rio de Janeiro, o Sebrae desenvolve projetos de norte a sul do estado. Suas ações levam em consideração as vocações econômicas locais e incluem capacitação de empresários e suas equipes, educação empreendedora, orientação para abertura de negócios, estímulo à inovação, difusão de informações e de novas tecnologias, orientação para o acesso ao crédito e eventos direcionados para a inserção das micro e pequenas empresas nos mercados nacional e internacional.

 

Você também poderá gostar