Trabalho remoto: conheça os benefícios da modalidade e o que diz a lei
O trabalho remoto é uma modalidade que oferece economia para as empresas e flexibilidade para as pessoas. Veja os benefícios e como funciona!
O trabalho remoto está previsto em lei e possui inúmeros benefícios para empresas e colaboradores.
Apesar de ter se difundido muito com a pandemia, a modalidade não é herança do Covid-19, mas sim de uma era mais moderna e voltada ao digital.
Neste conteúdo você vai entender melhor a modalidade, vai compreender a diferença de trabalho remoto e home office, seus benefícios e o que diz a lei. Confira!
O que é o trabalho remoto?
O trabalho remoto é aquele no qual o colaborador possui liberdade geográfica para trabalhar de onde quiser, desde que possa fazer uso da tecnologia para realizar suas tarefas operacionais.
Ou seja, desde que o funcionário cumpra o seu horário e suas tarefas, ele pode trabalhar de casa, de um coworking, de um restaurante ou até de outro país.
Prevista pela Lei 14.442, essa modalidade deve ser oficializada em contrato pela empresa e se difere da modalidade de home office, quando a empresa permite o trabalho de casa por motivos pontuais.
Como o trabalho remoto funciona?
Nesse modelo, o colaborador não compartilha do mesmo espaço físico que os seus colegas. No entanto, isso não significa que ele não tenha tarefas, entregas, reuniões e horários a cumprir.
O que muda é apenas o lugar de onde essas operações podem ser executadas.
Não é difícil ouvir reclamações de funcionários sobre o fato de terem que ir ao escritório para fazer um trabalho que poderia ser executado de qualquer lugar.
Este é o caso de trabalhadores que necessitam de computador e internet para ocupar seus cargos, diferente dos cargos operacionais, como os das indústrias, por exemplo.
É o caso, por exemplo, de vagas na área de tecnologia, marketing, setor administrativo, vendas, recursos humanos, contabilidade, telecomunicações, dentre outras.
Um levantamento feito pelo Datafolha mostra que se pudessem optar por um formato de trabalho, 24% dos brasileiros escolheriam o modelo remoto e 28% o sistema híbrido, que combina os formatos à distância e presencial.
Leia também: Melhores cursos profissionalizantes: um guia completo de como transformar sua carreira!
Como estar preparado para vagas de trabalho remoto?
Além de conhecer as áreas nas quais existe uma grande oferta de vagas em trabalho remoto, é preciso estar preparado para elas. Felizmente, essa é a parte mais fácil!
Hoje existe uma grande oferta de cursos preparatórios que são de fácil acesso e democratizam o ensino e a educação.
Se você tem interesse pela área de tecnologia, por exemplo, que é um dos campos com mais vagas de trabalho remoto, você pode procurar cursos preparatórios de TI e informática, como é o caso de Big Data, desenvolvedor back-end, programadores Full Stack e uma série de outras oportunidades.
Já se você se interessa mais pelo setor administrativo, pode começar se preparando com cursos como assistente administrativo, administração de contas ou outros das áreas de administração e gestão.
O mesmo vale para as áreas de marketing, contabilidade, recursos humanos e outras.
Com uma rápida pesquisa você vai encontrar diversas vagas de trabalho remoto, mas precisa estar preparado para elas.
Os cursos do Senac, além de terem o renome que você já conhece, são atualizados e desenvolvidos de acordo com as exigências buscadas pelo mercado.
Então não deixe de aproveitar e conheça agora os cursos do Senac RJ que podem te proporcionar acesso às melhores vagas remotas!
O que diz a CLT sobre o trabalho remoto?
A lei 14.442/22, promulgada em setembro de 2022, regulamenta e estabelece as diretrizes para a modalidade. Alguns detalhes também podem ser encontrados no artigo 75-B da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Segundo a legislação, os trabalhadores em regime CLT devem ter os equipamentos de teletrabalho fornecidos pelo empregador, além da garantia dos seus direitos básicos.
O artigo 75-B, também estabelece que “o comparecimento, ainda que de modo habitual, às dependências do empregador para a realização de atividades específicas que exijam a presença do empregado no estabelecimento não descaracteriza o regime de teletrabalho ou trabalho remoto”.
Por fim, de acordo com a legislação, o colaborador pode prestar serviços por jornada, fazendo o controle de horas, ou por tarefa, isto é, sem necessidade de acompanhamento de tempo.
Como o trabalho remoto revolucionou a forma de trabalho nos últimos anos?
Em 2020, com a pandemia de Covid-19, de uma hora para outra muitas empresas foram obrigadas a adotar o modelo home office.
Mas na verdade a pandemia só adiantou uma tendência que aos poucos vinha se formando no Brasil e no mundo: a do trabalho à distância.
Um estudo do grupo Boston Consulting Group e Scoop Technologies realizado entre os anos de 2020 e 2022, mostrou que as organizações totalmente remotas ou que permitem aos profissionais irem ao escritório quando quiserem, aumentaram sua receita em 21% no período.
Enquanto isso, nas híbridas e presenciais esse crescimento foi de apenas 5%.
No entanto, o modelo ainda tem muito o que evoluir, pois muitos líderes ainda ficam receosos de optar pelo regime remoto.
É o que mostra uma pesquisa realizada pela Microsoft WorkLab em 2022, com 20.000 pessoas, mostrando que pelo menos 85% dos líderes não confiam no desempenho dos seus colaboradores no trabalho longe da empresa.
A pesquisa ocorreu em 11 países, mas de qualquer maneira, existem inúmeras ofertas de vagas remotas no Brasil e até fora dele para quem não abre mão dessa modalidade.
Quais são os benefícios do trabalho remoto?
Existem diferentes vagas à distância, até mesmo para estagiários, por isso o trabalho remoto sem experiência também é uma oportunidade para algumas áreas.
Veja os principais benefícios da modalidade!
Atração de talentos de diversas partes do Brasil e do mundo
Para as empresas, a atração de talentos a nível nacional e até internacional é uma grande vantagem.
Quando não há limitações geográficas, as empresas podem ampliar consideravelmente a oferta de vagas e ter acesso a uma diversidade muito maior de profissionais qualificados.
Qualidade de vida
Já para o funcionário uma das características que mais pesam, definitivamente é a qualidade de vida.
Quem trabalha de maneira remota economiza tempo com deslocamento diário até o escritório e pode encontrar o lugar mais confortável para a realização do seu serviço.
Essa economia de tempo gasto no trabalho, é ganho de tempo em qualidade de vida, que pode ser gasto com a família, na prática de atividades físicas ou na rotina pessoal.
Leia também: Saiba quais são as profissões que não precisam de faculdade para trabalhar!
Redução de custos
A redução de custos é uma vantagem para as empresas, que não precisam gastar com escritório físico e todas as despesas geradas por ele, nem como vale-transporte para os funcionários.
Um levantamento feito entre os meses de março de 2020 a junho de 2021, mostrou que o governo federal economizou R$ 1,5 bilhão com teletrabalho na pandemia.
Dentre as economias destacam-se: diárias; passagens e despesas com locomoção; serviços de energia elétrica; serviços de água e esgoto; além de cópias e reprodução de documentos.
Já o funcionário economiza com deslocamentos, alimentação fora de casa e vestuário para o trabalho.
Flexibilidade
Por fim, as vagas remotas também oferecem flexibilidade em termos de horários (em alguns casos) e localização.
Dessa maneira, os colaboradores conseguem ajustar sua jornada de trabalho de acordo com suas necessidades pessoais e profissionais.
O resultado é bom para ambos os lados: mais satisfação do colaborador e mais produtividade para o time.
Se você está em busca de vagas remotas para ter essa flexibilidade, a especialização pode ser um dos melhores caminhos para chegar lá.
O Senac tem diversos cursos que podem facilitar o acesso a vagas remotas, oferecendo mais capacitação e habilidades técnicas para a área que você deseja.
Conheça os cursos disponíveis no Senac RJ e comece agora a transformar o seu futuro!
Conclusão
O trabalho remoto possui benefícios inegáveis, tanto para empresas quanto para colaboradores, além de ser uma opção bastante popular entre os trabalhadores.
No modelo, os profissionais não precisam comparecer à empresa para trabalhar, podendo operar suas atividades de qualquer lugar, desde que haja a telecomunicação necessária para isso.
Essa modalidade, impulsionada pela pandemia, oferece oportunidades únicas de crescimento e produtividade para o colaborador, além de economia para as empresas.
E você, já trabalhou de maneira remota ou gostaria de tentar essa oportunidade?