Seeduc e Senac RJ certificam estudantes da rede pública estadual em cursos de capacitação profissional

Cerimônia será nesta quarta-feira, 19 de dezembro, às 11h, com presença do secretário Wagner Victer. Alunos do Ensino Médio de escolas da Rocinha, Maré, Morro do Alemão, Rio das Pedras e Duque de Caxias se preparam ingressar no mercado de trabalho após receberem qualificação nas áreas administrativas e de logística.

Institucional
Seeduc e Senac RJ certificam estudantes da rede pública estadual em cursos de capacitação profissional 1
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someone

A Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Seeduc) e o Senac RJ realizam nesta quarta-feira, 19 de dezembro, às 11h, cerimônia de formatura de quase 200 estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual que concluíram cursos de capacitação profissional oferecidos pelo Senac RJ nas áreas administrativa e de logística. Os jovens, de comunidades do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense, receberão os certificados das mãos do secretário Wagner Victer e da diretora de Educação do Senac RJ, Wilma Freitas. O evento será no auditório da Secretaria (Avenida Professor Pereira Reis, 119 – Santo Cristo).

Seeduc e Senac RJ certificam estudantes da rede pública estadual em cursos de capacitação profissional 2 Seeduc e Senac RJ certificam estudantes da rede pública estadual em cursos de capacitação profissional

A iniciativa faz parte de termo de cooperação firmado entre o Senac RJ, o Sesc RJ e a Seeduc em junho deste ano. A parceria, que deverá beneficiar no total até 250 mil alunos no estado, também contempla a realização de atividades de recreação, prática esportiva, atendimentos gratuitos de saúde, ações sociais e educativas e atividades culturais para os estudantes fluminenses.

Nesta fase do projeto, os alunos certificados, que têm entre 16 e 18 anos, cursam o segundo ou terceiro ano do Ensino Médio nos CIEPs 303 Ayrton Senna, na Rocinha, e 198 Profª Rosa Ferreira de Mattos, em Duque de Caxias, e nos colégios estaduais João Borges de Moraes, na Maré, Olga Benário Prestes, no Morro do Alemão e Euclides da Cunha, em Rio das Pedras. Eles receberam a qualificação profissional como complementação à formação escolar nos cursos de Assistente Administrativo e Assistente de Operações em Logística e no programa Portal do Futuro.

O curso Assistente Administrativo tem foco no desenvolvimento das competências profissionais necessárias para atuação em atividades de apoio administrativo de uma organização. Já o curso de Assistente de Operações em Logística tem foco no desenvolvimento das competências profissionais necessárias para atuação nas atividades relacionadas aos processos de operações logísticas e gestão de materiais dentro das organizações. Ambos têm duração de quatro meses.

Já o Portal do Futuro tem por objetivo atuar junto aos adolescentes para transformá-los tanto no convívio social quanto prepará-los para a vida profissional. Também com quatro meses de duração, o projeto é composto por oficinas que compõem três projetos: Ser Pessoa, Ser Cidadão e Ser Profissional. Na primeira fase, atividades de autoconhecimento e reforço da autoestima auxiliam os jovens a traçar perspectivas concretas de futuro. Na etapa seguinte, o foco são os direitos, deveres e o papel do indivíduo nas comunidades em que vivem.  Na terceira e última fase do programa, os jovens recebem 160 horas de capacitação profissional em Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Operações em Logística. Por fim, o aluno passa por 28 horas de vivência em empresas para observar o cotidiano de trabalho.

Os estudantes certificados também poderão participar do Banco de Oportunidades, centro de carreira do Senac RJ que encaminha, gratuitamente, estudantes concluintes dos cursos de educação profissional para oportunidades de emprego e estágios em empresas parceiras.  O Senac RJ tem compromisso com a empregabilidade e o Banco de Oportunidades faz a ponte do aluno com o mercado de trabalho. Além de ser um serviço gratuito para estudantes e empresas, oferece orientação para alunos obterem sucesso em entrevistas de emprego e promove palestras abertas ao público com dicas sobre o mercado de trabalho.

Você também poderá gostar