Black Friday: 4 dicas para comprar com segurança pela internet
Saiba como aproveitar os descontos sem cair em ciladas

Que 2020 foi um ano diferente todos concordam, mas uma coisa que não mudou foi a Black Friday. Ela segue plena e cheia de oportunidades para você aproveitar preços mais baixos, mas também com oportunidades de cair em promoções falsas na internet. Por isso, convidamos o especialista em Tecnologia da Informação e Instrutor do Senac RJ Claudio Rafael Filgueira para compartilhar dicas de segurança e ajudar você a aproveitar os descontos. Vale a pena conferir!
1. Use comparadores de preço
Atualmente é possível acompanhar o histórico dos valores de um determinado produto ao longo do tempo por meio de sites como o Buscapé, que oferecem um serviço gratuito de pesquisa de preços que podem ser verificados por condição de pagamento e por melhores descontos. Você ainda pode criar um alerta para quando um produto chegar próximo ao valor que deseja pagar.
2. Verifique a segurança do site
A primeira coisa a se observar é: no ato da conclusão da compra, o site fornece o protocolo de segurança que faz com que a comunicação seja segura e criptografada, diminuindo drasticamente o risco da operação – https – e não somente http no endereço do site.
Isso pode ser verificado na barra de endereço, onde digitamos o site para onde queremos ir. Os navegadores mais modernos tem um ícone de um cadeado; ao clicar nele é possível ver se o site é seguro ou não.
3. Confira se a loja é confiável
Outro ponto importante a se considerar é se o site em que deseja comprar tem uma loja física. Assim, é possível entrar em contato por telefone para tirar dúvidas sobre o produto e a entrega.
Uma outra opção de pesquisa sobre a confiabilidade da loja é o serviço do site Reclame Aqui. Nele, é possível verificar a reputação da empresa por meio de notas e comentários dos consumidores. Caso a loja tenha uma baixa pontuação, mesmo com preços atrativos, a recomendação é procurar outro lugar.
Para encerrar, também é possível consultar a lista de sites não recomendados elaborada pelo Procon-RJ.
4. Preste atenção às formas de pagamento
Escolher o boleto como forma de pagamento evita que o número do seu cartão não fique exposto. Caso prefira outra opção, hoje em dia as instituições bancárias disponibilizam, a partir de seus aplicativos, cartões de crédito e débito virtuais que servem somente para compras em sites.
É possível bloquear e desbloquear esses cartões virtuais a qualquer momento, o que torna essa uma opção vantajosa e segura. Nesse caso, o cartão fica bloqueado o tempo todo e é liberado somente no ato da compra. Ao terminar a transação, o cartão é bloqueado novamente.
Com essas recomendações você está pronto para aproveitar os preços baixos com segurança. Boas compras!
A ação de Black Friday é uma iniciativa do Sistema Fecomércio RJ e Sebrae Rio.