Outubro Rosa 2021: Previna-se!

Em atenção ao Outubro Rosa, apresentamos dicas de prevenção e cuidado. Previna-se contra o câncer de mama.

Institucional
Rascunho automático 50

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Corresponde a cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. Também pode se manifestar em homens, apesar de muito raro, cerca de menos de 1% do total de casos.

Breve explicação
Nosso corpo é formado de células que se organizam, se dividem, amadurecem e morrem e se renovam a cada ciclo. Quando as células sofrem danos pode resultar na divisão desordenada produzindo células defeituosas que conhecemos como câncer ocorrendo de forma benigna ou maligna. É uma doença que pode ter um componente hereditário causado por maus hábitos como, por exemplo, o tabagismo ou fatores ambientais.

Como se prevenir?
Várias pesquisas têm sido desenvolvidas há muitos anos. A ciência busca explicações para o aparecimento, tratamento, cura e prevenção. Mas adotar uma vida saudável através de atividades físicas e escolhas de alimentação mais adequadas, além de exames periódicos auxiliam na prevenção e diminuição dos fatores de riscos.

Em caso positivo, o que fazer?
Não receba a notícia como uma sentença irreversível. Os casos de cura são reais. É importante procurar um profissional de saúde ao encontrar algum sinal.  Para entender melhor sobre os fatores de riscos, sinais e sintomas, além de como prevenir e os tipos de tratamento, consulte o e-book especial do Outubro Rosa com essas informações. Clique aqui.

Se você tem entre 50 a 69 anos, o Ministério da Saúde recomenda a mamografia de rastreamento – quando não há sinais nem sintomas – a cada dois anos. Dessa forma, é possível um diagnóstico precoce, que ajuda a reduzir o número de mortes e permite chegar à cura com um tratamento menos agressivo.

Prevenir o câncer de mama é um ato diário!

Esse conteúdo foi produzido pela Equipe de Educação em Saúde do Sesc RJ.

Você também poderá gostar

Destaques

NINGUÉM FAZ O QUE A GENTE FAZ

Fomos criados e somos mantidos pelos empresários do Comércio de Bens, Serviços e Turismo para levar bem-estar social e educação profissional que transformam as pessoas e suas histórias. Um trabalho que há mais de 70 anos tem impacto como nenhum outro, por sua diversidade e alcance no Estado do Rio de Janeiro. Mais do que sobre números, falamos de resultados. Mas se você quiser conhecer os números, a gente também orgulho de mostrar. Aperte o play e saiba mais.