Senac e Sesc oferecem experiências gastronômicas e ações sustentáveis durante o Santander Delícias do Brasil

Programação inclui degustação de cerveja, vinho, pães e chocolates, palestras e exposição sobre o caminho do desperdício de alimentos no Brasil entre os dias 24 a 27 de maio

Gastronomia
Senac e Sesc oferecem experiências gastronômicas e ações sustentáveis durante o Santander Delícias do Brasil
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someone

RIO DE JANEIRO – Entre os dias 24 a 27 de maio, o Rio de Janeiro será a capital nacional da gastronomia brasileira. Em sua primeira edição, o Santander Delícias do Brasil apresenta um panorama nacional da gastronomia brasileira, reunindo em um só lugar chefs renomados e produtores de diferentes regiões, oferecendo pratos exclusivos, inspirados na cultura gastronômica do Brasil.

O Sesc RJ e o Senac RJ convidam o público a conhecer as diversificadas possibilidades gastronômicas em acolhedores espaços, distribuídos em Espaço Senac, Auditório Sesc Senac e Espaço Sesc. Neles, os visitantes poderão degustar cerveja, vinho, pães e chocolates, itens escolhidos por terem ganhado espaço no novo portfólio de cursos da instituição: Introdução à cultura cervejeira, Iniciação ao Vinho e à Enologia, Panificação Clássica com Frédéric Monnier e Técnicas de Chocolateria com Frédéric de Maeyer. O público também poderá conferir palestras de chefs renomados e visitar uma exposição sobre o caminho do desperdício de alimentos no Brasil.

O evento, realizado pelo Santander com oferecimento do Sesc RJ e Senac RJ, acontece nas Tribunas B e C do Jockey Club Brasileiro. Os ingressos custam 30 reais com meia-entrada mediante doação de 1kg de alimento não perecível, que será revertida às instituições cadastradas no Mesa Brasil.

O Senac RJ atua na área de Gastronomia desde a formação de base até a geração de tendências. Para mostrar sua expertise no segmento, no Espaço Senac serão realizadas 12 sessões de degustação com duração de 40 minutos com os temas cerveja, vinho, panificação e chocolate. Nas sessões, os participantes serão guiados pelos palestrantes para descobrir os ingredientes secretos nas preparações de panificação (pães) e chocolate (trufas, bombons, etc), assim como nas degustações de cerveja e vinho. Quarenta e quatro alunos dos cursos da Gastronomia do Senac RJ serão envolvidos, com supervisão de instrutores, nas dinâmicas das aulas-show do auditório, auxiliando os chefs no preparo e execução das atividades.

Já o Auditório Sesc Senac será palco de 30 aulas e workshops ao longo dos quatro dias de evento, com chefs de Norte a Sul do país. No local, o Senac RJ realizará 6 palestras no auditório com 4 chefs embaixadores e 2 instrutores. A primeira palestra, da chef embaixadora Teresa Corção (Cozinha Brasileira), ocorre na quinta-feira (23), das 21h30 às 22h10, e versará sobre “O Desafio da Gastronomia Sustentável”. No dia seguinte, no mesmo horário, é a vez do chef embaixador Frederic de Maeyer (Confeitaria) falar sobre “Chocolate: da Bélgica ao Brasil”. No sábado, o Senac RJ participa com duas palestras: das 16h30 às 17h10, Jeanne Marioton e José Honorato ministrarão sobre “Cervejas e Vinhos Brasileiros”. No horário das 21h30 às 22h10, o chef embaixador Christophe Lidy (Cozinha Francesa) falará sobre “Influências da Cozinha Francesa na Cozinha Brasileira”. No primeiro horário do domingo, Frederic Monnier (Panificação) fala sobre “Pão Natural: alimento para o cidadão do futuro” e, por fim, as palestras do Senac RJ fecham a programação do espaço com Danio Braga (Cozinha Mediterrânea) que versará sobre as “Influências da Cozinha Francesa na Cozinha Brasileira”.

Além dessas atividades, o Senac RJ terá ação volante no evento, com 2 duplas de promotoras circulando pelos espaços realizando degustação de vinhos e cervejas. Qualquer pessoa, maior de 18 anos, poderá participar da ação. Uma das recepcionistas irá inscrever o participante (nome email e cpf) em um sistema via tablet. Depois o participante será vendado, degustará as 2 amostras e tentará descobrir o que está bebendo. A ideia é utilizar cervejas e vinhos que tenham paladar parecido: cervejas que parecem vinho e vinhos que parecem cerveja. Ao final da ação, o participante levará um “brinde” imantado, que mostra as melhores combinações de bebidas com pratos típicos de várias regiões do Brasil.

Conscientização sobre desperdício

O Espaço Sesc será uma área para reflexão. No espaço de 25m² será realizada uma exposição sobre o caminho do desperdício de alimentos no Brasil com o objetivo de mostrar e valorizar a importância das ações do Mesa Brasil e fomentar o consumo responsável, relacionando com o conceito de sustentabilidade.

O Auditório Sesc Senac receberá também duas palestras do projeto Mesa Brasil Sesc RJ com o tema “Gastronomia Sustentável – Aproveitamento Integral dos Alimentos”. A primeira, quinta-feira (23), ocorrerá das 18h30 às 19h10. Na sexta-feira (24), a conversa será das 16h30 às 17h10.

 

SERVIÇO
PROGRAMAÇÃO Santander Delícias do Braasil

Dia 23/05 – Quarta-feira – Preview de Lançamento para Convidados.

Dia 24/05 – Quinta-feira – 16h às 22h.

Dia 25/05 – Sexta-feira – 16h às 22h.

Dia 26/05 – Sábado – 12h às 22h.

Dia 27/05 – Domingo – 12h às 22h.

Ingressos à venda no local ou pelo site do evento www.deliciasdobrasil.net.br – R$ 30 (meia entrada para quem levar 1 quilo de alimento não perecível).

Você também poderá gostar