Como abrir um restaurante de sucesso: conheça o passo a passo para começar

Quer saber como abrir um restaurante e quais os pontos essenciais para ter sucesso? Então, confira o conteúdo preparado pelo Senac RJ!

Gastronomia
Profissional entendendo como abrir um restaurante

Se você quer entender como abrir um restaurante, saiba que é preciso ter, basicamente,  um ponto de partida: a vontade de empreender e enxergar, no ramo da gastronomia, uma oportunidade de negócios.

Não é preciso saber cozinhar para abrir um restaurante, mas ter o conhecimento de como administrar um negócio é essencial! Por isso, separamos várias dicas de empreendedorismo sobre as quais falaremos neste conteúdo.

Por que abrir um restaurante?

Nos últimos anos, o setor de alimentação fora do lar, que engloba restaurantes, lanchonetes, bares, bistrôs e food trucks teve um crescimento muito otimista.

De acordo com dados do Instituto Food Service Brasil, os brasileiros gastaram, em 2022, R$ 216,2 bilhões com refeições feitas fora de casa. 

Durante a pandemia, que começou em 2020, também houve muita oportunidade de crescimento no setor com o delivery, que cresceu, se desenvolveu e, até hoje, segue em alta.

Além disso, o setor segue com muitas tendências, o que gera oportunidades distintas para quem quer empreender na área. Existe uma demanda crescente por alimentação saudável, por exemplo, refeições ao ar livre, restaurantes sustentáveis, dentre diversas outras oportunidades.

Por isso, ainda que seja um setor bastante competitivo, abrir um restaurante com um bom planejamento sempre é uma oportunidade bastante lucrativa.

Como abrir um restaurante do zero?

Existem alguns pontos que não podem ser esquecidos quando você deseja empreender. Abaixo, confira o que precisa para abrir um restaurante!

Faça uma pesquisa de mercado

Fazer uma pesquisa de mercado é o primeiro passo para abrir uma empresa de sucesso. 

Conheça sua concorrência, o perfil do seu público-alvo e saiba o que esperar da região que você vai cobrir, seja uma cidade ou um bairro. Isso também é válido para negócios que operam exclusivamente pelo delivery.

Um exemplo: se o seu desejo sempre foi abrir um bistrô, a sua pesquisa deve começar pela questão: “há demanda (desejo ou necessidade) para o meu serviço?”. Só então, depois, pesquise aqueles outros pontos mencionados. 

Faça cursos e treinamentos na área

Qualquer pessoa que deseja saber como abrir um restaurante – ou qualquer outro negócio – precisa conhecer os processos básicos de uma empresa.

Afinal, você vai investir tempo e dinheiro nela e, para tudo correr bem, isso precisa estar alinhado a uma boa base de conhecimentos.

Analise o investimento necessário

Um dos pontos essenciais é saber quanto custa abrir um restaurante. A pesquisa de mercado, a análise da concorrência e um bom plano de negócios podem te ajudar a entender melhor o capital a ser investido.

Defina o tipo de restaurante

Existem diversos formatos de restaurantes e uma infinidade ainda maior de tipos de comidas a serem servidas.

O formato pode ser, por exemplo, à la carte, fast-food, rodízio, buffet livre, por quilo, bistrô, dentre outros.

Já para o tipo de comida, o céu é o limite. Você pode servir comida brasileira ou de outras nacionalidades, como italiana ou japonesa, pode optar pelo segmento de comida vegana, ou comida saudável, pode servir lanches e porções, enfim, o segmento tem muitas possibilidades. 

Elabore um plano de negócio

O plano de negócios é uma referência para nortear a criação do seu restaurante. 

Para produzi-lo você vai precisar definir seu público-alvo, seus parceiros, plano financeiro, plano de marketing, plano operacional, metas, dentre outras estratégias.

Escolha o local do restaurante

Ao escolher o ponto físico você deve considerar a visibilidade para o seu público-alvo, além do custo de ocupação (composto por aluguel, IPTU, condomínio etc.).

Não adianta, por exemplo, abrir um restaurante sofisticado em uma área onde o perfil dos frequentadores não valoriza ou não está disposto a pagar por esse tipo de serviço.

Monte a estrutura completa

Pensar na estrutura e na decoração pode ser o grande diferencial de um restaurante. 

Diferente de uma loja qualquer, as pessoas não entram ou não valorizam um restaurante no qual não se sentem acolhidas.

O ambiente ajuda a fidelizar o cliente, portanto, tome decisões sobre a decoração e estrutura levando em conta seu público-alvo.

Decida se vai ter música ao vivo, qual vai ser a decoração, se vai ter área externa e espaço Kids, para crianças. Enfim, tenha em mente qual o ambiente que você deseja criar.

Como os cursos do Senac RJ podem ajudar a abrir um restaurante?

Os cursos do Senac RJ, são uma excelente opção para quem deseja saber como abrir um restaurante, pois oferecem formação completa e prática nas áreas de gastronomia, gestão e empreendedorismo.

Lá, você vai encontrar cursos que vão fornecer uma base sólida para investir no ramo com mais sabedoria, conhecimento e experiência.

Já na área de gastronomia, você vai encontrar cursos voltados para as áreas de cozinha, confeitaria, panificação, bebidas e serviços, que agregam técnicas modernas, para fazer a diferença no mercado.

Conheça os cursos do Senac e obtenha conhecimento para empreender na área da gastronomia!

Conclusão

Abrir um restaurante é um desafio que exige paixão, planejamento e conhecimento. 

Seja qual for o seu ponto de partida, ter uma base sólida em gestão e entender as demandas do mercado é essencial. 

Um bom plano de negócios, pesquisa de mercado e definição clara do público-alvo são pontos fundamentais para garantir o sucesso. 

Além disso, a capacitação, como a oferecida pelos cursos do Senac RJ, pode ser um diferencial competitivo, proporcionando habilidades práticas e teóricas que ajudam a superar os desafios e aproveitar as oportunidades do setor gastronômico.

Você também poderá gostar