Cupcake x Muffin: a diferença além da cobertura

Muffins e cupcakes se tornaram comuns no Brasil.

Gastronomia
Rascunho automático 13

Muffins e cupcakes se tornaram comuns no Brasil. Mas, apesar de toda a fama, os bolinhos estrangeiros ainda causam dúvidas sobre suas diferenças. Muita gente acha que é só uma questão de conter ou não cobertura. Porém, cupcakes e muffins se diferem especialmente no seu modo de preparo e textura da massa. Entenda as características de cada um:

Muffins: A massa é feita com uma técnica bastante simples e rápida. O primeiro passo é misturar os ingredientes secos em uma tigela, enquanto os líquidos estão em outra. Em seguida, todos são colocados juntos rapidamente. A massa não deve ser batida, apenas misturada com um garfo ou uma espátula, podendo até ficar encaroçada. O tipo de gordura usada no preparo é sempre a líquida, como óleo vegetal ou manteiga derretida. Os ovos são batidos de forma rápida, apenas para misturar (mesma técnica para fazer panquecas e waffles, por exemplo). Como é preparado para o café-da-manhã ou lanche da tarde, os muffins têm a característica de conter ingredientes saudáveis, como frutas, castanhas, grãos, sementes e especiarias. Entretanto, podem também receber gotas de chocolate, coberturas ou outros complementos mais festivos. Resumindo: o muffin é um bolo mais denso, não costuma esfarelar e tem uma aparência mais dura.

Cupcakes: É um tipo de bolo amanteigado feito com técnicas tradicionais. Seu preparo começa batendo a manteiga e o açúcar até que forme um creme branco. A gordura usada no preparo é sólida, ou seja, manteiga em temperatura ambiente. Os ovos são batidos e incorporados a esse creme. O cupcake nada mais é que um bolo assado em formas individuais. Como receitas úmidas podem se soltar fácil das forminhas de papel, geralmente são usadas as fórmulas mais sequinhas. Na maioria das vezes, são concluídos com coberturas e recheios, pois costumam ter finalidade festiva. Resumindo: o cupcake é um bolo mais fofo, tende a esfarelar e tem uma aparência mais macia.

Portanto, o que diferencia um cupcake de um muffin, é a massa. Mesmo que coloque uma cobertura sobre um muffin, ele não se tornará um cupcake.

Para os interessados por gastronomia e pela fabricação de cupcakes ou muffins, o Senac RJ oferece diversos cursos. Entre eles o de Bases de Confeitaria e Cake Design: Pasta Americana e Pastilhagem. Participe!

Reportagem de Larissa Mendes

 

Você também poderá gostar