Black Friday: 4 dicas para comprar com segurança pela internet

Saiba como aproveitar os descontos sem cair em ciladas

Institucional
Black Friday: confira 4 dicas para comprar com segurança pela internet

Que 2020 foi um ano diferente todos concordam, mas uma coisa que não mudou foi a Black Friday. Ela segue plena e cheia de oportunidades para você aproveitar preços mais baixos, mas também com oportunidades de cair em promoções falsas na internet. Por isso, convidamos o especialista em Tecnologia da Informação e Instrutor do Senac RJ Claudio Rafael Filgueira para compartilhar dicas de segurança e ajudar você a aproveitar os descontos. Vale a pena conferir!

1. Use comparadores de preço

Atualmente é possível acompanhar o histórico dos valores de um determinado produto ao longo do tempo por meio de sites como o Buscapé, que oferecem um serviço gratuito de pesquisa de preços que podem ser verificados por condição de pagamento e por melhores descontos. Você ainda pode criar um alerta para quando um produto chegar próximo ao valor que deseja pagar.

2. Verifique a segurança do site

A primeira coisa a se observar é: no ato da conclusão da compra, o site fornece o protocolo de segurança que faz com que a comunicação seja segura e criptografada, diminuindo drasticamente o risco da operação – https – e não somente http no endereço do site.

Isso pode ser verificado na barra de endereço, onde digitamos o site para onde queremos ir. Os navegadores mais modernos tem um ícone de um cadeado; ao clicar nele é possível ver se o site é seguro ou não.

3. Confira se a loja é confiável

Outro ponto importante a se considerar é se o site em que deseja comprar tem uma loja física. Assim, é possível entrar em contato por telefone para tirar dúvidas sobre o produto e a entrega.

Uma outra opção de pesquisa sobre a confiabilidade da loja é o serviço do site Reclame Aqui. Nele, é possível verificar a reputação da empresa por meio de notas e comentários dos consumidores. Caso a loja tenha uma baixa pontuação, mesmo com preços atrativos, a recomendação é procurar outro lugar.

Para encerrar, também é possível consultar a lista de sites não recomendados elaborada pelo Procon-RJ.

4. Preste atenção às formas de pagamento

Escolher o boleto como forma de pagamento evita que o número do seu cartão não fique exposto. Caso prefira outra opção, hoje em dia as instituições bancárias disponibilizam, a partir de seus aplicativos, cartões de crédito e débito virtuais que servem somente para compras em sites.

É possível bloquear e desbloquear esses cartões virtuais a qualquer momento, o que torna essa uma opção vantajosa e segura. Nesse caso, o cartão fica bloqueado o tempo todo e é liberado somente no ato da compra. Ao terminar a transação, o cartão é bloqueado novamente.

Com essas recomendações você está pronto para aproveitar os preços baixos com segurança. Boas compras!

A ação de Black Friday é uma iniciativa do Sistema Fecomércio RJ e Sebrae Rio.

Você também poderá gostar

Destaques

NINGUÉM FAZ O QUE A GENTE FAZ

Fomos criados e somos mantidos pelos empresários do Comércio de Bens, Serviços e Turismo para levar bem-estar social e educação profissional que transformam as pessoas e suas histórias. Um trabalho que há mais de 70 anos tem impacto como nenhum outro, por sua diversidade e alcance no Estado do Rio de Janeiro. Mais do que sobre números, falamos de resultados. Mas se você quiser conhecer os números, a gente também orgulho de mostrar. Aperte o play e saiba mais.