Senac RJ leva a Belle Époque carioca para a Semana Regional de Gastronomia

Na edição 2019 da Semana da Gastronomia Regional, nos dias 3 e 4 de julho, o Senac RJ mostra como os costumes franceses inspiraram a gastronomia carioca dos anos 1900

Gastronomia
Senac RJ leva a Belle Époque carioca para a Semana Regional de Gastronomia

O Senac RJ vai apresentar ao público do restaurante-escola Senac Downtown, no Centro do Rio de Janeiro, o saboroso clima da Belle Époque carioca. A ação integra a Semana da Gastronomia Regional 2019 e irá resgatar as delícias do Rio de Janeiro dos anos 1900, quando o chique era comer e beber como os franceses. O restaurante-escola Senac Downtown fica no térreo do Edifício da CNC (Av. General Justo, 307 – Centro) e serve cerca de 200 pessoas por dia, em sistema de buffet, das 12h às 15h30.

O cardápio foi desenvolvido pelos chefs do Senac RJ Osvaldo Gorski e Gisela Abrantes e apresentará uma combinação generosa entre os ingredientes e o requinte da cozinha franceses com o objetivo de promover uma viagem pelas delícias, aromas e cores de um Rio de Janeiro de grandes histórias. No primeiro dia, salada Niçoise, Queijos Brie e Roquefort, Mousse de Camembert, Ratatouille e Quiche Lorraine são algumas das entradas e como pratos principais serão servidos Salmão en Croute, Steak au Poivre Vert, Cassoulet e Coq au Vin. E para finalizar as sobremesas Eclair de café, Profiterolis, Clafoutis, Babá au rhum, Macarons e Financier, entre outros.

Já no segundo dia, os pratos principais são Linguado à belle meunière, Bouef Bourguignon, Filé de porco com ameixas e Pernil de cordeiro assado, que dividem o prato com Frisée aux lardons (Endivias, frisées, bacon em cubos e crouton), Choux rouge braisé, Terrine de frango com pistache, Gratin de Batatas e Gnocchi parisiense. Entre os doces, Eclair de chocolate, Crème brûlée, Tarte tatin e Mil folhas com creme patissiere e frutas vermelhas.

Gastronomia no Senac RJ

O Senac RJ atua na área da Gastronomia desde a formação de base até cursos de aperfeiçoamento alinhados com as tendências do setor.  Para isso, conta com aulas práticas em laboratórios bem equipados, com a contribuição de um estrelado time de Chefs Embaixadores do Senac RJ formado por Rafa Costa e Silva (Cozinha de Inovação), Christophe Lidy (Cozinha Francesa), Frédéric de Maeyer (Confeitaria), Frédéric Monnier (Padaria), Silvana Bianchi (Cozinha Italiana), Teresa Corção (Cozinha Brasileira) e Danio Braga (Cozinha Mediterrânea).

Há cursos para quem quer se profissionalizar ou se aperfeiçoar, como ‘Chef Executivo’, ‘Confeiteiro’, ‘Cake Design: técnicas avançadas’, ‘Cozinha Mediterrânea’ e ‘Análise Sensorial e Harmonização do Azeite de Oliva’. E ainda, cursos ministrados pelos Chefs Embaixadores Frédéric Monnier e Frédéric de Maeyer, como o ‘Panificação Clássica’ e ‘Técnicas de Chocolateria’, respectivamente. Há também programas voltados para quem quer saber mais sobre bebidas, como: ‘Bartender’, ‘Introdução à Cultura Cervejeira’, ‘Iniciação ao vinho e à enologia’ e ‘Técnicas para Sommelier’. Para aqueles que amam cozinhar, o ‘Cozinha Gourmet Básica’ ensina truques e dicas na preparação de pratos que impressionam, ‘Cozinha Gourmet Avançada’, no qual são apresentados menus mais sofisticados e técnicas mais elaboradas, e o ‘Pizzaiolo Gourmet’, onde os alunos aprendem a preparar massas, molho e coberturas para pizzas.

Senac RJ

O Senac RJ atua há 73 anos na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. A instituição de ensino investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes.

Serviço:

Senac RJ na Semana de Gastronomia Regional 2019 – Senac Downtown

3 e 4 de julho de 2019
Restaurante-escola Senac Downtown (Av. General Justo, 307 – Centro – Edifício da CNC)
Buffet das 12h às 15h30.

 

 

 

 

Você também poderá gostar