Os Parques de Preservação Ambiental no Brasil

Existem certas áreas do Brasil onde a flora, a fauna e as formações geológicas requerem cuidado especial para se manterem equilibradas e saudáveis.

Mercado e Gestão
Rascunho automático 26
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someone

Existem certas áreas do Brasil onde a flora, a fauna e as formações geológicas requerem cuidado especial para se manterem equilibradas e saudáveis. Pode ser porque o equilíbrio daquele ecossistema é extremamente delicado ou porque no lugar em questão se encontram espécies ameaçadas de extinção.

Para proteger essas regiões, o governo as transforma em Parques de Preservação Ambiental , a partir de então, o acesso a essas áreas passa a ser monitorado e a exploração de todo e qualquer recurso natural existente ali, bem como a construção de qualquer estrutura, torna-se controlada.

No entanto, é possível visitar a maioria desses parques, para entrar em contato com a natureza é admirar belas paisagens. Por isso, o Senac RJ lista os principais parques de preservação ambiental do Brasil.

Trancoso/Caraíva (BA) – A região do sul da Bahia é famosa por suas praias de areia branca e mar azul, mas há também uma grande diversidade de flora e espécies marinhas ali, especialmente peixes e caranguejos. Por sua beleza, a região atraiu o olhar de empreendedores interessados em instalar hotéis ecológicos e explorar o potencial turístico da região sem prejudica-la. Hoje, Trancoso é referência no turismo sustentável brasileiro. Ana Luiza Furtado, de 26 anos, esteve em Trancoso e comenta: “a pousada em que fiquei pedia que separássemos o lixo e evitava trocar as toalhas todos os dias. As estruturas eram de madeira e pássaros entravam livremente pelo jardim. Era um hotel pequeno e você percebia a preocupação em diminuir o impacto no ambiente.”

Parque Nacional de Jericoacara (CE) – Assim como a região de Trancoso, esse parque fica no litoral. Jericoacara é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, com água quase transparente e de um esverdeado pouco comum em nosso litoral. As dunas da região são um dos principais focos da preservação, sua movimentação é importante para as plantas e os pequenos animais encontrados na área.

Chapada dos Veadeiros (GO) – A Chapada dos Veadeiros é região de cerrado de altitude do Centro-Oeste brasileiro. O cerrado é composto de vegetação rasteira e árvores pequenas e retorcidas e é um tipo de paisagem encontrado apenas nessa região do globo, daí a importância de protege-lo. É rico em biodiversidade animal, especialmente repteis e pequenos mamíferos e em árvores que podem ser exploradas medicinalmente, como o Buriti e o Babaçu.

Serra da Mantiqueira (SP, RJ e MG) – A serra da Mantiqueira é uma formação montanhosa que perpassa esses três estados do sudeste brasileiro. Ao longo da serra existem diversas áreas diferentes de preservação, sendo o Parque Nacional de Itatiaia a principal delas.

Ecossistemas delicados precisam do cuidado de especialistas para serem demarcados e preservados. Se essa área de atuação te interessa, o Senac RJ oferece uma Especialização Pós-Técnica em Segurança Ambiental e um MBA em Gestão Integrada.

Você também poderá gostar