Nossos alunos são finalistas do Hacking Help 2020

Orgulho de fazer parte!

Institucional
Alunos da Faculdade Senac RJ são finalistas do Hacking.Help 2020

Duas equipes de alunos da pós-graduação e uma aluna da graduação da Faculdade Senac RJ se classificaram para a final do Hacking.Help 2020, maratona hacker on-line realizada pelo Hacking.Rio no fim de semana de 22 a 24 de maio.

Com o desafio de propor soluções para os problemas que estamos enfrentando em decorrência da pandemia da Covid-19, sete estudantes da especialização em Big Data e da Pós-Graduação em Engenharia de Software, e uma aluna da graduação em Hotelaria, divididos em três times, criaram aplicativos para a área da saúde.

As equipes garantiram um lugar na final depois de ficarem entre os 36 melhores colocados na competição, que contou com participantes de vários lugares do mundo, dentre as nações que fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Os participantes tiveram 48 horas para apresentar um protótipo a partir de problemas propostos pelo Hacking.Help relacionados à Covid-19. Aos problemas, que já eram difíceis por natureza, foram somados os desafios de realizar todo o desenvolvimento on-line e a distância, com cada participante na sua própria casa para respeitar o isolamento social.

Para Clayton Chagas, coordenador da Faculdade Senac RJ e orientador dos times da pós-graduação, mais importante do que o resultado em si é chegar ao final da prova e levar consigo tudo o que se aprende ao longo dela. “Os projetos cumpriram muito bem todos os requisitos e têm viabilidade técnica. Estamos muito satisfeitos com o resultado alcançado”, afirma Clayton.

Nossos alunos, nosso orgulho

As duas equipes do Senac RJ desenvolveram aplicativos, com versões mobile e desktop, voltados para a área da saúde. O time Senatec criou o app “Onde tem leito?”, que auxilia pacientes diagnosticados com Covid-19 ou sintomas graves de outras doenças a identificar leitos de UTI disponíveis por meio de geolocalização. A ferramenta mostra leitos existentes em hospitais públicos e privados, permitindo que o usuário filtre a pesquisa por tipo de leito, bairro de localização e tipo de administração.

Líder do time, a aluna Ana Carolina Braga conta que foi sua terceira participação em eventos dessa natureza, mas que essa foi a primeira vez on-line. Ela afirma que o grupo trocou ideias o tempo todo de forma remota, em muitos canais, e ressalta a importância dessa comunicação para alinhar todos os pontos do projeto. “Conseguir leitos é burocrático, mas a doença não espera. Seria ótimo se conseguíssemos implementar esse projeto para auxiliar os pacientes, juntamente com os médicos que os acompanham”, diz Ana Carolina.

Já o desafio do time Senac Rio Saúde 1 era garantir que os profissionais de saúde dos postos e prontos-socorros públicos continuassem atentos aos sintomas do câncer infantojuvenil mesmo em meio a todo o contexto da Covid-19.

O aplicativo Saúde Kids é uma solução de triagem remota para crianças com suspeita de câncer que, por meio de um questionário on-line baseado no protocolo de diagnóstico precoce recomendado pelo Ministério da Saúde, permite fazer uma análise preditiva que indica o grau de risco do paciente sem que ele precise sair de casa, enviando os resultados diretamente para a equipe médica.

“Foi a primeira vez que participei de uma maratona hacker e o desafio foi muito engrandecedor. Tivemos uma boa experiência de trabalho em equipe e, apesar de estarmos isolados, conseguimos extrair o melhor de cada um”, afirma o líder da equipe, o aluno Ricardo Reis.

A aluna de Hotelaria da Faculdade Senac RJ, Maria Julia dos Santos, integrou a equipe finalista Cardel Pintado. O time desenvolveu o “CanTrainee”, uma plataforma on-line para formação e treinamento de profissionais de saúde visando maior assertividade no reconhecimento de prováveis casos de câncer infantojuvenil. Por meio de uma metodologia gamificada, os usuários têm contato com diversas personas que traduzem, de maneira empática, as condições vividas por cada paciente.

 

 

Você também poderá gostar