Senac RJ estreia na Competição Senac de Educação Profissional

Evento nacional reúne alunos das Unidades Senac RJ; vencedores irão à Rússia participar de disputa mundial

Educação
Senac RJ estreia na Competição Senac de Educação Profissional
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someone

O grande dia está chegando! Pela primeira vez, o Senac RJ faz parte da Competição Senac de Educação Profissional, uma ação do Departamento Nacional da instituição, que promove competições entre alunos, até 21 anos, representantes dos departamentos regionais. O objetivo da competição é destacar as habilidades técnicas e pessoais desses jovens em avaliações elaboradas com base nas qualificações exigidas pelo mercado de trabalho do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e, claro, nos avanços tecnológicos. A etapa estadual do Rio de Janeiro será no próximo dia 19, na Unidade Senac Copacabana.

Na edição 2018 do evento, o Senac RJ fará sua estreia em duas categorias: Cabeleireiro e Cozinheiro/Chef Executivo de Cozinha. A competição se propõe a apresentar ao público e, especialmente, aos empresários o nível de qualidade das ações educacionais do Senac, sempre em sintonia com as demandas do mercado. Em setembro próximo, ocorrerá a competição nacional e os vencedores (por categoria) vão integrar a equipe brasileira que irá ao torneio World Skills, a maior competição de educação profissional do mundo, que será realizada em Kazan, na Rússia, em agosto de 2019.

Na verdade, já foi dada a largada na busca por medalhas e por uma vaga nessa grande final. A seleção de candidatos nas Unidades do Senac RJ começou no último dia 11, com a realização de prova escrita e entrevista com a coordenação pedagógica. A etapa estadual, que será realizada na Unidade Senac Copacabana, com uma prova prática, reunirá 20 candidatos cabeleireiros e 12 cozinheiros – selecionados na etapa anterior. No dia 19, esses finalistas passam por entrevistas com o setor de Recursos Humanos e executarão um projeto teste (prova prática de cabeleireiro e de cozinha). Serão selecionados dois candidatos por categoria.

Para a disputa na etapa nacional, esses quatro vencedores passarão por nova avaliação e apenas um de cada categoria irá à final, em Vitória, no Espírito Santo, onde haverá competições também nas categorias de Serviço de Restaurante, Técnico em Enfermagem e Florista (mas o Rio não terá representantes).

A Competição Senac de Educação Profissional ocorre, desde 2016, a cada dois anos.

Você também poderá gostar