Editora Senac Rio lança a 2ª edição do Guia Prático de Design Editorial: criando livros completos

Livro da designer Aline Haluch traz conteúdo atualizado sobre todas as etapas de um projeto editorial

Eventos
Lançamento do livro Guia Prático de Design Editorial
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someone

Já está disponível nas livrarias a 2ª edição do Guia prático de design editorial: criando livros completos, da designer Aline Haluch. Na obra revista e atualizada, lançada pela Editora Senac Rio, a autora aborda de maneira clara e didática desde as oportunidades de trabalho até a prática diária do design editorial. O evento de lançamento, com sessão de autógrafos, será realizado no dia 21 de março, às 19h, na Livraria da Travessa de Botafogo.

O livro abrange todas as etapas do processo editorial, incluindo panorama histórico e projetos gráficos, além de trazer conteúdo relevante sobre arquivo digital, acabamentos e recursos gráficos, como vernizes, relevos, facas especiais e papéis mais utilizados. A autora dedica ainda um capítulo ao elemento essencial, que atrai os leitores: a capa. O amplo conhecimento reunido em suas páginas também pode ser aplicado por profissionais em redações de jornais e revistas.

A autora
Aline Haluch é designer e pesquisadora formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e sócia do Studio Creamcrackers Design. Curitibana, mora no Rio de Janeiro desde 1996.

Professora dos cursos de Design e Comunicação Social do Centro Universitário Ibmec/RJ e do curso de graduação em Design Gráfico da Faculdade Senac RJ, atua como colaboradora do curso Master em Design Editorial do Istituto Europeo di Design – IED Rio e, desde 2005, ministra o workshop Design Editorial em várias instituições.

Aline escreveu o ensaio “A Maçã: renovação editorial na década de 1920” do livro O design brasileiro antes do design, organizado por Rafael Cardoso e editado pela Cosac Naify em 2005; lançou, pela Tinta Negra, em 2014, a Coleção Humberto de Campos – Renascendo 80 anos depois, uma seleção de textos em quatro volumes; e publicou, em 2016, o livro A Maçã: o design gráfico, as mudanças de comportamento e a representação feminina no início do século XX pela Editora Senac Rio, selecionado para a exposição dos melhores trabalhos escritos do 30º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira e para a 12ª Bienal Brasileira de Design Gráfico da ADG.

Após ministrar diversos cursos de design editorial e projetar centenas de livros, Aline Haluch condensou neste Guia prático de design editorial preciosas informações.

Você também poderá gostar