Como montar a sua loja virtual: primeiros passos para começar a vender pela internet

Aprenda como ingressar em um dos mercados que mais crescem no Brasil

Mercado e Gestão
Como montar a sua loja virtual: primeiros passos para começar a vender pela internet 1

O e-commerce é uma ótima alternativa para os empreendedores que desejam começar um novo negócio. Além de ser um dos mercados que mais crescem no Brasil, ter um comércio eletrônico não é nenhum bicho de sete cabeças. Por isso, vamos ajudar você a montar sua loja virtual!

Para iniciar a construção da sua loja online, você precisará levar em consideração alguns pontos chave:

Definição da Plataforma

Integração com meios de pagamento

Segurança

Backoffice e Gestão de Estoque

Logística de entrega

 

Plataforma

Escolher a plataforma ideal para a sua loja é importante, pois ela representa a base de todo o negócio.

Existem três tipos de plataformas no mercado: gratuitas, de código-fonte aberto e pagas.

Algumas das mais utilizadas atualmente são Loja Integrada, Xtech, Vtex, WooCommerce, Magento, Shopify e Nuvem Shop.

Muito mais do que apenas optar por versões gratuitas ou pagas, a escolha de uma plataforma de e-commerce precisa analisar o match entre as funcionalidades da solução e as necessidades do seu negócio.

Para escolher, é necessário considerar as funcionalidades incluídas, o suporte da solução, as integrações nativas e o custo-benefício.

Pagamentos

A solução mais recomendada para quem está começando uma loja virtual é optar pelos intermediadores de pagamento, como o PayPal, PagSeguro e o Mercado Pago. Eles são mais simples de usar, incluem sistemas antifraude e fazem adiantamento de recebíveis.

Segurança

A segurança das informações é fundamental para que seus clientes se sintam seguros ao realizar uma compra em sua loja virtual.

O SSL (Secure Socket Layer) funciona como uma proteção para todos os dados inseridos em sua loja e impede que possíveis invasores roubem informações de cadastro.

Além disso, o Google considera a utilização do certificado de segurança como fator de priorização em sua indexação. Em outras palavras, utilizar um SSL contribui para melhorar a relevância de um site nas buscas do Google.

 Backoffice e Gestão de Estoque

Assim como uma loja física, o e-commerce também inclui as etapas fundamentais de qualquer venda, como: gerar o pedido, conferir a compensação dos pagamentos, controlar o estoque, separar e embalar os produtos a serem despachados e emissão das notas fiscais, além do envio dos pedidos via transportadora ou Correios.

Uma ferramenta de ERP/Backoffice se conecta a sua plataforma de e-commerce e automatiza o controle desse passo-a-passo. Caso a sua empresa não possua esse sistema, as etapas precisarão ser realizadas pela equipe de vendas, manualmente ou por meio de sistemas de controle de estoque online que possuem planos com valores acessíveis como o VHSys e o eGestor.

Logística e Frete

Entregas de qualidade e sem atrasos são fundamentais para o sucesso da sua operação de vendas online. Por isso, dedique tempo e planejamento para escolher a forma que mais se adequa ao seu negócio.

Mais simples, os Correios são o meio mais utilizados pelas lojas online no Brasil. Contudo, há limite de peso e dimensões, além do risco de ser prejudicado por greves ou paralisações.

As transportadoras, como a Total Express, JadLog, Braspress e Fedex, possuem maior flexibilidade, mas seu custo pode não ser viável para operações menores.

Como alternativa para entregas em locais próximos, a utilização de frota própria, com motoboys, por exemplo, pode ajudar na realização de entregas mais rápidas.

Legislação

Por fim, é necessário atender à Nova Lei do E-commerce, que define regras que impactam em toda a operação de uma loja online, como: direito de arrependimento em 7 dias, canal obrigatório de atendimento ao consumidor, troca de produtos com defeito, dentre outras.

Seguir a legislação é essencial para a credibilidade no âmbito empresarial. Pesquise, estude e aplique estas regras para garantir o sucesso do seu negócio.

Agora que você já sabe como criar uma loja virtual, boas vendas!

 

 

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