As dificuldades enfrentadas ao fazer a escolha de profissão

A escolha da profissão é uma decisão a ser tomada cada vez mais cedo pelos jovens e representa um momento decisivo para a vida futura de cada um.

Mercado de Trabalho
Rascunho automático 5

A escolha da profissão é uma decisão a ser tomada cada vez mais cedo pelos jovens e representa um momento decisivo para a vida futura de cada um. Muitas vezes, as opções escolhidas são influenciadas pelos pais, amigos, tecnologias, salários, meio social e até mesmo pelo índice de desemprego, e deixam de lado o que é considerado mais importante pelos especialistas em testes de aptidão: a vocação e a identificação profissional. Para uma escolha de tamanha proporção é necessário maturidade, vivência e independência dos pré-vestibulandos, características que aos 17 anos são consideradas muito raras. Afinal, estes jovens estão no meio da chamada fase de confusão e insegurança com as escolhas e com o próprio corpo.

As dificuldades podem ser inúmeras, principalmente porque o número de profissões aumenta cada vez mais e o mercado de trabalho torna-se cada vez mais exigente e competitivo. Muitas vezes, os próprios pais querem ter o direito de se realizar profissionalmente se projetando nas escolhas do filho, o que faz com que o adolescente se sinta desorientado e pressionado a seguir uma carreira contra a sua vontade. Toda ajuda é bem-vinda para auxiliar as tomadas de decisões, mas a escolha efetiva deve pertencer somente ao vestibulando. É importante fazer o que se gosta e ter o livre arbítrio de escolher o que quer, sem a intervenção dos pais, contando apenas com seu apoio e aceitação.

Em pesquisas relacionadas, cerca de 20% dos estudantes acabam desistindo do curso ainda no primeiro semestre, ou seja, mais de um milhão de universitários percebem a escolha errada. Para evitar casos como este, algumas atitudes podem diminuir as decepções futuras, como por fazer uma busca rigorosa de informação, em diferentes fontes – na escola, na família, na universidade que pretende cursar e com profissionais experientes -, tanto sobre si próprio, quanto sobre as muitas carreiras existentes, o mercado de trabalho e as muitas frentes em que ele pode atuar. Além disso, dicas mais práticas podem ser colocadas em ação: identificar a área de interesse na escola, projetar-se no futuro, identificar os pontos fracos e fortes e evitar as idealizações também são atitudes que facilitam a escolha.

Apesar da difícil decisão, a entrada em uma faculdade de reconhecimento é importantíssima para um futuro de sucesso na carreira escolhida. A Faculdade Senac conta com cursos credenciados pelo MEC e uma estrutura de primeira linha para atender as necessidades dos alunos no ramo de tecnologia e turismo. Aproveite as inscrições abertas e confira as datas dos próximos vestibulares. Acesse o link.

Reportagem de Letícia Negresiolo

Você também poderá gostar