Senac RJ completa 75 anos, se reinventa, inova e consegue resultados positivos mesmo com a pandemia

Em um ano atípico, a instituição, referência em ensino profissional, reafirma o compromisso com a educação, promove a adaptação de aulas presenciais para virtuais e oferece cursos on-line, além de firmar parceria com empresas para oferta de empregos, entre outras ações.

Institucional
Senac RJ completa 75 anos, se reinventa, inova e consegue resultados positivos mesmo com a pandemia 2

O Senac RJ vivencia um momento duplamente especial e único. A instituição – referência em Educação Profissional – completa 75 anos de existência no próximo dia 10, domingo. E há muito a comemorar. Com a missão de educar para o trabalho em atividades do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o Senac RJ atua para o desenvolvimento social do Estado do Rio de Janeiro. Além de 30 unidades operacionais, presentes na capital e em 20 municípios fluminenses, há o reforço de três unidades móveis de ensino nas áreas de Informática e Gestão, Gastronomia e Beleza, o que amplia a cobertura regional da instituição além das unidades fixas. A estrutura do Senac RJ conta hoje com 548 ambientes educacionais, 260 cursos no portfólio e uma taxa de empregabilidade de ex-alunos de 60%, garantindo o retorno do investimento feito em educação.

E este momento atual também é importante para o Senac RJ por outra razão: durante o período de isolamento social, a instituição desenvolveu uma metodologia própria para dar continuidade às turmas em formação de maneira remota. Foram oferecidos cursos on-line gratuitos na área de TI e de preparação para o Enem, entre outras ações, e, em agosto, foram abertas 62 novas turmas com aulas em tempo real e a preços promocionais, seguindo a premissa institucional de transformar vidas por meio da educação.

Ao longo de 2019, as ações formativas do Senac RJ tiveram 1.687 vagas ofertadas no projeto Senac na Comunidade, que promove gratuitamente capacitação e qualificação profissional básica a pessoas em situação de vulnerabilidade social; mais de 23 mil jovens, a partir de 14 anos, foram encaminhados profissionalmente pelo programa Jovem Aprendiz; e outros 22 mil alunos tiveram o apoio do Programa Senac de Gratuidade (PSG) para se capacitarem. Antes de suspender provisoriamente suas atividades por conta da pandemia do Covid-19, o programa Senac na Comunidade formou 51 alunos no município de Três Rios, em fevereiro de 2020.

Os cursos de Formação Inicial e Continuada atraíram mais de 41 mil alunos, ao passo que os cursos técnicos tiveram mais 14 mil matrículas em 2020. Já os estudantes de graduação, pós-graduação e especialização somaram mais de 900 alunos, que investiram na trilha da educação como diferencial em suas carreiras. Em números globais, o Senac RJ teve uma carga horária superior a 11 milhões de horas/aula, mesmo na pandemia, e atendeu mais de 56 mil alunos no ano passado, reunindo todos os níveis de ensino, da aprendizagem à pós-graduação.

Feira Virtual

A Feira Virtual teve um papel relevante para a inclusão social neste momento adverso. O evento realizado em formato remoto foi a saída encontrada pelo Senac RJ para contribuir com a parcela da população em busca de recolocação no mercado de trabalho ou mesmo do primeiro emprego nas circunstâncias impostas pela pandemia. Foram oferecidas duas edições, em março e em outubro de 2020: a primeira com ênfase na linha de frente contra a Covid-19, nas áreas de Saúde e serviços essenciais e a segunda focada na retomada da atividade econômica.

No total, a ação recebeu 34 mil visitas. Foram oferecidas mais de 7 mil vagas de trabalho em parceria com mais de 500 empresas, com mais de 94 mil candidaturas. Além disso, foram apresentadas 9 mil orientações de carreira por meio de videoconferências, fóruns, chats e palestras digitais gratuitas. O Banco de Oportunidades do Senac RJ ainda disponibilizou e-books, podcasts e tutoriais voltados à formação profissional dos visitantes.

Você também poderá gostar