Sesc e Senac RJ apresentam perspectivas e oportunidades de desenvolvimento da região do Médio Paraíba

O encontro aconteceu nesta terça-feira, dia 17, durante almoço no Espaço M, em Barra Mansa

Institucional
Sesc e Senac RJ apresentam perspectivas e oportunidades de desenvolvimento da região do Médio Paraíba
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someone

 

O Sesc e o Senac RJ, em parceria com o Sicomércio Barra Mansa, reuniram nesta terça-feira, dia 17, durante um almoço, representantes de órgãos públicos, líderes empresariais e sociedade civil para apresentar perspectivas e oportunidades de desenvolvimento da região do Médio Paraíba. O encontro aconteceu no Espaço M, em Barra Mansa, com a presença do Interventor do Sesc/Senac RJ, Luiz Gastão Bittencourt; do presidente do Sicomércio Barra Mansa, Alberto dos Santos Pinto; do Prefeito da cidade, Rodrigo Drable; do Presidente da Camara dos Vereadores, Marcelo Borges; e do deputado Alexandre Serfiotis.

“Hoje nosso grande objetivo é fortalecer o Sesc e o Senac para que possam voltar a fazer parte do dia a dia da coletividade do estado do Rio de Janeiro”, explica Luiz Gastão Bittencout.

O interventor adiantou que já estão previstas melhorias de infraestrutura na unidade Sesc Barra Mansa. Até julho estão sendo realizadas reformas no casarão e no teatro, além de uma reformulação da área de alimentação.

Em relação ao Senac RJ, a oferta de cursos vocacionais será ampliada para atender as principais demandas da região em áreas como hotelaria, gastronomia, entre outras relacionadas ao setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

“Vamos reformular os programas na certeza que essas ações irão contribuir para educação, cultura, esporte e lazer na região”, conclui Gastão.

O setor

O setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo reúne mais de 349 mil empresas, que respondem por 38,4% do Valor Adicionado do Estado e representam 62,2% dos estabelecimentos fluminenses. Desse total, cerca de 80% corresponde a microempresas. É o setor que mais emprega, gerando cerca de 2 milhões de empregos formais, que equivalem a 42,6% dos postos de trabalho com carteira assinada no estado. Integram esta rede de estabelecimentos o comércio de varejo (37%), comércio de atacado (7%), serviços (44%) e turismo (12%), distribuídos em regiões com características muito distintas.

Barra Mansa constitui a região do Médio Paraíba, ao lado de outros 11 municípios: Barra do Piraí, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda. Juntos, abrangem uma dimensão territorial de 6.187,3 km², que corresponde a 14,1% do território do Estado do Rio de Janeiro. Barra Mansa possui a segunda maior população do Médio Paraíba, com 180 mil habitantes, e responde pelo 3º maior PIB, estimado em mais de R$ 5 bilhões. O município gera 37.382 empregos, sendo que o setor de Comércio, Serviços e Turismo é o maior empregador, com 37,4% dos postos de trabalho.

Atuação regional

O Senac RJ atua permanentemente na região oferendo cursos de qualificação profissional nas unidades Barra Mansa, Barra do Piraí e Resende. O Sesc também está presente em Barra Mansa, onde há serviços esportivos, área de lazer com piscina e atividades culturais.

No Senac Barra Mansa, por exemplo, iniciam ainda no mês de abril, novas turmas para cursos de Maquiador e Informática básica. Em maio, estão previstas outras oportunidades em áreas como Saúde, Moda, Beleza, TI, Administração.

E, o Programa de Esportes Sesc lança uma novidade na unidade Sesc Barra Mansa: a partir do dia 17 serão oferecidas aulas de Tênis. As turmas serão contempladas pelo Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) do Sesc, que atende prioritariamente aos associados, seus dependentes e estudantes da rede pública de educação básica oferecendo acesso à cultura, educação social, turismo, esporte e saúde.

Senac RJ

O Senac RJ é uma instituição de ensino que atua há 72 anos na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. Com 37 unidades em todo o estado, a instituição investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes, tendo atingido a marca de 70% de empregabilidade nos últimos anos.

O Sesc RJ tem como objetivo proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida do comerciário, da sua família e da sociedade. Oferece acesso a atividades nas áreas de cultura, saúde, turismo social, educação, esporte e responsabilidade social. Possui 19 Unidades de serviço, quatro Unidades hoteleiras (Copacabana, Nogueira (Petrópolis), Nova Friburgo e Teresópolis), em 12 municípios do estado do Rio de Janeiro, além de unidades itinerantes (BiblioSesc, OdontoSesc, CineSesc).

Você também poderá gostar