fbpx

Unidade Avançada de Hospitalidade do Senac RJ capacita moradores da Rocinha com curso gratuito

Iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura do Rio de Janeiro e com o Sebrae Rio.

Educação
Unidade Avançada de Hospitalidade do Senac RJ capacita moradores da Rocinha com curso gratuito 1

A Unidade Avançada de Hospitalidade do Senac RJ, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura do Rio de Janeiro e com o Sebrae Rio, capacita, neste início de ano, 35 moradores da Rocinha com o curso Cuidador de Idoso. As aulas serão realizadas até maio, no Centro Municipal de Cidadania Rinaldo de Lamare, espaço que há quase 18 anos é administrado pela secretaria com foco na inclusão social e formação profissional da comunidade.

Com o aumento do número de idosos no país, cresce também a demanda de profissionais qualificados para esta especialidade. No curso do Senac RJ, os futuros cuidadores aprendem na prática a auxiliarem idosos em suas limitações cotidianas com higiene, alimentação e demais necessidades. O objetivo é a formação de profissionais vigilantes, focados no estado geral de bem-estar do idoso, desenvolvendo a capacidade de identificar alterações importantes na situação de saúde. Durante as aulas são aplicadas simulações realísticas com uso de manequins, situações comuns de rotina e de emergência. Há, ainda, equipamentos como “simulador de velhice” no próprio aluno, técnica que amplia a compreensão das limitações e dificuldades da pessoa idosa.

Após a conclusão do curso, os profissionais poderão atuar em casas de repouso, clubes para a terceira idade ou de forma autônoma, com atendimento particular. O Sebrae Rio poderá auxiliar na orientação para o empreendedorismo.

A Unidade Avançada de Hospitalidade respeita todas as regras de proteção e protocolos sanitários vigentes contra a Covid19. A turma segue medidas de distanciamento em sala de aula e desinfecção e limpeza dos ambientes, primordiais para resguardar a saúde de alunos e colaboradores.

Para se candidatar aos cursos oferecidos na unidade, que no momento oferece capacitação gratuita em outras diversas áreas de atuação, os interessados devem ser maiores de 16 anos e beneficiários de programas sociais de transferência de renda. É necessário apresentar cópia do RG, CPF, comprovantes de residência e de escolaridade (de acordo com cada curso). Menores de 18 anos devem ser acompanhados de responsável legal. Informações podem ser obtidas pelo telefone: 2018-9049 ou diretamente no local: Av. Niemeyer n.º 776 / 16º andar, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Há vagas abertas para cursos de Porteiro e Vigia, Atendimento Hospitaleiro, Vendas de alta performance, Assistente administrativo, Camareira – técnicas de limpeza e arrumação, Recepção de hotéis: operação e procedimentos, Organizador de eventos, Assistente de recursos humanos, Assistente de logística, Preparo e serviço de coquetéis e Técnicas de serviços de garçom com ênfase em vendas.

Senac RJ

O Senac RJ atua há 76 anos na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. A instituição de ensino investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes.

A Unidade Avançada de Hospitalidade do Senac RJ na Rocinha proporciona a jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social condições de ingressarem no mercado de trabalho, contribuindo para a construção de carreiras e, em paralelo, atuando para o desenvolvimento do Turismo na cidade Rio de Janeiro.

Você também poderá gostar

Destaques

SEU CAMINHO PASSA POR AQUI

Qual é o seu corre? Para muita gente é a busca pela conquista profissional. Um caminho nem sempre fácil, cheio de obstáculos e desafios. Mas para quem chega junto com o Senac RJ, esse rolê nunca é aleatório.

Porque aqui, você escolhe o curso. Você chega lá com o Senac RJ!