Sistema Fecomércio RJ realiza a Semana da Integridade

Evento terá painéis com secretário municipal de Governo e Integridade Pública do Rio, advogada especialista em Compliance e Governança Corporativa e ex-ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, no dia 7 de dezembro.

Institucional
Sistema Fecomércio RJ realiza a Semana da Integridade 3

Focado na transparência e boa governança, o Sistema Fecomércio RJ realiza a Semana da Integridade trazendo uma série de painéis sobre Integridade, Environmental, Social and Governance (ESG) e Lei Anticorrupção. O encontro será realizado na terça-feira, dia 7 de dezembro, a partir das 10h, com transmissão on-line no canal da Fecomércio RJ no YouTube.

O painel de abertura ficará a cargo do secretário municipal de Governo e Integridade Pública Marcelo Calero, no qual apresentará o Programa Carioca de Integridade e Transparência – Rio Integridade, que tem como fundamento a efetivação, na administração municipal, de práticas de integridade pública, por meio de governança e conformidade, e de práticas de transparência e gestão de dados.

Na sequência, a advogada e especialista em Compliance e Governança Corporativa Roberta Carneiro Föppel, também membro do Comitê de Auditoria Estatutário da Embasa, abordará o tema ESG e Combate à Corrupção em uma análise sobre a relevância dos vieses ambiental, social e de governança dos negócios, mitigando casos de causem prejuízos financeiros e reputacionais às empresas e impactos negativos à sociedade.

O terceiro painel caberá ao advogado e ex-ministro-chefe da Controladoria-Geral da União Valdir Simão, que abordará os 8 anos da Lei Anticorrupção: desafios e perspectivas. A Lei 12.846, de 2013, é fruto de compromissos internacionais assumidos pelo Brasil no combate à corrupção, prevendo a responsabilização objetiva, no âmbito civil e administrativo, de empresas que praticam atos lesivos contra a administração pública nacional ou estrangeira.

O evento da Semana da Integridade celebra o Dia Internacional Contra a Corrupção e faz parte de uma série de ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Sesc, Senac, IFec e Fecomércio RJ – casas que compõem a entidade, pautadas pelo Programa de Integridade e pelo Código de Conduta Ética, instaurados em 2020 e revisados em 2021.  Durante o evento, serão lançados também o segundo treinamento para colaboradores, dentro da temática da Integridade, a versão reformulada do Código de Conduta Ética e o novo Código de Conduta Ética para Fornecedores, que visa garantir o alinhamento com os valores morais, éticos e responsáveis adotados pelo Sistema Fecomércio RJ.

Também neste movimento, o Sistema Fecomércio RJ já aderiu ao Pacto Empresarial pela integridade e Contra a Corrupção do Instituto Ethos, em um compromisso público para aprimorar modelos éticos de governança; e visa figurar no Cadastro Nacional de Empresas Comprometidas com a Ética e a Integridade (Empresa Pró-Ética), que avalia e divulga as companhias voluntariamente engajadas na construção de um ambiente de integridade e confiança nas relações comerciais.

Serviço

Semana da Integridade | Sistema Fecomércio RJ
Dia e horário:
7 de dezembro, terça-feira, às 10h
Transmissão on-line em https://bit.ly/3ptcMc1

Você também poderá gostar

Destaques

NINGUÉM FAZ O QUE A GENTE FAZ

Fomos criados e somos mantidos pelos empresários do Comércio de Bens, Serviços e Turismo para levar bem-estar social e educação profissional que transformam as pessoas e suas histórias. Um trabalho que há mais de 70 anos tem impacto como nenhum outro, por sua diversidade e alcance no Estado do Rio de Janeiro. Mais do que sobre números, falamos de resultados. Mas se você quiser conhecer os números, a gente também orgulho de mostrar. Aperte o play e saiba mais.