Os drinks mais consumidos no Brasil

As bebidas alcóolicas são um dos mercados que mais movimentam consumidores e investimentos no Brasil.

Gastronomia
Rascunho automático 24

As bebidas alcóolicas são um dos mercados que mais movimentam consumidores e investimentos no Brasil. A fim de conhecer mais a fundo o gosto da população brasileira, o Senac RJ fez uma lista dos cinco drinks mais consumidos no Brasil.

O barman Rodrigo Cohen que já trabalhou em casas da Rua Augusta – uma das ruas mais famosas de São Paulo para quem busca badalação- mostrará o modo de preparo de cada drink, confira:

Dry Martini:
“O Dry Martini é um clássico. Elegante, a bebida é a preferida entre os homens e as mulheres acima dos 30 anos. É ideal para ser acompanhada com petiscos, como lanches e queijos leves. Por ser uma bebida considerada forte, não é recomendado harmonizá-la com pratos quentes ou muito pesados”, explica Rodrigo.

Ingredientes:
– 2 gotas de vermute;
– 2 doses de gim frozen;
– 1 azeitona gordal (grande e com caroço pequeno);
– cubos de gelo.

Modo de preparo:
Em um copo de mixing glass com gelo em pedras sólidas, coloque as 2 gotas de dry vermute e 2 doses de gim frozen, gire com uma colher bailarina por 6 a 10 vezes. Coe e despeje na taça de Martini. Por fim, coloque a azeitona em um palito dentro da taça.

Manhattan:
“O Manhattan é um drink a base de uísque. Além disso, é muito famoso por ser uma das seis bebidas básicas listadas no clássico livro de coquetéis: ‘The Fine Art of Mixing Drinks’. O público que mais o aprecia são mulheres acima de 30 anos. O drink deve ser ingerido com carnes vermelhas ou massas leves”.

Ingredientes:
– 1 dose de uísque;
– Gotinhas de angustura;
– 1 lance de vermute;
– 1 cereja.

Modo de preparo:
Misture o uísque, as gotas de angustura e o vermute em uma coqueteleira. Acrescente o gelo e agite bem. Decore com a cereja.

Cosmopolitan:
“A bebida predominantemente feminina é muito popular no Brasil, principalmente depois do sucesso da série Sexy in the City. O drink harmoniza com comidas mais leves.”

Ingredientes:
– 40 ml de vodka;
– 50 ml de suco de cranberry;
– 5 gotas de suco de limão;
– 10 ml de cointreau (licor de laranja).

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes em uma coqueteleira e agite. Sirva em um copo de short drink.

Lafayette:
“O Lafayette é considerado um drink um tanto quanto exótico, mas como o Cosmopolitan, preferido por mulheres. Com muito sabor e encanto, o coquetel harmoniza com saladas, entradas e petiscos”.

Ingredientes:
– 50 ml de Vodca Smirnoff Ice Black;
– 25 ml de Cointreau;
– 50 ml de suco de lichia;
– 10 ml de xarope de hibiscus.

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes em uma coqueteleira. A seguir, coloque uma lichia inteira no fundo da taça e faça uma dupla coagem com a bebida. Sirva.

Mojito:
“O Mojito é originário de Cuba, mas atualmente é um dos drinks mais pedidos em muitos lugares. Diferentemente dos outros drinks, é uma bebida pedida preferencialmente por homens, por ser mais refrescante e um tanto quanto forte. O ideal é ingeri-lo com pratos leves e petiscos”.

Ingredientes:
1 dose de rum branco;
1 colher (sopa) de açúcar;
Suco de 1 limão;
1/2 copo de água com gás (cerca de 100 ml);
1 ramo de hortelã (cerca de 10 a 12 folhas);
Gelo picado a gosto.

Modo de preparo:
Coloque o suco de limão, ½ copo de água com gás, 1 ramo de hortelã, o açúcar e também o gelo picado em um copo. A seguir, amasse bem a hortelã e acrescente o rum.

Os investimentos das indústrias de bebidas alcoólicas e do próprio lucro das casas especializadas em drinks faz com que os profissionais da área sejam sempre requisitados. Se você possui interesse em atuar como Bartender, o Senac RJ disponibiliza o curso que capacita os profissionais de forma qualificada e prática. Confira maiores informações.

 

Você também poderá gostar