Senac RJ discute o setor de Moda na Região Norte Fluminense durante Comitê Técnico Setorial

Evento acontece dia 8 de novembro e reúne as lideranças do setor em Campos dos Goytacazes, com o objetivo de identificar desafios e tendências de mercado e subsidiar soluções de educação profissional

Institucional
Senac RJ promove encontro do Comitê Técnico Setorial para discutir desafios e demandas do setor de Moda no Rio de Janeiro
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someone

O Senac RJ promove, no dia 8 de novembro, em Campos dos Goytacazes, mais uma edição do Comitê Técnico Setorial, desta vez para discutir o setor da Moda na Região Norte Fluminense, que também abrange os municípios de Itaperuna, Itaocara e Santo Antônio de Pádua. O objetivo do evento, que acontece no Hotel Promenade Hotéis e Aparts, é aproximar a instituição de ensino dos principais representantes desse mercado, além de identificar desafios, tendências e necessidades do setor e reunir subsídios para o desenvolvimento de cursos e projetos educacionais alinhados às demandas dos empresários e da sociedade.

O encontro sobre o setor de Moda terá abertura da diretora regional do Senac RJ, Ana Cláudia Martins, e, na sequência, a diretora de Educação Profissional do Senac RJ, Wilma Freitas, falará sobre as principais ações da instituição. Em seguida, será apresentada a palestra “As novas formas de criar conexões com consumidores”, com o consultor de marketing e comunicação de Moda, Fábio Monnerat. Autor do site de moda masculina Über Fashion, o palestrante possui mais de dez anos de experiência em empresas do Rio, tendo passado por marcas como CCM, Lalie Lalou e Salysh. A discussão entre os participantes pretende identificar as principais tendências para o desenvolvimento do setor.

Já na segunda parte do evento, uma reunião de trabalho dos profissionais e técnicos do setor debate desafios e experiências positivas que esses profissionais vivenciam em seu local de trabalho. O Senac RJ pretende investigar a percepção do empresário em relação à instituição, aos profissionais por ela formados e seu papel no desenvolvimento desse setor econômico e identificar as ocupações profissionais mais relevantes para esse mercado. Essas informações poderão embasar a atualização do portfólio dos cursos de educação profissional do Senac RJ.

Comitê Técnico Setorial O Comitê Técnico Setorial é parte de um amplo programa do Senac RJ voltado para o desenvolvimento das vocações regionais do estado. Duas edições do encontro sobre Moda já foram realizadas, em junho, na capital do Rio de Janeiro e, em Petrópolis, no mês de setembro.

Constituído por representantes de empresas, associações de referência, sindicatos patronais e de trabalhadores, membros da sociedade civil, do meio acadêmico e de instituições de pesquisa, ciência e tecnologia, além de especialistas do próprio Senac RJ, o Comitê Técnico Setorial é uma ferramenta de escuta do mercado acerca das demandas do mundo do trabalho, da sociedade e dos diversos setores atendidos pela instituição.

Ainda sobre o tema Moda, o Senac RJ realizou, em 30 de agosto, no Senac Campos, o evento Veste Rio é Aqui, cujo objetivo foi fortalecer o segmento, unindo a expertise de grandes nomes do mercado, oficinas de estilo e sustentabilidade para o público, além de palestras com profissionais da área.

Vocação Regional Segundo dados do IBGE, em 2017, o segmento – que reúne tecidos, vestuário e calçados – foi umas das atividades com maior crescimento no estado e no país. Houve expansão de 7,6% do volume de vendas de produtos da Moda no Brasil e de 4,2% no Rio de Janeiro, quando comparados aos resultados do ano anterior.

Considerado a capital da moda do Brasil, o Rio de Janeiro é dono de um estilo e de uma estética próprios e lança tendências para o país e o mundo. Além de ter um forte mercado interno, o estado influencia todo o setor no país e, se no passado as empresas fluminenses buscavam referências no exterior, hoje o movimento é de mão dupla e o mercado internacional também está atento ao que o Rio usa, produz e vende.

De acordo com levantamento do Senac RJ, o segmento é protagonista na economia fluminense, com 160 mil postos de trabalho formais em 38,9 mil estabelecimentos. Soma-se a isso, sua importância aos cofres públicos: entre janeiro e agosto de 2018, o segmento já recolheu mais de 648 milhões de reais em ICMS, o que representa 3,1% da arrecadação total do imposto.

Campos dos Goytacazes está entre os dez municípios que somam o maior número de estabelecimentos do setor de moda no estado, ao lado do Rio de Janeiro, Nova Friburgo, Petrópolis, Duque de Caxias, Niterói, São Gonçalo, Nova Iguaçu, São Joao de Meriti e Volta Redonda. Juntos, concentram 28.145 de um total de 38.887, o equivalente a 72%. A cidade possui produção de peças de vestuário diversificada e é o principal polo de Moda na região, responsável por 62,1% dos empregos na Cadeia da Moda do Norte Fluminense.

 

Comitê Técnico Setorial – Moda

Dia: 08 de novembro de 2018

Horário: 9h às 14h

Local: Hotel Promenade Hotéis e Aparts – Rua Conselheiro Otaviano, 209 – Centro – Campos dos Goytacazes

 

Programação:

09h – Welcome Coffee
09h30 – Abertura – Diretoria Senac RJ
9h50 – Palestra: “As novas formas de criar conexões com consumidores, com Fábio Monnerat
11h30 – Coffee Break
12h– Atividade: Proposta de avaliação do portfólio de para a Região Norte Fluminense.
14h – Encerramento

Você também poderá gostar