Sinergia para resgatar o Rio

Sesc RJ/Senac RJ e Secretaria de Estado da Educação do Rio de Janeiro fecham acordo para ampliar parcerias e beneficiar áreas carentes e interior

Educação
Sinergia para resgatar o Rio 1
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someone

A nova gestão do Sesc RJ / Senac RJ fechou ontem (22/01) uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Com o acordo, a intenção é melhorar a formação dos alunos de ensino médio e oferecer novas áreas de conhecimento na grade de escolas públicas estaduais, de forma gratuita, especialmente em regiões carentes da cidade e no interior do estado do Rio. O encontro aconteceu na sede das entidades, no Flamengo, e reuniu o administrador temporário do Sesc RJ/Senac RJ, Luiz Gastão Bittencourt, e o secretário de Educação do Estado, Wagner Victer.

Centrada em suas missões, a nova gestão do Sesc RJ e do Senac RJ fechou um termo de cooperação com a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro para ampliar e acelerar projetos de qualificação profissional gratuitos que vão facilitar, nos próximos anos, a entrada dos jovens fluminenses no mercado de trabalho. “Vim pra cá pra resgatar nosso papel no estado do Rio”, afirmou Luiz Gastão Bittencourt. “É a garotada que estará, em breve, saindo das escolas, e entrando no mercado de trabalho e que vai ser uma mão-de-obra mais qualificada e mais conectada com o mercado, inclusive para o comércio”, frisou Victer.

A chave para o sucesso permanente da iniciativa, segundo os presentes, é aumentar a sinergia entre as entidades, já que Sesc, Senac e a pasta estadual de Educação fluminense têm o mesmo público-alvo. O que ficou evidente com a implantação pelo estado das escolas públicas estaduais de Ensino Médio Profissionalizante em Empreendedorismo, na carona da nova lei do ensino médio. Entre as decisões estudadas estão justamente parcerias em áreas sensíveis, casos dos complexos do Alemão e de Manguinhos, onde as unidades educacionais poderão ganhar novos cursos de formação, adequados ao perfil da população. Além do melhor aproveitamento de instalações, como piscinas e quadras, hoje subutilizadas. Com a entrada do Sesc /Senac, que tem o esporte como uma de suas missões, novos atletas poderiam ser formados.

Gastão e Victer também trataram da possível doação de espaços físicos desativados pela Secretaria de Educação, ainda a serem mapeados, e que podem ser assumidos e recuperados pelo Sesc RJ e Senac RJ. Juntas, as entidades têm hoje 56 unidades em todo o estado. Outra ponta da parceria será o melhor uso dos espaços culturais do estado, revitalizando instalações pouco aproveitadas e incentivando o acesso gratuito de um público que hoje não frequenta esses locais, permitindo assim a formação de novas plateias.

Além de Gastão e Victer, também participaram da reunião as diretoras regionais do Sesc RJ e do Senac RJ, Regina Pinho e Ana Claudia Martins, entre outros. Novas reuniões técnicas serão realizadas pelas equipes do Sesc RJ /Senac RJ e da Secretaria de Educação para aprofundar os termos das parcerias. Atualmente, a rede estadual de ensino tem 1.250 escolas e 800 mil alunos.

Você também poderá gostar