fbpx

Senac RJ marca presença na 12ª edição do Rio Gastronomia

A programação inclui oficinas, palestras, experiências sensoriais, inciativas sustentáveis e terá o restaurante-escola Senac Villarino como uma das atrações gastronômicas do evento.

Eventos
Senac RJ marca presença na 12ª edição do Rio Gastronomia

O Senac RJ e o Sesc RJ vão levar ao público desta 12ª edição do Rio Gastronomia experiências sensoriais e gastronômicas, além de viabilizar participação solidária no maior evento de gastronomia do Brasil, realizado pelo jornal O Globo. Os visitantes que adquirirem ingressos Mesa Brasil Sesc RJ irão contribuir com parte do valor arrecadado destinada a doações de alimentos. O evento será realizado nos dias 11 a 14 e 18 a 21 de agosto, no Jockey Club Brasileiro, na Gávea. Os ingressos estão disponíveis no site https://www.ingressocerto.com/riogastronomia

Restaurante-escola Senac Villarino

A Casa Villarino Bar, uma das joias da gastronomia carioca que foi transformada em 2021 em restaurante escola pelo Senac RJ, estará representada no evento. O restaurante-escola Senac Villarino funcionará no espaço dos restaurantes, na praça de alimentação, e servirá pratos especiais, como Caldeirada Espanhola, Sanduíche Toscano e Mignon suíno agridoce.

Encontros, aprendizados e vivências sensoriais

As oficinas do Senac RJ terão diversos e variados temas como rota cervejeira, cafés fermentados, coquetelaria, alimentos sustentáveis e orgânicos, alimentos do futuro, a exemplo de insetos comestíveis e algas, cozinha brasileira, culinária amazonense como o Pirarucu, receitas de fudges com os chefs Lou Oliveira e Frédéric De Maeyer, Chef Embaixador de Confeitaria do Senac RJ, além de divertidas batalhas: de Coquetéis, com Fran Sancii e Priscilla Pulcherio; Bolinho de bar: Mortadella’s X Culto Bar, com Thiago Freitas e Pedrinho Aliperti; e, Doce batalha de brigadeiros: do tradicional ao vegano, com Monique Souza e Fernanda Emerich.

A Chef Embaixadora de Cozinha Brasileira do Senac RJ, Teresa Corção, irá valorizar, ao lado de agricultores, a produção regional e a agricultura familiar, com produtos que já possuem ou que estejam em processo de aquisição de registros de Indicação Geográfica (Indicação de Procedência ou Denominação de Origem). Em encontros nos dois finais de semana, serão apresentados o arroz Anã, saborosa descoberta de Porto Marinho; a famosa cachaça de Paraty, produzida na região da Costa Verde; os aromas da região Serrana, como o Café Bom Jardim; e, o palmito do Vale de Mambucaba.

O turismo gastronômico estará em pauta com um bate-papo acompanhado de degustação sobre Rota Cervejeira, harmonizando sabores. A atividade será apresentada pelo presidente da Rota Cervejeira RJ Gabriel Tuller, pelo sommelier Charleston Agrícola e pela docente do Senac RJ, especialista em Turismo e Cultura pela UFRJ, Ana Carolina Oliveira.

Mesa Brasil Sesc RJ

Os visitantes também poderão conhecer e saborear, na área Sesc RJ, o trabalho desenvolvido pelo Mesa Brasil do Sesc RJ em oficinas e palestras ao longo dos dias do evento. As chefs Deise Rosa, Eliane Souza, Neide Marco e Adriana Domingues irão ensinar receitas como risoto de entrecasca de melancia, antepasto de casca de banana, empada de mandioca, entre outras soluções alimentares sustentáveis.

O Mesa Brasil visa a minimizar os efeitos da fome e do desperdício, recolhendo produtos alimentícios em perfeitas condições de consumo, mas com baixo rendimento comercial, e entregando-os a instituições socioassistenciais parceiras. O programa orienta os cozinheiros dessas entidades a aproveitarem integralmente os alimentos, utilizando de forma criativa e saborosa o que tradicionalmente é descartado. Parte dos valores arrecadados por meio do ingresso solidário será revertida em compras de alimentos que serão distribuídos em creches, asilos, orfanatos, entre outras organizações parceiras do projeto.

Aulas-show com Chefs Embaixadores e Convidados

Os auditórios serão outros locais de interação com o público, com aulas-show de Chefs Embaixadores do Senac RJ, chefs instrutores, além de convidados do Senac RJ e do Mesa Brasil Sesc RJ. No auditório Santander, Alessandro Trindade, Gisele Santos e Patrícia Barros irão explorar as diferenças entre vegetarianismo, veganismo e plant-based.

No auditório Sesc-Senac, a Editora Senac Rio irá oferecer debates de ideias relevantes ao meio socioambiental, levando autoras de prestígio para compartilhar receitas inovadoras e sustentáveis. No dia 13, às 14h, o espaço receberá Regina Tchelly, cozinheira, empreendedora social e pioneira na fundação do projeto que deu nome ao novo lançamento da editora: Favela Orgânica: aproveitamento integral de alimentos. A iniciativa visa ao mesmo tempo evitar o desperdício, combater a fome e cuidar do meio ambiente.

No dia 18, às 20h, a coordenadora de Pesquisa do Senac RJ, Gisela Abrantes, estará ao lado da também autora Juliana Jucá e do Grupo de Pesquisa para abordar a temática do livro Cozinha de Inovação, com foco em Texturas e Fermentados.

Editora Senac Rio

A Editora Senac Rio estará presente no evento com oferta especial de 30% de desconto em títulos de gastronomia, como o premiado Ecochefs: parceiros do agricultor, vencedor do Prêmio Jabuti em 2020 na categoria Economia Criativa, e o Cozinha de inovação: pesquisa e inovação na cozinha do Senac RJ, que figurou entre os dez finalistas de 2021. A novidade este ano será o livro do dia, oferta diária de 50% de desconto em títulos selecionados.

Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS)

O público também poderá receber os mesmos 50% em obras da editora, além de outros descontos ao longo do evento, se contribuir com o meio ambiente e levar garrafas para reciclagem na máquina do Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS), instalada na área dos restaurantes. O equipamento transformará vidro em areia em tempo real.

O IFeS é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, criado pelo Sistema Fecomércio RJ e que busca soluções ambientais inovadoras para a sociedade e para o setor empresarial, contribuindo com o desenvolvimento econômico alinhado à sustentabilidade socioambiental.

O Rio continua lindo… e perto

O Sistema Fecomércio RJ (Sesc, Senac e Fecomércio RJ) terá um estande do projeto “O Rio continua lindo…e perto”. Com o objetivo de promover os atrativos turísticos do estado e atrair ainda mais viajantes, a instalação permitirá que os visitantes assistam, com óculos 3D, a um filme produzido em 360 graus com belas paisagens da capital e do interior do Rio de Janeiro.

Serviço:

Rio Gastronomia 2022

Local: Jockey Club Brasileiro – Praça Santos Dumont, 31 – Gávea – RJ

Datas: 11 a 14 e 18 a 21 de agosto

Horários do evento:

11/08 (quinta-feira) – 16h às 24h

12/08 (sexta-feira) – 16h às 24h

13/08 (sábado) – 12h às 24h

14/08 (domingo) – 12h às 23h

18/08 (quinta-feira) – 16h às 24h

19/08 (sexta-feira) – 16h às 24h

20/08 (sábado) – 12h às 24h

21/08 (domingo) – 12h às 23h

Ingressos: https://www.ingressocerto.com/riogastronomia

Ingresso solidário Mesa Brasil Sesc RJ: R$ 32 (parte do valor arrecadado será revertida em alimentos para o projeto).

Você também poderá gostar

Destaques

SEU CAMINHO PASSA POR AQUI

Qual é o seu corre? Para muita gente é a busca pela conquista profissional. Um caminho nem sempre fácil, cheio de obstáculos e desafios. Mas para quem chega junto com o Senac RJ, esse rolê nunca é aleatório.

Porque aqui, você escolhe o curso. Você chega lá com o Senac RJ!