Sustentabilidade nas empresas: saiba o que é e como trabalhar na área!

A sustentabilidade nas empresas envolve o crescimento do negócio levando em conta os aspectos sociais, econômicos e sustentáveis. Confira!

Mercado de Trabalho
Mãos unidas representando a sustentabilidade nas empresas

A sustentabilidade nas empresas é um assunto cada vez mais discutido e cobrado pela sociedade. É por isso que as carreiras em desenvolvimento sustentável estão em alta e tendem a continuar em crescimento.

A boa notícia é que dá para trabalhar com sustentabilidade em diversas áreas, seja na área da engenharia, da agricultura, da moda ou nas empresas e indústrias de diferentes segmentos.

Isso porque as empresas precisam desenvolver e implementar estratégias que estejam alinhadas com o ESG, sigla para Environmental, Social and Governance ou, em português, Ambiental, Social e Governança.

Confira um guia para saber mais sobre o assunto, e ao final veja como começar a trabalhar na área!

O que é sustentabilidade nas empresas?

A sustentabilidade nas empresas é o conjunto de práticas que integra o gerenciamento dos aspectos ambientais, sociais e econômicos da organização.

Ela visa o crescimento do negócio, mas de maneira equilibrada com foco no crescimento sustentável.

Para isso, considera-se importante levar em conta, além do aspecto ambiental, práticas que respeitam colaboradores e parceiros e que visam o crescimento econômico de maneira coerente com o bem-estar do planeta.

Qual a importância da sustentabilidade para a empresa?

À medida que o cenário ambiental demonstra mais dificuldades e instabilidade, cada vez mais os consumidores estão atentos ao uso de recursos de maneira responsável pelas empresas.

Se uma empresa está comprometida com as práticas sustentáveis ela está mais suscetível a ser escolhida pelo consumidor no momento da compra.

Isso porque 66% dos consumidores tomam decisões de compra com base no impacto ambiental de um produto ou serviço, e 68% com base no impacto ético. 

É o que diz a pesquisa Future Consumer Index, da EY, realizada com 21.000 entrevistados de 27 países.

Entre os brasileiros, por exemplo, 73% se dizem profundamente preocupados com a fragilidade do planeta.

Ou seja, a preocupação com a sustentabilidade é mais do que um simples posicionamento e pode ter impacto direto nas vendas das companhias.

Quais são os pilares da sustentabilidade nas empresas?

Os três pilares da sustentabilidade empresarial estão ligados às pautas ESG. Veja, abaixo.          

Ambiental

É inegável o impacto que as empresas possuem no meio ambiente, por isso, elas devem se responsabilizar por isso e adotar práticas menos agressivas ao planeta.

Dentre as práticas que podem ser adotadas estão a redução das emissões de carbono, o uso consciente da água e o reuso quando possível, a utilização de matérias-primas renováveis, dentre muitos outros. 

Econômica

Escolher a sustentabilidade não significa abrir mão da economia da empresa, mas ao mesmo tempo, não olhar de maneira exclusiva para as finanças.

O pilar econômico visa garantir que a empresa permaneça rentável e tenha uma governança adequada até mesmo pelo valor que isso tem perante os investidores.

Social

Já a sustentabilidade social olha para o capital humano e o impacto das empresas na vida em sociedade, afinal, existe um impacto direto ou indireto na comunidade local.

Dentre os exemplos de projetos de sustentabilidade nas empresas voltados ao aspecto social estão, por exemplo, a promoção do bem-estar dos colaboradores e da comunidade, o oferecimento de condições de trabalho dignas, a igualdade de direitos humanos e oportunidades, etc.

Leia também: Saiba quais são as profissões que não precisam de faculdade para trabalhar

Como promover a sustentabilidade nas empresas?

Algumas medidas a serem adotadas são:

  • transparência nos processos;
  • gestão eficiente de resíduos;
  • optar por fornecedores sustentáveis na cadeia de suprimentos;
  • desenvolver uma política de sustentabilidade, com objetivos e metas mensuráveis;
  • realizar treinamentos e capacitar funcionários;
  • fomentar uma cultura organizacional alinhada com os objetivos ESG;
  • apoiar projetos que beneficiam a comunidade local;
  • divulgar regularmente relatórios e ser transparente com fornecedores, consumidores e funcionários;
  • fazer alianças estratégicas e parcerias com ONGs e outras empresas na promoção de práticas sustentáveis em larga escala.

Leia também: Melhores cursos profissionalizantes: um guia completo de como transformar sua carreira! 

Quais os benefícios da sustentabilidade nas empresas?

As empresas que optam por processos mais sustentáveis podem obter:

  • vantagem competitiva frente a organizações que não adotam práticas sustentáveis;
  • redução de custos no longo prazo, diminuição do consumo interno e oportunidade de ganho de novos clientes e possibilidades de negócio;
  • melhora da imagem da empresa entre colaboradores e consumidores;
  • ganho em qualidade de vida para funcionários e comunidade;
  • preservação do meio ambiente e contribuição efetiva na consciência ambiental.

Leia também: 4 cursos que vão ajudar na sua jornada empreendedora

Como as empresas estão se adaptando à sustentabilidade empresarial?

Muitas empresas têm buscado se adaptar às novas demandas de mercado e, por isso, tem implementado políticas efetivas sociais, de sustentabilidade e governança.

E essas adaptações exigem pessoal especializado na área e profissionais aptos a lidar com essas perspectivas.

Isso significa que se você quiser trabalhar na área não vão faltar oportunidades e você pode começar em setores comuns, como no de recursos humanos e gestão de pessoas, marketing e administração. 

Se você trabalhar com pessoas, por exemplo, pode adotar maneiras de humanizar o atendimento, buscar equidade e criar programas que incentivem o pilar social.

Já na governança, as práticas de transparência podem começar nos processos internos, com a segurança da informação, a prestação de contas adequada, a conformidade com a lei, etc.

Isso te dá liberdade para começar a trabalhar com sustentabilidade em diferentes áreas de uma empresa. Veja quais cursos podem te ajudar a trabalhar com sustentabilidade no futuro:

O Senac RJ oferece o conhecimento que você precisa para chegar até a carreira que você sempre sonhou. 

Você pode optar por cursos de capacitação, técnicos, de graduação, de pós-graduação, especialização e programas de educação a distância.

Oferecemos uma grande variedade de cursos, desenvolvidos de acordo com as exigências do mercado e eles podem ser a porta de entrada para a sua nova profissão na área de sustentabilidade.

Nossa metodologia de ensino, além da teoria, oferece ao estudante a prática e a aplicação real do seu aprendizado.

Conheça outros cursos do Senac RJ e se prepare para o mercado de trabalho! 

Conclusão

A sustentabilidade nas empresas é essencial para o crescimento equilibrado e consciente dos negócios, integrando aspectos ambientais, sociais e econômicos. 

Adotar práticas sustentáveis traz inúmeras vantagens para as empresas e estar informado sobre o assunto é um ponto positivo para qualquer colaborador.

As empresas que se adaptam às novas demandas de sustentabilidade não só contribuem para a preservação ambiental, mas também promovem o bem-estar dos colaboradores e o crescimento do negócio de maneira equilibrada. 

Profissionais qualificados são fundamentais nesse processo, e há diversas áreas e cursos disponíveis para quem deseja atuar nesse campo promissor. 

Conte com o Senac RJ e comece agora a se especializar!

Você também poderá gostar