Descubra o que está por trás de uma boa estadia em um hotel

Veja dicas para que o seu hotel se destaque

Hotelaria
Descubra o que está por trás de uma boa estadia em um hotel
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someone

O profissional de Hotelaria é o responsável pela direção e pelo funcionamento de hotéis, resorts, pousadas, flats, parques temáticos, dentre outros. Ele coordena todos os serviços oferecidos ao hóspede, desde a acomodação, alimentação e recreação até o lazer. Contrata, orienta e supervisiona os funcionários do estabelecimento, organiza e providencia a infraestrutura do local, verifica as instalações e negocia a compra de produtos e serviços dos fornecedores. Além disso, pode participar da montagem de novos empreendimentos hoteleiros, definindo planos de comunicação e marketing e estabelecendo relações com as autoridades da região.

O turismo é uma fonte muito rentável no Brasil e o mercado de trabalho para o profissional de hotelaria é vasto. Segundo pesquisa da BSH Travel Research, consultoria de investimentos hoteleiros no Brasil, a construção de 198 novos hotéis está prevista no País até o fim de 2014, criando mais de 30 mil empregos diretos. A cidade de maior demanda é o Rio de Janeiro, uma vez que já tem tradição turística e abriga, tradicionalmente, importantes eventos esportivos e culturais. Outras áreas que contam com perspectiva de crescimento são a hotelaria hospitalar e o segmento de hotéis de luxo, além da área de administradoras de condomínios e shopping centers.

Em relação ao curso de hotelaria, ele é oferecido na modalidade de bacharelado com duração de aproximadamente quatro anos, mesclando matérias teóricas e práticas introdutórias à indústria da hospitalidade desde o primeiro semestre. Nos anos iniciais, o curso apresenta matérias teóricas, como fundamentos da administração, contabilidade e marketing. Além disso, a formação oferece aos alunos cursos de idiomas, como inglês e espanhol, pois ter fluência em outras línguas é essencial para o profissional dessa área. Já nos anos seguintes, as disciplinas mais práticas são prioridades, como direito, gestão prática, fundamentos de hotelaria em sistemas de informação, gestão de viagens, alimentos e bebidas, entre outras. Algumas instituições de ensino superior oferecem matérias do curso com ênfase na área da hotelaria, como logística geral, recepção, manutenção física e recreação.

Giulia Bertassoli, de 20 anos, é formada em Hotelaria e, de acordo com ela, no decorrer do curso as pessoas vão descobrindo o quão amplo é o campo de trabalho. “Eu entrei pensando que estaria sujeita a trabalhar em hotéis, mas não. Hoje, por exemplo, atuo na área de gastronomia coordenando a preparação de refeições, definindo cardápios e cartas de vinho e contratando os profissionais”, resume. Além disso, Giulia afirma que o profissional pode seguir a área de eventos, planejamento e hotelaria hospitalar, ainda muito desconhecida, na qual o profissional é responsável por gerenciar uma estadia agradável e confortável para o paciente internado.

Tendo em vista os diversos eventos de grande porte que o Brasil está sendo sede, o Senac RJ apresenta uma gama de cursos na área. Clique aqui e veja as opções. Escolha a que melhor se adapta à sua vontade e ao seu trabalho.

Você também poderá gostar