Aprendendo a escolher

.

Mercado de Trabalho
Aprenda a escolher a sua profissão 1

Quando tinha 10 anos o Lucas era fã do Laboratório do Dexter, desenho animado em que um menino prodígio tinha um laboratório secreto. Naquela época, Lucas queria ser médico, do tipo cientista, que estudasse insetos no mato, guardasse besouros em potes e explorasse cachoeiras, coisas que ama até hoje. O tempo passou e no final do ensino médio ele optou pela faculdade de… Comércio Exterior.

 Uma decisão pouco natural?

Morando no interior de São Paulo na época, com grandes multinacionais e um mercado de trabalho aquecido por perto, Lucas fez sua opção pensando nas oportunidades locais e em habilidades pessoais que sabia que tinha por ser um cara comunicativo e gostar de gente. Parecia perfeito, né?

Só que, um ano e meio depois ele não estava nada feliz. Primeiro, porque não se identificou com o curso, muito mais voltado para as áreas administrativa e contábil, o que o surpreendeu. Depois, porque descobriu que sua habilidade de se relacionar não seria tão necessária assim na rotina da profissão. Mudar não foi nada fácil, mas ele tomou coragem, teve o apoio dos pais e começou tudo de novo.

Estudando melhor suas preferências

Para escolher a nova carreira, Lucas percebeu que devia levar em conta o que realmente gostava de fazer e estudar a fundo suas áreas de interesse. Sabe o que aconteceu? Ele juntou sua curiosidade científica dos tempos do Dexter com o amor pela natureza e se encontrou na Biologia. Já fez dois estágios em ramos bem distintos da área e agora, com a formatura em julho atrasada pela pandemia, fez dois cursos on-line no Senac RJ sobre legislação e licenciamento ambiental que complementaram em cheio sua formação profissional.

A sensação de ter perdido tempo, do início, mudou quando o Lucas percebeu a experiência de autoconhecimento, de lidar com a frustração e de ter mais resiliência, que viveu e que certamente vai ajudá-lo nas suas próximas decisões. Dá um check no aprendizado que ele tirou dessa história e que já colocou em prática para escolher a nova profissão:

Aprenda a escolher a sua profissão

Se você também tem uma história profissional que trouxe aprendizados para sua vida, compartilhe com a gente no Instagram. Marque o @Senac_RJ e a #CopiaQueDeuCertoSenac.

Você também poderá gostar